O conceito de nuvem e suas aplicações já estão bastante difundidos no ambiente corporativo mundial. Porém, ainda surgem dúvidas acerca dos modelos, principalmente quando se trata de IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço) e muitos se confundem sobre suas características e funcionalidades.
Para você que deseja implantar uma nova estratégia na nuvem, mas ainda possui dúvidas sobre qual delas escolher, preparamos esse artigo, detalhando os principais tipos de nuvem e apresentando suas características e vantagens.
Infrastructure As A Service (IaaS – Infraestrutura como serviço)
A IaaS é o modelo onde a infraestrutura de servidores é contratada como serviço, para fazer o hosting de uma ou mais aplicações. Essa infraestrutura é, normalmente, fornecida por um data center e os servidores são virtuais e o cliente paga pelo seu uso. Ou seja, você contrata capacidade de hardware – armazenamento, memória, processamento – como serviço. Assim, é possível controlar e gerenciar máquinas virtuais, aplicações, arquivos armazenados etc.
Classificações do IaaS
- Nuvem Pública – a infraestrutura é fornecida através de recursos compartilhados e com acesso à internet.
- Nuvem Privada – utiliza-se das mesmas características na nuvem pública, porém através de uma estrutura privada, provendo acesso apenas aos servidores da empresa, garantindo a segurança de dados.
Principais Características do IaaS:
- Infraestrutura contratada como serviço;
- Custo variável de acordo com a utilização, ou definido de forma previa mediante contrato;
- Escalabilidade.
Platform As A Service (PaaS – Plataforma como Serviço)
Disponibilizada pelo fornecedor que apresenta uma plataforma para desenvolvimento de aplicações oferecidas na nuvem, proporcionando todo um sistema de infraestrutura, armazenamento e comunicação.
Vantagens de contar com o modelo PaaS
Além de poder ser disponibilizado tanto por meio de uma nuvem pública como em uma privada, através do PaaS a implementação de aplicações é mais simples e diminui a complexidade do projeto. O modelo de plataforma já oferece todas os recursos necessários para as aplicações durante todo o seu desenvolvimento, tornando-a completamente disponível via web.
O PaaS aparece com uma alta capacidade de desenvolvimento através de infraestruturas robustas, porém com um custo muito mais acessível e otimizado, o que permite desenvolvedores e empresas de pequeno e médio porte trabalharem com capacidades que antes eram impossibilitadas pelo alto custo.
Principais características do PaaS
- Ambiente de desenvolvimento, teste e implementação para aplicações;
- Frameworks de desenvolvimento, com bibliotecas de recursos prontos;
- Escalabilidade em todos os processos de desenvolvimento;
- Balanceamento de carga e failover;
- Alta Integração com serviços web e bases de dados;
- Segurança integrada.
Software As A Service (SaaS – software como serviço)
É um dos modelos mais utilizados atualmente. As aplicações são disponibilizadas na nuvem e utilizam suas vantagens para facilitar o acesso para um grande número de usuários, são hospedadas nos provedores e ainda podem ser acessados normalmente via browser ou até mesmo por um aplicativo disponibilizado pelo provedor. Esse modelo é praticado por empresas que comercializam o software como produto final – e não o ambiente e/ou plataforma como nos outros modelos. O player mais famoso neste mercado é a SalesForce, software de CRM.
Vantagem de contar com o modelo SaaS
- Fácil acesso para pequenas e médias empresas;
- Período de teste grátis;
- Facilidades no processo de implementação;
- Redução de custos com licenciamento;
- Processos de atualização a cargo do provedor;
Principais características do SaaS
- Acesso à aplicação via internet;
- Gerenciamento de aplicações centralizado;
- Atualizações ou correções no aplicativo transparente para o usuário;
- Existência de Application Programming Interfaces (APIs) para permitir integrações externas.
- Fim do pagamento de licenças e utilização do sistema de pagamento por uso.
Se a sua empresa busca o projeto de nuvem ideal para trazer facilidades e otimizar a rotina de negócios, a Penso Tecnologia é o parceiro de negócios ideal. Especialista em cloud computing e formada por uma equipe de colaboradores que contam com todo o know how necessário, a Penso oferece tudo que sua empresa precisa para um projeto de nuvem bem sucedido.