Fale conosco

Fale com nossos especialistas
De 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00

Atendimento Comercial:
Atendimento Técnico:

atendimento@penso.com.br

Fale com nosso comercial

Trabalho Home Office: Conheça as Ferramentas Essenciais

Soluções de e-mail

trabalho home office
trabalho home office

Para resguardar os colaboradores por conta do Covid-19, muitas empresas iniciaram uma corrida para implementar o modelo de trabalho home office, sendo um regime bastante comum para profissionais autônomos e freelancers em que os funcionários trabalham remotamente.

Porém, algumas empresas não estão preparadas para implementar o trabalho home office. Falta preparo tecnológico, não há computadores suficientes e nem regras para uso seguro das ferramentas digitais. Além disso, é preciso cuidar para não colocar as informações de clientes e dos próprios trabalhadores em risco. 

Diante desse cenário, a demanda por notebooks explodiu. Empresas de locação de computadores estão trabalhando a todo vapor para dar conta da demanda. Mas a implementação do trabalho home office não é tão simples se resumindo apenas no uso de computadores.

Por isso, antes de instaurar o trabalho home office é preciso configurar ferramentas para que o colaborador mantenha o dia a dia normalmente como se estivesse na empresa com segurança. Veja a lista necessária a seguir.

Ferramentas necessárias para o trabalho home office

A ajuda de tecnologias é indispensável, desde as gratuitas até as disponibilizadas por seus fornecedores. Um destaque são os servidores em nuvem que permitem a distribuição de softwares e apps, sem necessidade de instalá-los em uma máquina. Sistemas de gestão on-line utilizam essa tecnologia.

No caso de armazenamento e edição de arquivos, agora é fundamental ir para a nuvem para garantir o acesso aos arquivos e sistemas corporativos. Em geral, estes sistemas são desenvolvidos para serem acessados de dentro das dependências da empresa.

A nuvem permite acessar arquivos e sistemas de fora do escritório, enquanto a maioria dos servidores e sistemas continuam dentro das empresas. 

zimbra banner

Ferramentas para armazenamento e edição de arquivos

G Suite

O G Suite é o pacote corporativo do Google que contém um conjunto de soluções de Cloud que ajuda a melhorar a operação de sua empresa. A ferramenta integra soluções de armazenamento e edição de arquivos e e-mail, disponíveis em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. É fácil de usar, permite trabalhar sem conexão com os documentos já baixados e cumpre com todos os padrões de segurança. Preço: A partir de R$ 24,30 por usuário/mês.

Dropbox

Com o Dropbox você pode armazenar com segurança todas as pastas e arquivos da empresa e também definir quais serão os acessos dos usuários, ou seja, em cada pasta será definido quem poderá visualizar os arquivos e quem poderá fazer as edições. Além disso, você poderá também visualizar o histórico da conta e dos usuários, vendo assim como as informações da empresa estão sendo trabalhadas por cada membro do time. Preço: A partir de USD 19,99 por usuário/mês.

vBox

O vBox é um servidor de arquivos na nuvem que permite o armazenamento, gerenciamento e a edição de arquivos na nuvem, com uma implementação rápida, simples e segura. Além de oferecer as funcionalidades que todos as outras ferramentas possuem, o vBox possui políticas de armazenamento, acesso seguro e rápido e permite colaboração entre as equipes e clientes, com suporte com especialistas, datacenter no Brasil e possibilita que você possa gerar relatórios de acessos dos usuários.

A flexibilidade do vBox facilita a rotina de empresas desde usos mais simples – como a transferência de arquivos pesados, que era feita via FTP para evitar complicações com anexos de e-mail – até necessidades mais complexas, como, por exemplo, substituir totalmente um servidor de arquivos físico para uma plataforma em nuvem totalmente gerenciável. Preço: A partir de R$ 325,00 mês (Pacote com 5 usuários)

Ferramentas de videoconferências

Para as empresas cujos líderes precisam estar em contato constante com seus colaboradores, as ferramentas de videoconferência são as ideais. Entre elas podemos citar:

Zoom

O Zoom é um aplicativo de videoconferência que promove reuniões por vídeo entre duas ou mais pessoas. Permite ainda compartilhar tela pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, porém limita um período de 40 minutos por reunião. Pode ser acessada em Windows, MAC e Linux, além de smartphones Android ou iPhone. Preço: A partir de USD 14,99 por usuário/mês.

Webex

O Webex é um sistema de videoconferência utilizado para treinamentos e permite compartilhamento entre os participantes e o apresentador, além da transmissão de áudio. A ferramenta permite bloquear reuniões para privacidade ou permitir que qualquer pessoa participe com facilidade. Preço: A partir de R$ 360,00 mês

PensoMail Zimbra

O PensoMail Zimbra vem ganhando espaço nos mercados nacional e internacional como uma alternativa personalizável, completa e com ótimo custo-benefício em relação a ferramentas como o G Suite e Office 365.

Por contar com protocolo WebRTC, permite que os usuários realizem a videoconferência sem sobrecarregar o servidor de e-mail, ajustando automaticamente a qualidade da chamada com base na largura de banda disponível, sendo a qualidade máxima em Full HD para vídeo e áudio.

Na demonstração abaixo, é possível ver toda as formas de comunicação corporativa do PensoMail Zimbra, com o uso de videoconferência. Preço: A partir de R$ 250,00/mês

Ferramentas que ajudam na organização das tarefas da equipe

Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa que ajuda na organização das tarefas da equipe. O sistema, bastante intuitivo, mostra quadros com as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos. A plataforma ainda oferece recursos de checklist. Preço: USD 9,99 por usuário/mês.

Runrun.it

O Runrun.it é uma ferramenta on-line de gestão do trabalho remoto, com recursos para gerenciar projetos e tarefas em equipe. Acessível por meio de navegadores, a solução permite criar listas de atividades colaborativas e hierarquizadas. Também possibilita compartilhar arquivos, agendar entrega de resultados e produzir vários tipos de relatórios. Preço: A partir de R$ 59,99 por usuário/mês.

KanbanFlow

O KanbanFlow é uma solução online, por meio do qual é possível criar uma lista de tarefas necessárias para a conclusão de um projeto. Cada membro da equipe recebe atividades do seu nicho profissional, com um prazo predeterminado para entregar. Inspirado no método japonês Kanban de gerenciamento de projetos, é semelhante ao Scrum. Preço: Gratuito, com recursos adicionais a partir de USD 5 por usuário/mês.

Ferramentas de comunicação e e-mail

As ferramentas de comunicação e e-mail também são fundamentais para o trabalho home office. Dentre as mais utilizadas no ambiente corporativo, destacamos:

Office 365

O Office 365 é uma suíte de aplicativos completa, que oferece além do e-mail Exchange, todos os softwares Word, Excel e PowerPoint de forma online. O serviço conta com e-mail, agenda, calendário, armazenamento e compartilhamento de arquivos e chamadas de vídeos. Possui versão para web e dispositivos móveis. Preço: A partir de R$ 23,60 usuário/mês (compromisso anual).

Google Suite

O G Suite é o pacote corporativo do Google que contém um conjunto de soluções de Cloud que ajuda a melhorar a operação de sua empresa. A ferramenta integra soluções de armazenamento e edição de arquivos e e-mail, disponíveis em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. É fácil de usar, permite trabalhar sem conexão com os documentos já baixados e cumpre com todos os padrões de segurança. Preço: A partir de R$ 24,30 por usuário/mês.

PensoMail Zimbra

O PensoMail Zimbra vem ganhando espaço nos mercados nacional e internacional como uma alternativa personalizável, completa e com ótimo custo-benefício em relação a ferramentas como o G Suite e Office 365. No momento, é considerado o melhor provedor de e-mail para empresas, visto que suas vantagens frente aos outros players são claras.

Com o PensoMail Zimbra, além do serviço de de e-mail, com compartilhamento de contatos, agendas e documentos com segurança na nuvem pública e privada. Os usuários contam com antispam profissional Barracuda, chat e videoconferência e sincronização em tempo real via ActiveSync.  Abaixo, é possível conhecer um pouco mais da solução. Preço: A partir de R$ 250,00/mês

Ferramentas de gestão de clientes e planejamento estratégico

Qualquer empresa precisa de muitos recursos quando falamos em relação a gestão de relacionamento com cliente e planejamento estratégico. Por isso, mesmo durante o trabalho home office, é preciso ficar atento às melhores ferramentas para garantir eficiência. Entre as melhores, destacam-se:

Salesforce

É considerada a primeira entre as ferramentas de gestão comercial a oferecer soluções totalmente integradas à nuvem. Seu uso tornou-se indispensável para os gestores que desejam administrar equipes de vendas, organizar tarefas operacionais e otimizar os resultados do empreendimento. Preço: A partir de USD 25,00 por usuário/mês (compromisso anual)

Pipedrive

É hoje em dia uma das ferramentas de gestão comercial mais usadas por pequenas equipes de vendas. Ela oferece site e suporte no idioma português e é uma ótima gerenciadora de pipeline de vendas. Tem uma interface leve e intuitiva. Preço: A partir de USD 12,50 por usuário/mês

PipeRun

É uma ferramenta brasileira de gestão do relacionamento com clientes (Customer Relationship Management) e com algumas funcionalidades diferenciadas. Entre elas, pipeline de vendas na metodologia Kanban, automação de atividades, tela de oportunidade de negócios e relatórios e métricas. Preço: A partir de R$ 319,60 por 4 usuários/mês.

Qual ferramenta escolher no trabalho home office?

O mercado oferece várias ferramentas corporativas para diversas funcionalidades. Mas, no caso de adoção de um modelo de trabalho home office para todos os colaboradores, o ideal é focar em poucas ferramentas, que sejam integradas e vitais para o negócio. Além disso, é muito importante ficar atento aos custos, pois grande parte das empresas que fornecem estas ferramentas cobram em dólar, o que no final pode encarecer muito o projeto.

Se você tiver alguma dúvida, lembre-se de que o time da Penso Tecnologia pode ajudar a escolher as melhores opções para sua empresa, não importa onde o colaborador esteja.

Fale conosco

Compartilhar

Soluções

E-mail e Colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem
Servidor de arquivos na nuvem.

Artigos relacionados

Disaster RecoveryInovaçãoMercadoTecnologia

Quer acompanhar o que é novidade?

Descubra conteúdos sobre tecnologia, mercado e mais assuntos do seu interesse.

E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Armazenamento em nuvem

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Soluções
E-mail e colaboração

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.

Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra

Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.

A solução antispam ideal para nuvem.

Cibersegurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.

Proteção efetiva contra ameaças virtuais.

Proteção avançada da rede da sua empresa.

Serviços de TI

Atendimento especializado remoto ou presencial.

Apoio para demandas de alta complexidade

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Servidor de arquivos na nuvem.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.

Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.

Proteção contínua para uma empresa mais segura.

Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Novidades
Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.

Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

E-mail e Colaboração

PensoMail

E-mail corporativo personalizado para sua empresa.
Conheça nossas soluções baseadas em Zimbra
Acompanhe os e-mails trafegados no seu negócio.
A solução antispam ideal para nuvem.

Serviços de TI

Suporte técnico, terceirização e empresa de TI.
Suporte técnico dedicado.
Suporte técnico remoto.
Converse e esclareça dúvidas com especialistas.

Proteção de dados

Solução para proteger os dados da sua empresa.
Segurança para sua empresa e benefícios aos usuários.
Proteção contínua para uma empresa mais segura.
Backup seguro dos seus e-mails Microsoft 365.

Cyber Segurança

Mapeamento e redução de falhas na segurança.
Proteção efetiva contra ameaças virtuais.
Proteção avançada da rede da sua empresa.

Computação em nuvem

Migração segura para nossa nuvem

Conhecimento

Novidades em tecnologia e dicas para a sua TI.
Clientes e o que fazemos de melhor.

Carreiras

Venha ser Thinker, faça parte da Penso.

Espaço para banner
de material rico