Independente do tamanho da sua empresa, ter um eficiente Service Desk é fundamental para seu funcionamento coeso e seguro. Entretanto, o conceito de o que é o Service Desk e seus benefícios ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Portanto, para esclarecer as coisas para você, a Penso Tecnologia organizou este artigo especial. Siga conosco e saiba como melhorar o seu negócio como um todo!
A IMPORTÂNCIA DO SERVICE DESK
Imagine a sua estrutura de TI como uma pirâmide. Dessa maneira, a base seria o Service Desk, pois é nele que os problemas do cotidiano são solucionados. Seu objetivo é dinamizar, através da gestão e centralização de operações, o suporte técnico dos usuários da rede, agindo de forma preventiva e na manutenção diária. Por isso, subentende-se que esse serviço é, ao mesmo tempo, a vacina e o tratamento, cuidando desde antes da doença até os casos em que ela já está ativa.
O Service Desk unifica, essencialmente – e não exclusivamente – as atividades relacionadas ao banco de dados (fornecendo apoio aos colaboradores para que os arquivos estejam acessíveis em qualquer dispositivo e horário necessário com velocidade constante e seguros); à segurança (manutenção de backups, combate e prevenção contra ciberataques e planejamento estratégico de intervenções/políticas de cibersegurança no ambiente físico e digital); à rede (gestão de hardware e software dos ativos {computadores, notebooks e smartphones} e da conexão com a internet) e aos canais de atendimento (acompanhamento e esclarecimento de dúvidas internas e externas, acompanhando as solicitações e mediando as soluções).
O QUE É SERVICE DESK?
O Service Desk é um suporte oferecido para questões mais complexas e que demandam um olhar mais experiente. Falhas de segurança ou problemas que afetem de maneira global o funcionamento da empresa costumam ser atendidos por essa área. Seu objetivo é dinamizar, através da gestão e centralização de operações, o suporte técnico dos usuários da rede. Mas pode agir também de forma preventiva e na manutenção diária. Por isso, o Service Desk é, ao mesmo tempo, a vacina e o tratamento. Cuidando desde antes da doença até os casos em que ela já está ativa.
O Service Desk unifica, essencialmente – e não exclusivamente – as atividades relacionadas ao:
Banco de Dados – Apoio aos colaboradores para que os arquivos estejam acessíveis com velocidade constante e seguros;
Segurança – Manutenção de backups, combate e prevenção contra ciberataques e planejamento estratégico de cibersegurança no ambiente físico e digital;
Rede – Gestão de hardware e software dos ativos (computadores, notebooks e smartphones) e da conexão com a internet;
Canais de Atendimento – Acompanhamento e esclarecimento de dúvidas internas e externas, acompanhando as solicitações e mediando as soluções.
Também é tarefa do Service Desk acompanhar os clientes, prever problemas e propor estratégias para a área de TI. Devido ao seu caráter consultivo, o atendimento prestado por ele pode ser telefônico, online e também pessoal.
VANTAGENS DO SERVICE DESK
O Service Desk poupa recursos de outras diretrizes, tomando para si essas responsabilidades. Isso viabiliza novas operações nesses segmentos, que poderão focar em suas atividades sem se preocuparem com a parte de TI. Resumindo, ele alivia as pressões tecnológicas sobre os setores do seu negócio, permitindo que eles tenham mais eficiência e produtividade.
COMO CONTRATAR UM SUPORTE DE TI
Cansou de correr riscos e agora irá optar pela contratação de empresa especializada em suporte de TI? Primeiramente, parabéns! Mas, antes fechar o contrato, atente-se para alguns fatores fundamentais para encontrar um fornecedor qualificado, e que, de fato, resolverá seus problemas do dia a dia. Para ser capaz de definir o parceiro de TI ideal para o seu negócio, existem cinco itens essenciais que devem ser levados em conta. São eles:
Quantidade de clientes:
Neste quesito, quanto mais, melhor – e se famosos, melhor ainda! Reconhecimento de mercado e capacidade de angariar diversos setores diferentes mostram que o fornecedor está apto a se flexibilizar para suprir suas exigências e realizar esse processo com maestria;
Qualidade – e quantidade – de colaboradores:
Se os colaboradores da empresa são conhecidos no mercado, dão palestras sobre o assunto proposto e têm uma carreira sólida, a qualidade do serviço estará garantida. Quanto à quantidade de funcionários, ela é importante pois te dá a compreensão de se suas demandas ficaram presas no funil de atendimentos ou se fluirão com rapidez, sendo resolvidas em um prazo considerado razoável;
Infraestrutura:
A empresa contratada tem servidor próprio de dados? Existem colaboradores com capacidade de locomoção para ir ao seu escritório e solucionar seus problemas? Quando você liga, eles atendem ou cai direto na caixa postal? Saber se a empresa é organizada e se ela está disponível quando você precisa é importante quando falamos de suporte técnico de TI;
Recomendações:
Perguntar para amigos do ramo é a última forma de validação, mas é o que realmente gabarita um suporte técnico de TI. Em um mercado em que erros custam dados de empresas inteiras, é fundamental confiar em quem vai cuidar desse material.
Depoimentos de clientes:
Busque o site ou as redes sociais desta organização e procure os cases de sucessos de trabalhos já realizados. Outro ponto muito importante que deve ser analisado é a área de comentários. Com certeza, lá você irá achar depoimentos que serão fundamentais para sua tomada de decisão.
Se a empresa conseguir passar por essa sabatina, ela é a ideal para cuidar da infraestrutura e suporte técnico de TI! Ela terá o crivo do mercado, de pessoas do seu círculo de confiança e estará alinhada com o que você deseja para o seu negócio, ajudando-o com problemas técnicos e trabalhando para facilitar processos dentro de sua cadeia de atividades.
E O VALOR?
Sempre deve se levar em conta o ROI (Retorno Sobre o Investimento) em casos de investimento de verba empresarial. Portanto, o ideal é encontrar pacotes personalizáveis ao seu perfil no mercado. O Service Desk demonstra, por englobar um setor vital para qualquer negócio, que é de suma importância, então não se pode abrir mão de um. Os seus benefícios superam – e bastante – seu preço, que não é alto. É necessário enxergar o Service Desk como realmente ele é: Um investimento, não despesa.
Por incorporar funcionalidades que antes eram compartimentalizadas em outras áreas da empresa, esse serviço poupa recursos de outras diretrizes, tomando para si essas responsabilidades, o que viabiliza novas operações nesses segmentos, que poderão focar em suas atividades sem se preocuparem com a parte de TI. Em outras palavras, o Service Desk alivia as pressões tecnológicas sobre os setores do seu negócio, permitindo que eles tenham mais eficiência e produtividade.
O SERVICE DESK DA PENSO É O MELHOR DO BRASIL!
A Penso Tecnologia é reconhecida e requisitada no mercado nacional pelo seu Suporte Técnico, com o Service Desk integrando nosso portfólio exclusivo de soluções para terceirização de TI. A Penso, trabalhando em parceria com a sua empresa, é capaz de centralizar todos os seus fornecedores e demandas, realizando toda a gestão dos serviços e atuando como intermediária com qualquer outro agente que se fizer necessário para a saúde do seu negócio, deixando você pensar somente na rentabilidade e eficiência do seu empreendimento.
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