Se você avaliasse a sua empresa agora de um ponto de vista tecnológico, qual seria o diagnóstico final? Ela está em consonância com os últimos avanços da informática ou ainda derrapa em pontos cruciais como assegurar a manutenção dos servidores e a segurança da informação? Para ajudá-lo nessa análise, trouxemos alguns elementos que podem impactar negativamente o seu negócio se você estiver negligenciando as inovações tecnológicas e a necessidade de se ter um suporte de T.I. adequado para as demandas internas.
Erro humano
As empresas, de modo geral, usam diferentes recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia. De envio de e-mails a transações bancárias via internet banking, são muitas as tarefas que passam pela intermediação de um computador.
No entanto, embora já façam parte também do cotidiano das pessoas, ainda não existe uma cultura consolidada sobre o melhor uso desses recursos. Com isso, a empresa fica vulnerável por confiar determinadas ações aos funcionários sem antes instruí-los quanto às precauções que devem tomar.
Muitas organizações são prejudicadas por descuidos dos colaboradores, como sair e não bloquear o computador, registrar senhas muito fáceis de serem decodificadas, acessar documentos importantes para a empresa em qualquer computador ou em qualquer rede de internet, entre outros.
Ataques
Há também pessoas que intencionalmente tentam acessar as informações das empresas com o intuito de divulgar os dados, destruí-los, corrompê-los ou impossibilitar que eles sejam consultados com a finalidade de chantagear os responsáveis pela organização.
Por haver grupos que têm como principal ocupação atacar outras organizações, somente instalar um antivírus em cada máquina não basta: é vital ter uma equipe que pesquise frequentemente novas formas de proteger as informações da empresa e que consiga reagir a invasões com agilidade.
Falta de Manutenção
Tanto os programas quanto os equipamentos precisam passar por manutenções periódicas para funcionarem adequadamente. As versões atualizadas de alguns programas têm como propósito, além de apresentarem novas funções e recursos, corrigir erros das versões anteriores. Em relação aos equipamentos, é um fato que os componentes deles têm prazo de validade e, mais que isso, eles precisam ser eventualmente substituídos por outros adaptados às inovações mais recentes.
Perde-se muito quando um funcionário está impossibilitado de trabalhar devido a um computador que não liga ou a um programa que trava a cada meia-hora.
Situações excepcionais (desastres naturais, falhas elétricas, etc.)
Por mais improvável que possa ser, uma empresa deve se preparar para situações adversas. Desde uma inundação provocada por um cano que estourou, uma pane elétrica ou até um incêndio. Há uma infinidade de fenômenos que podem atingir uma empresa e, se não houver uma equipe de gerenciamento de crise que já definiu estratégias para eventos desse perfil, os prejuízos poderão ser gigantescos.
Mesmo que não haja uma solução para os bens materiais perdidos, as informações – que são, na atualidade, os principais produtos de muitas organizações – podem ser armazenadas com segurança se ações nesse sentido forem tomadas.
Então, sua empresa corre perigo?
Instituições que desejam crescer e ser competitivas não podem simplesmente ignorar os avanços tecnológicos, pois correm o risco de serem engolidas pelas inovações. Assim como não podem rejeitar as inovações, não ter pessoas responsáveis por oferecer o suporte de T.I. é um erro que pode ganhar proporções catastróficas.
Na atualidade, há uma série de soluções para que empresas de pequeno e de grande porte tenham formas de implementar novas tecnologias computacionais na rotina. De modo similar, o mercado conta com prestadores de serviço aptos a oferecer o suporte adequado.
A Penso Tecnologia dispõe de equipes qualificadas para prestar suporte nas áreas de segurança, planejamento, manutenção e também temos o serviço de nuvem para que as suas informações fiquem protegidas. Entre em contato conosco e juntos encontraremos a melhor estratégia para proteger a sua organização.