A infraestrutura de TI de uma empresa deve ser bem estruturada. Pois, se não for monitorada e bem planejado, pode gerar brechas para os ataques cibernéticos no ambiente virtual.
Em consequência, os dados podem ser roubados, alterados ou apagados, o que pode gerar um prejuízo incalculável.
Outro possível riscos se dá ao acesso ao ambiente corporativo via equipamentos domésticos. Pois, são mais vulneráveis do que os corporativos, que dispõe de sistemas mais adequados e específicos para a segurança e proteção dos dados.
E a medida que as empresas adotam o modelo de trabalho home office acabam ficando vulneráveis a ataques cibernéticos. Visto que, centenas de ataques são executados às redes e aos servidores ao redor do mundo.
Por isso, é muito importante adotar uma política efetiva para adequação de sistemas e controle de acesso remoto à rede corporativa. Além disso, é fundamental que a equipe de TI seja treinada e orientada para trabalhar com vários tipos de backup para proteção dos dados.
A importância de realizar backup
Backup são cópias de segurança de um dado original que pode ser acessada caso algum arquivo seja apagado ou alterado. Assim, se o seu computador sofrer uma pane, você não perderá o conteúdo armazenado nele.
Há vários tipos de ameaças regulares: invasão de hackers, vírus, falhas no sistema operacional, hardwares com defeito, quedas de energia elétrica, entre outros fatores.
Assim, para assegurar a proteção dos dados, em qualquer situação, é conveniente realizar o backup regularmente. De acordo com as boas práticas de TI, é indicado que o backup seja feito a cada 24 horas de trabalho acumulado, salvando os arquivos resultantes desse período.
Caso a empresa opte por não realizar rotinas de backup constantemente ou os realize de forma incorreta, as consequências são: perda de informações estratégicas e prejuízos financeiros.
Os Diferentes Tipos de Backup no Mercado
Informações bem utilizadas representam um diferencial competitivo e as empresas que não as protegem de forma adequada podem ser surpreendidas negativamente.
Por isso, é tão importante a realização de backups periódicos e sistemáticos, para evitar a perda de informações essenciais e pertinentes para as rotinas empresariais. Entre os tipos de backup existentes no mercado atualmente, temos:
Armazenamento Doméstico
É o tipo de backup mais simples e comum e consiste na gravação de dados em dispositivos externos (pendrive, HD, cartões de memória, entre outros) e mídias físicas (CD, DVD e fita, por exemplo).
Completo
Este tipo de backup faz a cópia de todos os arquivos do sistema e os armazena em dispositivos ou estruturas remotas. É praticamente inviável após a primeira execução, porque duplica as cópias de arquivos e faz a empresa perder tempo e recursos de armazenamento.
Diferencial
O backup diferencial é um tipo complementar ao completo, porque pode ser adotado diariamente. O objetivo é salvar arquivos criados ou editados após o último backup realizado. Ao fazer o backup completo, garante-se a integridade do sistema, enquanto os dados gerados depois passam por um processo muito mais rápido e com baixo consumo de espaço em disco.
Incremental
Quando a empresa trabalha com grande volume de dados, o backup diferencial pode não ser suficiente. Por isso, uma solução confiável é o backup incremental, utilizado para salvar os dados em tempo real, sempre que criados ou modificados pelo colaborador. A grande vantagem está nos recursos de automação, dispensando a necessidade de backups manuais (passíveis de erro humano).
Incremental Contínuo
Tipo de backup que vem sendo bastante utilizado pelas empresas mais atualizadas, o incremental contínuo é bem semelhante ao incremental. Mas seu diferencial está na disponibilidade dos dados, pois permite a automatização do processo de recuperação de dados.
RAID
RAID (Redundant Array of Independent Disks ou, em português, Conjunto Redundante de Discos Independentes) é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais.
O objetivo é ganhar segurança – por meio da redundância de dados – e desempenho. Embora não possa substituir o backup, seu uso pode complementá-lo ou ajudar na recuperação de desastres.
Nuvem
A computação em nuvem é uma das melhores, mais eficientes e seguras soluções para otimizar a constante rotina de backup, porque armazena os dados em servidores externos e/ou datacenters locais via internet. Seus maiores benefícios são disponibilidade, confiabilidade, escalabilidade e custos reduzidos.
Vantagens do backup na nuvem da Penso
Se sua empresa precisa de um serviço de backup na nuvem com vários diferenciais para se tornar mais competitiva, conheça o Backup na Nuvem da Penso Tecnologia. A solução oferece:
1. Agendamento de Backup
Agendamentos automáticos ou nos horários especificados, com rotinas estabelecidas segundo a necessidade, podendo rodar diversas vezes ao dia;
2. Acesso via web
Baixe os arquivos copiados das ferramentas instaladas na nuvem, sem a necessidade de instalar no cliente, para prover o acesso das informações;
3.Relatórios de backup
Monitoramento simples da situação dos seus backups e relatórios periódicos por e-mail, para análises e tomada de ação;
4.Data Center no Brasil
Conta com Data Centers localizados no Brasil, assegurando alta disponibilidade, excelente performance com baixa latência no acesso aos backups e segurança contra políticas de espionagem da informação em outros países. Sem contar o fácil acesso aos arquivos em caso de algum desastre;
5.Relacionamento com especialistas
Dispõe de uma equipe completa de profissionais dedicados que poderão implantar e cuidar das suas rotinas de backup, além de apoio quando sua empresa precisar de um restore;
6. Criptografia e compressão
Criptografia 128 bit TwoFish / Trible DES / AES encryption, realizado por túnel SSL, com até 80% de compressão dos dados para garantir segurança e otimização no tráfego da informação;
7. Escalabilidade
Permite aumentar ou diminuir o volume de dados, com cópias locais do backup, mesmo off-line.
8. 100% de compatibilidade
Compatível com todos os sistemas operacionais, com backups nos dias e horários definidos;
9. Sem instalação e alto custo
Não exige altos investimentos e elimina a aquisição de softwares e hardwares;
10. Fácil de configurar e usar
Backup programado em menos de 5 minutos, sem atrapalhar o desempenho dos usuários;
11. Relatórios e monitoramento
Copia novos arquivos, sem duplicidade, com relatórios diários por e-mail.
Por isso, não perca tempo. Se quiser conhecer a solução de Backup na Nuvem da Penso Tecnologia, entre em contato com nossos especialistas.