A Maringá Turismo é uma das principais agências de viagens corporativas do Brasil, que desde 1964 presta serviços unificados de passagens aéreas, reserva de hotéis, locação de automóveis, entre outros, de modo a centralizar o atendimento, reduzir custos e garantir a qualidade dos serviços de turismo para as empresas.
Com presença nas cidades de São Paulo/SP, Alphaville/SP, Santos/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, e Rio de Janeiro/RJ, dezenas de postos de atendimento e 430 profissionais, a Maringá Turismo atende clientes locais e globais através de sua parceria com a Radius Travel com serviços de turismo corporativo e de lazer. A empresa faz parte do Grupo Arbaitman, que engloba mais duas importantes corporações, a Lemontech e Central de Eventos.
Qual era o problema que a Maringá Turismo enfrentava?
Todos os servidores, aplicações e o CPD da Maringá Turismo estavam concentrados na unidade de São Paulo, situada na Avenida São Luís, em São Paulo e todas as demais unidades eram atendidas por ela. Qual o grande problema envolvendo essa atuação? Caso qualquer imprevisto ou desastre ocorresse nesta unidade, o impacto era propagado para todas as demais unidades, afetando rotinas de trabalho e continuidade de negócios. Além disso, era preciso lidar com a métrica do edifício, que havia sido projetado para ser residencial, mas por fim, tornou-se um ambiente comercial, que gerava custos extras com relação ao armazenamento e estrutura adequada e equipe especializada e responsável pela manutenção dos servidores.
Segundo Alexandre Agostinho, responsável pelo gerenciamento do setor de TI da Maringá, o dia 31 de outubro de 2014 foi um marco na mudança no processo da empresa. Devido a um acidente em um bueiro da Eletropaulo, o prédio onde a unidade de São Paulo se encontra permaneceu sem energia por um longo período, o que gerou um grande transtorno envolvendo todas as unidades e afetou fortemente todos os trabalhos do dia. Após esse fatídico dia, foi decidido que os servidores e o CPD deixariam de ser internos. A busca era por uma redundância que garantisse que as operações de todo o Brasil ocorressem sem falhas ou interrupções e fossem independentes da unidade de São Paulo.
Por que a escolha da Penso Tecnologia?
A Maringá Turismo já realizava trabalhos junto à Penso há mais de 3 anos – inclusive, no final de 2012 nós publicamos uma matéria em nosso blog sobre a solução de backup adotada. Antigamente, parte da manutenção dos servidores e CPD era realizada pela equipe da Maringá e a outra ficava a cargo da Penso. Por já conhecer a estrutura da empresa e graças a confiança estabelecida através desses anos de trabalho conjunto e soluções de qualidade oferecidas, a Penso foi a parceira escolhida para realizar o projeto de migração para um datacenter.
Projeto e resultados
O projeto para migração dos servidores da Maringá Turismo ocorreu em quatro etapas:
1. Colocation – as máquinas da Maringá Turismo seriam transferidas para o datacenter da Penso e a administração passaria a ser compartilhada. Como? A Penso seria responsável pela manutenção, continuidade dos equipamentos e por qualquer eventual falha, já a Maringá seria responsável pela gestão de aplicações.
2. Pós projeto/BuyOut – em maio de 2015 houve uma nova negociação. A partir desse momento a Penso assumiria e compraria os servidores da Maringá. Sendo assim, todas as informações e dados passariam para a nuvem.
3. Configurações finais – essa fase significava redirecionar todas as entradas e saídas para o datacenter, garantindo total disponibilidade para a Maringá e independência para todas as suas unidades ao redor do país.
4. Validação do ambiente – nessa fase houve a homologação do ambiente, para perceber possíveis falhas ou riscos de operação. Assim foi possível analisar e solucionar possíveis problemas antes de colocar o sistema para funcionar de fato.
A equipe técnica qualificada e a elaboração de um planejamento bem realizado pela Penso Tecnologia possibilitaram que tudo ocorresse sem maiores problemas e da forma mais eficaz possível. Após a migração para o datacenter, a Maringá Turismo através de seu Administrador de Redes Alexandre Barbosa pôde identificar diversos resultados positivos, os principais foram:
- Funcionamento e independência de todas as unidades;
- Redução de custos com disponibilidade, espaço, manutenção e profissionais;
- Maior disponibilidade de recursos.
Se a sua empresa está considerando fazer um projeto de migração para a nuvem, a Penso Tecnologia é o parceiro ideal para lhe auxiliar antes, durante e após esse momento. Além de todo know-how, a Penso tem o respaldo de profissionais especializados e o cases que atestam essa capacidade, o que garante que seu projeto ocorra sem grandes problemas.