O e-mail já está presente em nossas vidas há tanto tempo que hoje em dia é até difícil imaginar como viver sem ele. Pessoas trocam e-mails desde os anos 60 e, mesmo com as atuais tecnologias nos aparelhos celulares, os e-mails ainda são a forma mais utilizada de comunicação no meio corporativo. Ainda assim, muitos ainda sequer sabem o que é um servidor de email.
O que é um Servidor de Email?
Um servidor de email é um serviço de hospedagem de e-mail no qual eles são armazenados. Estes serviços são responsáveis pelo direcionamento de um e-mail de um remetente até seu destinatário.
Existem, também, diferentes protocolos de e-mails que podem ser usados. Protocolos de e-mails são, basicamente, as regras que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, o protocolo de um e-mail controla e possibilita a transferência de dados entre o destinatário e o remetente. Sem o protocolo, não há como um e-mail ser enviado de uma pessoa para a outra. Há pelo menos três tipos de protocolos de e-mails que são usados nas máquinas ao redor do planeta: o SMTP, o POP e o IMAP, cada um com suas particularidades e funções. Confira abaixo uma descrição de cada um deles!
SMTP
É usado quando o e-mail é entregue a partir de um cliente de e-mail a um servidor ou quando o e-mail é entregue a partir de um servidor de email para o outro. Ou seja, é um envio de forma mais direta de um e-mail para o outro.
POP
Faz o download das mensagens no seu servidor e as salva localmente em sua máquina, sem ter a necessidade de deixar uma cópia no servidor (há, porém, opções para que isso aconteça). Assim, este protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, sem conseguir baixar qualquer outra pasta da conta.
IMAP
Tem acesso a todas as pastas de uma conta, por isso, deixa o status dos e-mails igual tanto no servidor como no software, realizando assim a sincronia das mensagens. Isso permite com que exista uma conexão para que alterações e novos e-mails sejam atualizados em tempo real. Novamente, cada um dos protocolos tem sua função e é usado de acordo com as necessidades do usuário.
Conheça o PensoMail Zimbra
A Penso Tecnologia tem planos com diferentes protocolos para atender as suas necessidades específicas! Com o PensoMail Zimbra, nossa plataforma de email para empresas que já atende mais de 500 milhões de usuários no mundo, seu webmail fica do tamanho que você precisa, garantindo uma navegação mais tranquila e sem stress. Entenda abaixo os diferentes planos PensoMail Zimbra e suas principais diferenças.
Ideal para usuários que necessitam de um email profissional e livre de spam, esta opção conta com a ferramenta Webmail como leitor de e-mails, calendário e contatos pessoais, além de acesso Mobile e Outlook, via POP/IMAP, chat integrado para você sanar suas dúvidas a qualquer hora e o Antispam Profissional Barracuda, para que seus e-mails e sua empresa fiquem protegidos de malwares e quaisquer outras ameaças do mundo eletrônico, e possui memória de 2 GB.
Em uma colaboração completa via webmail, o usuário que escolher o Z-Suite contará não apenas com todas as atribuições do PensoMail Zimbra Basic e um webmail como ferramenta de colaboração, mas também com o Zimbra Talk, uma forma de comunicação e colaboração corporativa para integrar todos em sua empresa, o Porta Arquivos, que armazena e edita arquivos diretamente na nuvem, e o pacote opcional de videoconferência, com compartilhamento de tela e transferência de arquivos O PensoMail Zimbra Z-Suite conta com 25 GB de memória.
Já para usuários que precisam de mobilidade e colaboração pelo Outlook, este plano contém todas as facilidades do PensoMailZimbra Z-Suite e muito mais, como sincronização via Active Sync de e-mail usando o Outlook, Mobile com sincronização completa, e calendário e contatos totalmente compartilhados. Além de tudo isso, você terá à disposição 50 GB de memória!
O email corporativo hoje é uma ferramenta com muitos anos de história, é verdade, mas ainda assim extremamente importância na vida de qualquer negócio. É impossível sobreviver sem uma ferramenta de e-mail rápida, segura, fácil de usar e, acima de tudo, adequada para o que sua empresa mais precisa. Cada servidor e protocolo de e-mail serve um propósito e é importante saber qual deles mais se adequa ao seu estilo de empreender. A Penso, com seus mais de 18 anos de experiência no mercado de TI, também conta com uma ferramenta que pode te ajudar neste crucial aspecto de seu negócio.
Sobre a Penso
A Penso Tecnologia, com sua qualidade líder e portfólio inovador e eficaz de soluções, se destaca das outras opções do mercado, sendo uma referência no espectro de suporte de ti, backup na nuvem, serviços de e-mail e tecnologias que melhoram o funcionamento da sua empresa. Nossos serviços de e-mail (PensoMail Zimbra Basic, PensoMail Exchange e PensoMail Zimbra), por serem seguros, de alta disponibilidade e escaláveis, possuem um suporte robusto para auxiliar seu negócio em qualquer eventual dificuldade e para que nenhum dado seja perdido, possibilitando o seu acesso a todas as informações que precisar. Através de nosso Suporte Presencial e Remoto, com especialistas em tecnologia atualizados recorrentemente com o que de melhor há no mercado, podemos garantir que seu sistema de TI não será mais uma dor de cabeça, mas sim uma vantagem para com a concorrência.
Visite nosso site e saiba mais sobre como podemos entregar soluções que proporcionam desempenho e tranquilidade e usar a tecnologia a favor de seu negócio.