Você está em frente à sua mesa, desenvolvendo um projeto muito importante, com o prazo estourando. Então, sem nenhum motivo aparente, seu computador trava! Essa cena é bastante recorrente nas empresas. Por mais inovadoras que elas sejam, uma pane no servidor pode acontecer e costuma ser motivo de estresse nas pessoas envolvidas. A depender do problema ocorrido e da agilidade para a resolução dele, horas de trabalho são perdidas e projetos precisam ser adiados. Investir em manutenção e em um bom gerenciamento de servidores pode evitar esse problema e é sobre isso que vamos falar neste artigo.
ERROR! O que acontece?
Há três aspectos que podem provocar problemas ligados à TI: falta de gerenciamento de servidores, de investimento e paradas inesperadas.
Falta de gerenciamento de servidores
Talvez este seja a maior causa de problemas na TI, uma vez que a inexistência de um bom planejamento da área impossibilita que os procedimentos necessários sejam realizados. Cabe ao gestor de TI – se houver uma pessoa designada na empresa para esta tarefa – a responsabilidade pela manutenção dos servidores.
É necessário que, regularmente, as máquinas sejam revisadas com a finalidade de verificar se partes delas devem ser trocadas. Da mesma forma, sistemas também precisam ser atualizados frequentemente.
Embora estas sejam tarefas cotidianas, há momentos nos quais a manutenção mais detalhada precisa ser realizada e, para que isso seja feito sem prejudicar a produtividade da empresa, os procedimentos devem ocorrer em horários alternativos.
Se não houver uma pessoa que estipule as datas para a execução dessas tarefas, os servidores ficarão sem suporte por períodos longos e, eventualmente, um problema só será diagnosticado tardiamente.
Falta de Investimento
Para ter tecnologia adequada às necessidades do negócio, é preciso investimento. O avanço da tecnologia é muito acelerado e alguns programas só funcionarão corretamente se estiverem rodando em computadores compatíveis no que diz respeito à capacidade de processamento.
Se a empresa não faz os investimentos necessários, ela terá um hardware obsoleto. Isso também pode acontecer com o software, os quais, ultrapassados, já não responderão ao volume de dados processados.
Paradas Inesperadas
Como último problema, trazemos os casos que podem surgir mesmo que tudo esteja em boas condições de uso. Essas falhas ocorrem devido a algum imprevisto com um componente crítico.
Embora não sejam causadas por falhas de gestão, a ausência de pessoal capacitado e disponível para solucionar essas paradas fará o problema gerar mais danos e impedirá o bom funcionamento do servidor.
Qual é a solução para gerenciamento de servidores?
Para evitar que panes como a descrita no primeiro parágrafo se tornem rotina no seu ambiente de trabalho, o ideal é que haja uma estratégia para a área de TI, a qual inclua recursos financeiros e humanos e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
A terceirização da área pode ser uma solução para a empresa, uma vez que, com ela, a organização terá menos custos e, ao mesmo tempo, contará com uma equipe para prestar o serviço.
A Penso oferece suporte ilimitado para atender a casos inesperados e elabora com o cliente o planejamento para a otimização do departamento. Entre em contato conosco para discutirmos um plano alinhado aos objetivos da sua empresa.