A Maringá Turismo é uma das principais agências de viagens corporativas do Brasil, prestando serviços unificados de passagens aéreas, reserva de hotéis, locação de automóveis, entre outros, de modo a centralizar o atendimento, reduzir custos e garantir a qualidade dos serviços de turismo para as empresas.
Com presenças nas cidades de São Paulo/SP, Alphaville/SP, Santos/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ, mais 60 pontos de atendimento e 600 profissionais, a Maringá Turismo atende todo o território brasileiro com serviços de turismo corporativo. A empresa é associada à RADIUS Global Travel, a maior associação de Agências de Turismo Corporativo do mundo, o que a torna uma Agência Global.
Um dos pilares da empresa são seus sistemas de gestão, que oferecem um avançado gerenciamento de viagens corporativas e apoia o cliente em todas as etapas da viagem. A empresa sempre atuou apoiada por tecnologias de pontas, e foi pioneira na implantação de sistemas que integram companhias aéreas, diretórios de hotéis, permitem a realização de transações online e oferecem agilidade para cliente final.
O crescimento no uso dessas tecnologias no front-end demanda uma infraestrutura parruda e muito bem gerenciada na retaguarda, pois além do grande volume de informações diárias, os dados do negócio são extremamente críticos. O Sr. Filipe Mendonça, Superintendente de Tecnologia da Maringá Turismo, é responsável pelo funcionamento técnico de toda essa operação e aborda a grande necessidade por segurança e contingência que o negócio exige.
Plano contra desastres
Uma das grandes preocupações da Maringá Turismo é ter um plano de continuidade em caso de desastres. A empresa precisa estar respaldada caso haja uma enchente, ou até mesmo um incêndio em uma de suas unidades, que comprometa a perda de seus dados e informações, que são extremamente críticos.
A meta da empresa é manter a continuidade do negócio, independentemente do que aconteça. “Uma empresa como a Maringá não pode correr o risco de parar ou perder informações”, comenta Filipe, salientando a sensibilidade das informações que a Maringá Turismo lida no dia-a-dia e a importância do funcionamento técnico da operação para a empresa.
A empresa passou por um incidente em meados de 2010, quando ocorreu uma falha na operação que levou à perda de dados sobre o faturamento da empresa no período de um ano. Após um susto momentâneo por ter perdido, inclusive, informações que deveriam ser armazenadas em um backup interno, a empresa constatou que as informações estavam sendo armazenadas pela solução de backup externo da Penso.
O fato ocorrido reforçou a crença da empresa de que é vital ter uma solução de backup redundante, pois falhas e desastres podem ocorrer, e a continuidade do negócio não pode ser afetada por um acontecimento como esse.
A definição do backup externo
Quando a empresa definiu a necessidade de obter uma solução redundante de backup, uma das opções seria fazer cópias de backup em forma física, através de fitas de backup armazenadas em um cofre. “Chegamos à conclusão de que o custo seria muito alto”, comenta Filipe, “além de não eliminarmos 100% o risco, pois pode haver uma falha no manuseio do material”.
Normalmente, uma solução de backup externo em forma física demanda fitas de armazenamento, locação de cofres em local externo e também um sistema de logística para transportar todo esse material. Além de o custo ser astronômico, a empresa pode ter informações perdidas ou extraviadas no transporte. Ao longo do tempo, o armazenamento vai se tornando mais caro com o volume crescente das fitas.
Na ocasião em que buscava por uma solução de backup externo, Filipe decidiu avaliar a solução de backup online da Penso Tecnologia por um período. A solução apresentou-se satisfatória e, além da automação que a ferramenta oferece, foi estimado que o custo não atingiria nem 20% do que seria com uma solução de backup físico.
Cliente de backup da Penso
A Maringá Turismo foi uma das primeiras empresas a utilizar a solução de backup na nuvem da Penso. Na época que estava sendo homologada pela empresa, a solução já se mostrava funcional e apta para atender uma corporação com uma necessidade tão crítica por backup quanto a Maringá Turismo.
Após vários anos de uso, a empresa conta hoje com mais de 1,5Tb de dados que são armazenados externamente com a Penso. Os backups são realizados diariamente, o que garante que a operação da empresa poderá ser reestabelecida, no caso de um incidente, praticamente do momento em que parou.
“A equipe da Penso é excelente, a implantação foi transparente e não acarretou nenhum impacto negativo para a Maringá”, conta Filipe, que diz que em pouco tempo a solução de backup já funcionada normalmente na empresa. Além de lidar com informações críticas, como bancos de dados de passageiros, a empresa tem o desafio de gerenciar informações de 7 unidades localizadas em diferentes estados do país.