Não apenas o funcionalismo público, mas toda a nação brasileira ficou perplexa ao saber que em novembro de 2020, um ataque cibernético ao STJ – Superior Tribunal de Justiça, conseguiu paralisar completamente todos os serviços da corte.
Nesse ataque virtual ao STJ, hackers criptografaram todo o acervo de processos da corte, além das contas de e-mail e dados existentes nos servidores.
O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte. E a íntegra do acervo do Governo do Distrito Federal se encontra bloqueada e indisponível no momento.
Qual de fato foi o prejuízo gerado por esse ataque? Ele poderia ter sido evitado? Entenda em detalhes o cenário acontecido e conheça soluções para lidar com esse tipo de problema.
Ataque virtual ao STJ
O ataque cibernético fez com que todos os sites do Governo do Distrito Federal fossem paralisados. Consequentemente os processos foram adiados e uma grande força tarefa para retomada dos serviços foi iniciada.
Conforme anunciou a Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC):
“Frente às suspeitas de ataques em órgãos da Justiça e do Governo Federal, a Subsecretaria de Tecnologia (Sutic) da pasta já estava em alerta máximo para possíveis tentativas e já trabalhava para resolver o problema”.
Mas o problema não foi solucionado com a agilidade necessária, o que gera um grande prejuízo não apenas para o governo distrital, mas para todo o país, pois processos de todos os cantos do Brasil passam por lá.
Esse tipo de ataque normalmente é ocasionado por um ransomware!
Os impactos de um ransomware
O ransomware é uma espécie de software que é executado à partir de um dos computadores da rede infectada. Geralmente ele está embutido em algum arquivo de download da rede.
No momento em que o arquivo é acionado, o ransomware começa a agir, criptografando todos os dados possíveis.
Esses ataques funcionam como um “sequestro digital” pois os criminosos solicitam um valor (geralmente em criptomoedas) para que possam liberar o acesso seguro aos arquivos.
O software utilizado já é um velho conhecido, seu nome é RansomEXX. Seu histórico apresenta a geração de problemas em grandes nações como os EUA, em que órgãos do governo também foram afetados.
Fatos como esses podem indicar de fato falta de segurança em todos esses órgãos.
A importância da proteção dos dados
Não importa o local, se é uma empresa de grande ou pequeno porte, ou então um órgão de estado como observado, todos são passíveis de ataques cibernéticos!
Algumas medidas de segurança devem ser tomadas para que todo o conteúdo digital se mantenha íntegro e em plena segurança. Para isso, é fundamental contar com bom software de proteção, para identificar de forma prévia as ameaças em potencial para a rede de computadores. Além de soluções de backup para cópias de segurança dos dados.
É fundamental a utilização de tecnologias que visem a proteção dos dados para que as empresas estejam preparadas para lidar com cenários como esses.
Tecnologias de Backup na Nuvem ou de Disaster Recovery, que podem ser realizadas através do Veeam Backup, podem ajudar a manter a segurança e a disponibilidade dos dados de uma empresa.
Conhecendo o Veeam Backup
Manter a completa segurança dos dados, sem prejudicar o desempenho dos trabalhos é o objetivo primordial do Veeam Backup, uma solução para Disaster Recovery projetada para o meio empresarial.
O Veeam Backup opera como uma solução em cloud computing (computação em nuvem), armazenando com segurança backups atualizados dos dados da empresa.
A ferramenta que é parte do Veeam Availability Suite desde 2008 é oferecida pela Penso Tecnologia, parceira Veeam, que é capacitada para oferecer todo o suporte necessário para a utilização da ferramenta.
Extremamente adaptável, o Veeam Backup pode se integrar a ambientes como AWS, IBM Cloud, VMware, Microsoft Hyper-V, Sap Hana, Oracle, Exchange e MySQL, entre muitos outros.
Veja alguns dos diferenciais, que fazem do Veeam Backup a escolha certa para a manutenção dos dados da sua empresa:
Dinâmica para os sistemas operacionais
Com uma usabilidade prática e facilitada, o Veeam Backup permite o gerenciamento do backup e da restauração de dados em todos os níveis, no próprio sistema operacional ou então no acesso em nuvem.
Backup em imagens
A ferramenta cria imagens otimizadas das aplicações e dados, permitindo um controle simplificado do material a ser salvo. O que torna o controle aprimorado para os cenários que demandem restauração.
Restauração otimizada
Utilizando pontos de restauração (Recovery Point Objective – RPO), o Veeam Backup utiliza do backup baseado em Storage Snapshots para a restauração dos dados, o que evita a paralisação dos serviços internos.
Armazenamento flexível
Não há um limite pré-definido de espaço para o armazenamento dos backups, isso traz a tranquilidade de saber que não haverá interrupções durante os processos.
Armazenamento na nuvem
Com a tecnologia da Veeam Cloud Connect, o Veeam Backup mantém a conexão ininterrupta dos serviços ao servidor em nuvem. Ambiente altamente seguro e livre de ataques.
Segurança garantida
Os backups contam com o suporte do Surebackup, tecnologia de escaneamento que garante a manutenção e a segurança de todos os dados enviados para o backup.
Segurança em primeiro lugar
Aproveite esse momento e pense na realidade da sua empresa quanto ao assunto.
A segurança de dados deve ser levada muito a sério!
Se é importante para você, manter o controle sobre os seus dados e ter a tranquilidade de saber que eles estão protegidos em caso de imprevistos como o acontecido com o STJ, busque uma solução de Disaster Recovery!
Saiba mais sobre a implantação do Veeam Backup e entenda como ele pode transformar a realidade da segurança digital da sua empresa!
Se você gostou de ler o artigo: STJ Hackers: O que o ataque hacker ao STJ pode ensinar? Leia outros artigos relacionados sobre o assuntos: