O Office 365 é um dos sistemas mais usados no mundo todo, mas apresenta falhas no combate ao alto volume de mensagens de e-mail não solicitadas, que recebem o famoso nome de Spam. Obrigatoriamente, o Office 365 utiliza o serviço AntiSpam exclusivo da Microsoft, o EOP (Exchange Online Protection), que é um filtro básico, incapaz de bloquear Spams rebuscados que, por exemplo, utilizam imagens falsas para você clicar e permitir que um malware infeste sua máquina. Entenda como funciona um sistema AntiSpam, o funcionamento do Office 365 e os benefícios oferecidos por outros sistemas corporativos de e-mail neste artigo exclusivo da Penso Tecnologia.
O que é Spam?
O Spam, também conhecido como lixo eletrônico, é uma mensagem em massa não solicitada enviada por e-mail. O spam pode ser não apenas irritante, mas também perigoso para os consumidores. O conteúdo da mensagem pode variar entre propagandas, documentos infectados e malware. Os destinatários de spam costumam ter seus endereços de e-mail obtidos por spambots, que são programas automatizados que rastreiam a Internet à procura de endereços de e-mail corporativo.
O Que é um Serviço do AntiSpam
Os AntiSpams são, basicamente, filtros de mensagens. A partir de diretrizes do servidor – que seguem um padrão, mas são particulares de cada sistema de e-mail – eles selecionam o que vai para sua caixa de entrada, lixo eletrônico, o que é marcado como Spam e os que nem chegam ao usuário, bloqueando-os na fonte, ou seja, proibindo que os endereços de e-mail que distribuem esse conteúdo entrem em contato novamente. Essa separação permite a organização e, o mais importante, um controle seguro de todas as mensagens recebidas diariamente em seu email corporativo.
O Antispam do Office 365
O sistema de e-mail do Office 365 tem performances excelentes quando associado à organização e controle de dados, mas sua segurança contra Spams é limitada. O serviço AntiSpam oferecido pelo Office 365, o EOP, bloqueia apenas as mensagens nocivas que são óbvias, de baixa qualidade. Quando há robustez e complexidade em sua formulação, o filtro do sistema costuma deixar passar, o que é um risco ao seu negócio, principalmente se o e-mail estiver com algum ransomware.
PensoMail Zimbra
O PensoMail Zimbra, desenvolvido pela Penso Tecnologia, utiliza tecnologia Open Source (Código Aberto), desenvolvida em Linux, para entregar estruturas personalizáveis em sua fonte e na visualização de processos. Por ter suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) abertas, o PensoMail Zimbra provê integração dinâmica e ágil aos itens que desejar agregar a ele. Um desses ativos é o Antispam profissional Barracuda, que potencializa a segurança e confiabilidade de seu e-mail e da sua empresa como um todo.
Solução Barracuda
O filtro de segurança para e-mail Barracuda, oferecido pela Penso Tecnologia no PensoMail Zimbra, identifica mensagens de Spammers (distribuidores de Spams) conhecidos e faz o rastreamento dos domínios para analisar se há ou não malware/ransomware nos e-mails, protegendo as empresas de vazamentos de dados e ameaças aos seus servidores. Além disso, o Barracuda permite a encriptação de arquivos e a distribuição em Nuvem mesmo se o e-mail estiver indisponível. Por essas qualidades, o Barracuda foi eleito o serviço AntiSpam mais eficiente do mundo, entregando um conjunto abrangente de camadas de segurança que se adapta aos atuais e futuros ataques virtuais.
A Atuação da Penso
A Penso oferece três modelos de planos do PensoMail Zimbra: o PensoMail Zimbra Basic, para usuários que necessitam de e-mail profissional livre de Spam; o PensoMail Zimbra Z-Suite, com colaboração completa via webmail; e o PensoMail Zimbra Exchange, que fornece mobilidade e interação máxima. O PensoMail Zimbra permite a customização dos limites de dados arquivados na plataforma, deixando a margem ser reduzida ou aumentada de acordo com as necessidades de cada usuário. A implementação e gestão desses ativos se dá com a Penso, que instala a plataforma de segurança Barracuda e ajusta o seu e-mail aos seus anseios profissionais.
- Conheça melhor a Penso: https://www.penso.com.br/;
- Para aprender mais sobre soluções, acesse https://www.penso.com.br/blog/.