Classificado como pandemia pela OMS, o COVID-19 ou Coronavirus, têm gerado destruição por onde passa, seja na sua forma real, adoecendo a população ou em sua forma etérea, onde o medo do contágio fecha cidades, derruba mercados e mais recentemente tem fechado empresas.
A recomendação para prevenir o contágio e o alastramento do vírus é evitar o contato humano. Principalmente aglomerações, já que o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
Sendo assim, os governos das regiões mais afetadas tomaram medidas restringindo o trânsito interno e externo de pessoas.
Seguindo esta linha, o mercado corporativo começou a se movimentar para diminuir os riscos de infecção dos seus times. Pois, um colaborador com suspeita de infecção pode causar o fechamento preventivo da empresa ou até mesmo a real infecção de grande parte dos colaboradores.
E a forma que o mercado corporativo está usando para prevenir o risco de infecção dos seus colaboradores é o Home Office. Ou seja, deixar os colaboradores realizando suas tarefas a partir de suas residências, transformando o contato humano em contato virtual.
No mundo atual, os resultados dos trabalhos não estão atrelados à estrutura física na qual são realizados e sim aos recursos computacionais e de comunicação necessários para a execução daquela tarefa.
Penso Tecnologia contra o Coronavírus
A Penso Tecnologia tem apoiado seus clientes na estruturação de ambientes virtuais de trabalho. Isso permite que as empresas passem a operar em um formato totalmente virtual do dia para a noite. Garantindo assim a segurança dos seus colaboradores, quanto a contaminação do Coronavirus
Iremos compartilhar nossas visões e conhecimentos sobre o assunto em uma série de artigos em que exploraremos as necessidades e as soluções tecnológicas necessárias para que as empresas consigam implementar o home office de forma quase que instantânea e com segurança.
Entendemos que os pilares de um ambiente home office virtual produtivo são:
1) Comunicação
Os colaboradores precisam conseguir se comunicar de forma simples, com a mesma velocidade e efetividade que teriam se estivessem lado a lado em um escritório.
Soluções como chat, Videoconferência, colaboração online em documentos permitem que os colaboradores trabalham de forma conjunta e coordenada.
2) Acesso
É necessário garantir o acesso aos arquivos e sistemas corporativos. Tais sistemas normalmente são desenhados para serem acessados de dentro das dependências da empresa.
A nuvem permite que arquivos e sistemas sejam acessados de fora do escritório, mas a maioria dos servidores e sistemas, ainda permanecem dentro das empresas. Ir para a nuvem é fundamental neste momento.
3) Segurança
Ao abrir o acesso aos seus dados para os colaboradores, as empresas podem estar colocando seus dados em risco, abrindo as portas para intrusos não desejados. Desenhar um ambiente virtual seguro deve ser uma das peças fundamentais neste processo.
Garantir que os acessos dos seus colaboradores sejam realizados de forma segura. Com soluções de VPN e autenticação de dois fatores, por exemplo, previnem o acesso não autorizado aos dados corporativos.
Vamos explorar cada um destes itens nos próximos artigos, mas caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto, fale com um dos nossos especialistas.