O termo infraestrutura de TI ou infraestrutura de tecnologia da informação está em alta no universo corporativo. Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa investir nesse recurso para garantir eficiência nos processos e se manter competitiva no mercado.
A grande questão é: você sabe o que é uma infraestrutura de TI? Quais são os seus benefícios e por que ela é tão importante?
O que é infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI consiste em todos os aparatos tecnológicos que possibilitam a realização de determinada atividade, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Desde as instalações de internet, computador e a smart TV utilizados em casa para fins pessoais até toda a rede de sistemas e equipamentos de uma grande empresa dependem de uma boa infraestrutura de TI para funcionar.
Para as empresas, essa infra é muito relevante e graças a ela é viável desenvolver, testar, suportar, controlar e entregar uma gama de soluções de TI aos colaboradores de uma companhia, além de seus clientes e parceiros.
Esse conjunto engloba desde equipamentos e redes, até sistemas e instalações que possibilitam o gerenciamento e a operação do departamento de Tecnologia da Informação.
Os funcionários que possuem experiências e conhecimentos nessa área também compõem a infraestrutura de TI. Afinal, sem eles, não é possível converter software, hardware e redes em serviços que podem ser usados pelos demais envolvidos nos processos.
Entre os seus benefícios estão:
- Redução de custos;
- Maior qualidade dos serviços prestados e dos produtos;
- Tomadas de decisões mais assertivas;
- Maior produtividade dos colaboradores.
O que compõe uma infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI é composta por cinco elementos:
Software
Os softwares são essenciais para uma infraestrutura de TI, pois eles consistem em um conjunto de ações que são executadas pelos equipamentos tecnológicos. Aqui, estão incluídos os aplicativos, programas, códigos e scripts que indicam o que cada máquina precisa fazer.
Entre exemplos de softwares temos todos os programas que compõem um smartphone ou computador, como um jogo, um navegador de Internet e um editor de textos.
Hardware
Já o hardware é a parte física dos equipamentos que fazem parte de uma infraestrutura de TI. Em outras palavras, ele consiste nos equipamentos e peças que compõem um computador, por exemplo.
Os hardwares podem ser internos ou externos. Processador, placa de vídeo e placa mãe são exemplos de hardwares internos, enquanto teclado, monitor e outras periféricos estão na categoria externos.
Gerenciamento de dados
O gerenciamento de dados é outra parte importante de uma infraestrutura de TI e consiste em coletar, armazenar e utilizar as informações trafegadas com segurança e eficiência.
No universo corporativo, uma estratégia consistente de uso de dados dentro das empresas é cada vez mais um diferencial de companhias altamente competitivas no mercado e que tomam decisões assertivas.
Já no dia a dia, as pessoas também compartilham e organizam suas informações em aparelhos eletrônicos, como notebooks e smartphones. Está cada vez mais comum o uso de agendas virtuais, por exemplo.
Aqui, assim como nas empresas, é muito importante fazer a gestão desses dados com assertividade e segurança. Portanto, bons profissionais de TI são essenciais nesse cenário.
Serviços
Os serviços correspondem a todas as atividades oferecidas pela infraestrutura de TI, como armazenamento de dados, sistemas operacionais e ferramentas de integração entre departamentos e de relacionamento com o cliente.
Mais do que instalar máquinas e configurar equipamentos, a infraestrutura de TI é responsável por garantir que tudo esteja funcionamento da melhor forma e configurado de acordo com os objetivos de cada setor e da companhia como um todo.
Redes
Por fim, o último elemento é a infraestrutura de redes. Cabe a ela conectar e suportar todos os aparelhos tecnológicos da organização. É a rede que possibilita que todos os envolvidos nos processos tenham acesso aos recursos e sistemas de TI.
O que faz um analista de infraestrutura de TI?
Esse profissional é muito importante dentro da empresa. Afinal, cabe a ele garantir que toda a infraestrutura de redes, banco de dados, servidores, hardwares e softwares de uma organização esteja funcionando da melhor forma.
Entre as suas funções estão:
- Projetar redes de computadores e planejamento de hardware e software;
- Garantir a manutenção de todos esses serviços;
- Cuidar da segurança de dados da empresa e evitar invasões nos sistemas;
- Atuar como suporte técnico, atendendo a chamados e esclarecendo questionamentos.
Como planejar sua infraestrutura de TI?
Fazer todo o planejamento da infraestrutura de TI de uma empresa com eficiência é determinante para o andamento das atividades de todos os departamentos e a tomada de decisões mais assertiva.
Por isso, contar com uma empresa parceira e profissionais especialistas na área é tão importante nesse momento.
O primeiro passo é compreender as necessidades da companhia e os gargalos que precisam ser solucionados. Nós, da Penso Tecnologia, realizamos uma documentação completa do ambiente de TI.
Esse material contém a descrição dos equipamentos, sistemas, acessos, senhas e telefones de fornecedores que compõem a estrutura de TI da sua empresa.
Outro passo essencial é desenvolver um planejamento anual de TI, que consiste em uma apresentação de fácil leitura que assimila os pontos de risco e melhorias necessárias ao ambiente.
Relatórios também são parte fundamental de uma infraestrutura de TI, pois permitem analisar o andamento dos projetos. Na Penso, nós trabalhamos com relatórios mensais que possibilitam, entre outros pontos, o controle dos chamados e mensuração dos resultados.
4 etapas de um processo de suporte de TI
1. Diagnóstico: Análise da situação atual para propor um plano de ação com soluções e ideias que atendam às expectativas da empresa e resolução dos problemas dos usuários.
2. Auditoria e documentação: Documentação do estado atual da infraestrutura de TI da companhia, a fim de garantir o início dos trabalhos com conhecimento total do cenário e dos desafios pela frente.
3. Plano de investimentos: Definir alternativas de investimentos e opções de ações de acordo com a realidade econômica da empresa, priorizando sempre a segurança de dados e a disponibilidade dos serviços.
4. Atendimento: Equipe de profissionais responsável pelo funcionamento da TI à disposição da empresa e monitorando constantemente o ambiente.
Quer saber mais sobre o nosso serviço de suporte de TI? Assista ao vídeo abaixo:
Agora que você já sabe o que é uma infraestrutura de TI e as suas vantagens, descubra por que a Penso Tecnologia é a parceira ideal para a sua empresa nessa jornada. E aproveite e conheça nossos outros serviços: email corporativo (zimbra), backup na nuvem, entre outros.
Leia outros artigos: