Devido ao cenário competitivo brasileiro, as pequenas e médias empresas precisam responder rapidamente às mudanças de mercado para conseguirem manter a saúde dos negócios.
Não é novidade que PME’s são consideradas mais suscetíveis a dificuldades e riscos. Por outro lado, elas são mais ágeis e respondem melhor à mudanças, e é por causa disso que precisam de tecnologias para auxiliar em suas operações.
Existem diversos modelos diferentes de nuvem, cada um com suas particularidades e propostas diferentes para cada necessidade. Entretanto, a nuvem híbrida é a bola da vez quando o assunto é PME, pois une o que há de melhor dos mundos das nuvens pública e privada.
“A nuvem já foi aderida por cerca de 30% das pequenas e médias empresas brasileiras”, aponta pesquisa realizada pela Convergence Research.
Ao passo que cada pequena e média empresa possui processos e metodologias significativamente diferentes, as estruturas de nuvem híbrida utilizadas em cada uma também serão únicas, de acordo com os processos individuais. A abordagem de infraestrutura de nuvem híbrida, provê uma série de vantagens para PME’s:
- Melhoria dos processos existentes com pequeno custo adicional;
- Flexibilidade ainda maior do que as demais abordagens de nuvem;
- Otimização da segurança, através de armazenamento local para dados sensíveis;
- Iniciação de projetos com maior agilidade e menor investimento;
- Respostas imediatas às alterações constantes do mercado.
Um estudo também revelou as aplicações que as PMEs julgam ser as mais importantes de serem migradas para uma estrutura de nuvem híbrida:
- Sistema de gestão de relacionamento com o cliente (71%);
- Backup e armazenamento de banco de dados (67%);
- Armazenamento e arquivamento de arquivos (65%).
Na nuvem híbrida, alguns recursos de tecnologia são fornecidos como serviço em uma nuvem privada interna, enquanto outros são entregues por provedores de serviços na nuvem pública. O modelo destaca-se por possibilitar a economia que pequenas e médias empresas procuram e combina o que o responsável pela TI faz dentro da empresa com as possibilidades trazidas por provedores externos.
“Através da nuvem híbrida é possível, por exemplo, manter sistemas que operam informações sigilosas na nuvem privada, e assim, eliminar qualquer dúvida relacionada à segurança da informação, pois não há compartilhamento de ambiente com outras empresas.”
Por fim, antes de implantar qualquer modelo de nuvem na empresa, é importante que exista um projeto bem estruturado, processos bem definidos e especialistas no assunto. Isso exige o apoio de uma empresa com amplo know-how, como a Penso Tecnologia, que é especialista em cloud computing e pode ajudar a sua empresa no que for necessário para identificar o melhor modelo de nuvem. Converse com um especialista.