Nos últimos 18 meses assistimos as voltas e reviravoltas do cenário político do Brasil. Este quadro criou no mercado uma insegurança e um medo que paralisaram a economia do país.
Nas cidades e nas empresas, obras de expansão, novas unidades, maquinário e contratação de pessoal foram sistematicamente colocados de lado, aguardando ventos mais favoráveis.
Um dos setores mais afetados foi o de TI – Tecnologia da Informação, onde os investimentos para infraestrutura, projetos e novos sistemas sumiram, deixando apenas um rastro de remendos e quebra-galhos que surgiram como alternativa aos investimentos.
Mas amanhã, dia 25 de agosto de 2016, começa o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff. E, caso ele seja aprovado, os economistas preveem que um novo cenário econômico começará a se desenhar.
Em um curto espaço de tempo, a confiança dos consumidores e empresários voltará a crescer de forma consistente. Abrindo espaço para expansão dos negócios e gerando novas contratações de pessoal e de serviços.
É neste ponto que entra a pergunta: Caso o impeachment aconteça, a TI da sua empresa estará preparada para receber novos clientes e suportar uma demanda crescente? Ou ela está sucateada e sem investimentos há quase dois anos?
Se você se encontra no segundo cenário, nós, da Penso Tecnologia, recomendamos seguir estes 3 passos para avaliar se a sua TI está preparada para o Impeachment e decidir que rumo tomar:
3 passos para avaliar se a sua TI está preparada para o impeachment?
- Auditoria – Identificar sistemas, servidores, licenciamento e processos. Enfim, tudo que compõe sua TI atual.
- Análise de riscos – Mapear de forma clara os possíveis pontos de risco de sua estrutura. É importante atentar principalmente para a situação atual dos equipamentos e sistemas, a segurança dos dados e da infraestrutura.
- Plano de desenvolvimento – Também conhecido como PDI, o plano que deve consolidar o cenário atual, os riscos e seus objetivos de negócio de forma simples e gerencial. Este plano que será o guia dos projetos, orçamentos e principalmente dos resultados esperados ao negócio.
Lembre-se, o plano de desenvolvimento deve ter foco no negócio, com resultados específicos que melhorem o desempenho da empresa.
Caso tenha interesse em receber informações adicionais sobre como realizar processos de documentação, auditoria e planejamento, por favor preencha o seu e-mail abaixo:
Salvar
Salvar