O assunto geral nas rodas de TI hoje é ERP na nuvem. Prova disso é que, embora muitas empresas já tenham migrado nos últimos anos, a hospedagem do ERP na nuvem é uma das principais tendências em TI para 2016, segundo pesquisa realizada pelo PortalERP.
Para as empresas que estão na fase de mapear os prós e contras – ou melhor, as vantagens e desafios de migrar o ERP para a nuvem – nós preparamos esse artigo que sintetiza os principais tópicos sob a ótica dos especialistas da Penso:
Vantanges de ter o ERP na nuvem
Escala de recursos: quando o ERP é hospedado na nuvem, a contratação de recursos deixa de ser um problema, pois os servidores podem ter sua capacidade ampliada de forma rápida, sem as limitações comuns que existem quando o ERP está no data center local da empresa. Isso significa que a empresa pode crescer, tanto em volume de sistemas, quanto em número de usuários, que os servidores acompanharão sem que seja necessário comprar máquinas físicas.
Redução de custos: ainda relacionado à aquisição de servidores, à nuvem é capaz de reduzir drasticamente os custos de infraestrutura de TI. Isso porque a empresa contrata recursos em forma de assinatura, ao invés de fazer aquisição de máquinas. Dessa forma, é muito mais rápido obter o retorno do investimento e garantir o máximo aproveitamento dos recursos, afinal, a empresa paga somente pelo que usa, diferentemente dos servidores físicos e locais que ficam ociosos.
Facilidade de administração: na nuvem, o provedor assume parte do trabalho, como fazer a manutenção e atualização das máquinas, gerenciar segurança física, temperatura, energia elétrica etc. O cliente precisa cuidar, basicamente, da parte lógica, que diz respeito à gestão da capacidade dos recursos, das camadas de sistemas e dos processos de negócios. Isso torna a TI mais estratégica, pois desafoga do trabalho braçal que uma infraestrutura local demanda.
Desafios de ter o ERP na nuvem
Escolha da Nuvem: quando a empresa decide migrar seu ERP para a nuvem, precisa escolher o provedor de cloud onde a aplicação ficará hospedada. Essa decisão envolve mais do que somente o data center físico, mas também quem será responsável por realizar projetos e suportar com o devido know-how. Se a empresa possui capacidade interna de equipe para tocar, pode optar por contratar o data center e fazer por conta. Na maioria dos casos, é necessário contar com um parceiro de nuvem para cuidar dessa camada de gestão.
Projeto de migração: realizar um projeto de migração não é simples – quanto mais crítica e complexa é a aplicação, maior o desafio. Por mais que a empresa tenha know-how interno para fazer, é preciso considerar que o projeto demanda um esforço extra que dificilmente será encaixado no cronograma da equipe existente. A empresa então tem o desafio de contratar mais gente ou terceirizar isso. Essa escolha é vital, pois um projeto de nuvem deve seguir determinados procedimentos para ficar a prova de falhas. Um projeto mal executado, que não leve em consideração todos os elementos envolvidos, pode trazer dores de cabeça tremenda.
Gerenciamento do ambiente: não diferente do projeto de migração, o gerenciamento do ambiente demanda esforço extra que muitas vezes não encaixa na equipe atual, até porque o profissional que fazia a manutenção de um servidor físico não é o mesmo que está preparado para gerir um ambiente de nuvem. Normalmente, a mesma equipe que executou o projeto fica responsável pela gestão, seja ela interna e externa. Além de gerir o ambiente de servidores, a gestão do ambiente de nuvem envolve preocupações com segurança, contingência, conectividade, entre outras que demandam conhecimento profundo da área.
Fato é que as vantagens superam os desafios e, se feito de forma correta, a hospedagem do ERP na nuvem pode trazer benefícios de médio à longo prazo que compensam, e muito, o investimento inicial para fazer a migração.
O grande ponto que determina esse sucesso está no conhecimento necessário para executar: encarar que nuvem não é apenas contratar máquinas em um data center, e sim algo que deve ser encarado com seriedade e profissionalismo.
Se a sua empresa possui equipe de TI e deseja preparar-se para um projeto de nuvem, pode contar com a consultoria da Penso. Caso queria migrar para a nuvem e precisa de um parceiro que cuide do projeto de ponta a ponta, a Penso está preparada para assumir essa responsabilidade.