As empresas lidam diariamente com um grande volume de dados. Esses dados, compartilhados muitas vezes entre os membros da própria organização e stakeholders, contém informações confidenciais e sigilosas que precisam ser resguardadas.
A questão é que, como todos os dados circulam em sistema de redes interligadas, as empresas sempre estão correndo o risco de perder as informações e sofrer ameaças cibernéticas.
Diante disso, buscar soluções para proteger a infraestrutura tecnológica da empresa contra desastres, é extremamente importante para garantir a segurança das informações e preservar os negócios.
Afinal, o que é Disaster Recovery?
Disaster Recovery, que em português significa Recuperação de Desastre, é um conjunto de políticas e procedimentos utilizados para recuperar a infraestrutura tecnológica da empresa após um desastre.
O objetivo do Disaster Recovery é manter todos os aspectos de um negócio funcionando, garantindo a continuidade das operações e assegurar um segundo ambiente (físico ou nuvem) para armazenar os dados.
Um plano de Disaster Recovery, também conhecido como plano de recuperação, compõe todos os procedimentos necessários para a resolução de um problema natural ou provocado pelo homem.
Sempre que ocorrer um desastre, que coloca toda a infraestrutura da empresa em risco, esses procedimentos precisam ser aplicados imediatamente para evitar o vazamento de dados ou a perda de informações.
Cenário que a empresa pode enfrentar sem um plano de Disaster Recovery
As empresas compreendem que precisam proteger seus dados e sua infraestrutura para garantir a continuidade das operações. No entanto, muitas ainda não sabem como fazer isso exatamente, nem qual a importância de ter um bom plano de contingência.
Confira 4 exemplos de cenários que uma empresa pode enfrentar caso não tenha um plano de Disaster Recovery:
Erro humano
O setor de TI é responsável por gerenciar todos os dados da empresa. Isso significa que um erro humano dentro deste departamento pode ser suficiente para prejudicar toda a infraestrutura tecnológica, e colocar em risco a segurança das informações.
Vírus, conteúdos SPAM, phishing, enfim. Existe uma série de ataques cibernéticos que podem prejudicar a segurança dos softwares e danificar os dados. Basta que uma pessoa da equipe clique acidentalmente em um anexo de e-mail ou link malicioso e, pronto, tudo está comprometido.
Falha de Hardware
Outro cenário que pode ocasionar sérias dores de cabeça é ter toda a parte física de um computador apresentando defeitos. Falhas de hardware são inevitáveis porque todos os equipamentos têm vida útil, e uma hora apresentarão defeitos.
Por isso, é fundamental ter um plano de disaster recovery para poder recuperar e restaurar os dados da sua empresa.
Desastres Naturais
Ameaças como incêndios, inundações e terremotos são imprevisíveis e costumam deixar sequelas irreparáveis. Além de depreciarem a infraestrutura do imóvel, esses desastres naturais podem causar danos graves em máquinas e equipamentos como hardware, impressoras e leitoras.
Já imaginou a sala de uma empresa sofrer vazamentos após uma tempestade e todos os arquivos e computadores ficarem comprometidos?
Cibercrime
Cibercrime são crimes cibernéticos que envolvem a prática ilícita na rede. Esses crimes geralmente são realizados por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores, mas também podem ser praticados através de programas e e-mails.
A melhor forma de se prevenir contra esses crimes é manter o antivírus e o firewall atualizados, bem como o próprio sistema operacional. Não só isso, ficar atento quando for navegar na internet. O problema é que com tantas pessoas acessando a rede ao mesmo tempo, pode ficar difícil para a empresa ter controle sobre tudo que está sendo feito (ou acessado).
Por que as empresas devem investir em uma solução de Disaster Recovery?
Ter um plano de Disaster Recovery é fundamental para as empresas recuperarem a sua infraestrutura de TI, e garantir que as operações não sofram com o impacto do desastre. Mas será que esses são os únicos motivos para elas investirem em uma solução de disaster recovery?
Abaixo, confira quais são os outros motivos:
Credibilidade para a empresa
Quando a empresa investe em uma solução de disaster recovery, como é o caso do Veeam Backup da Penso, ela consegue preservar o seu valor diante do mercado. Isso porque passa a cumprir com os 5 princípios da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
Economia de custo
Como o Veeam Backup da Penso, é uma solução que permite o envio de backups físicos e virtuais para um repositório de nuvem hospedado externo – e que não requer a compra de licenças, unidade de fita LTO ou storage —, a empresa consegue garantir maior economia de custo com o armazenamento dos dados.
Alta disponibilidade
Por meio de um portal seguro, a empresa consegue enviar os backups físicos e virtuais, acessar todas as informações e editar o controle de acessos à partir de qualquer lugar com apenas alguns cliques. Basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
Segurança das informações
Uma solução de disaster recovery como o Veeam Backup da Penso é capaz de proporcionar maior segurança das informações, uma vez que é possível criptografar todos os dados seja na sua origem (antes de sair do perímetro de rede), transmissão ou repouso.
Praticidade para acessar e recuperar dados
Como no Veeam Backup da Penso os repositórios de backup são hospedados diretamente a partir do console de backup, a sua empresa pode acompanhar todo o consumo de armazenamento de nuvem, bem como acessar e recuperar dados rapidamente. Não só isso, configurar a solução para receber lembretes para renovações de storage hospedado.
Leia outros artigos sobre o assunto:
- Por que contar com uma solução de disaster recovery?
- Guia completo sobre segurança da informação
- Plano de recuperação de desastres: como criar uma estratégia?
- Como instalar o Veeam Backup?