Recentemente, as autoridades francesas aplicaram medidas proibindo seus ministérios de usar o Microsoft 365, sobre alegações que “não está em conformidade com a doutrina de nuvem do centro”.
Como os dados poderiam vir a ser usados para práticas fora das regras da União Europeia relativas à privacidade, foi exigido que os diferentes funcionários não usem a versão da nuvem do Microsoft 365. Porém, eles ainda poderão usar o software Office, mas não a solução Collaborative Cloud.
O motivo principal dessa nova regra é proteger-se do Cloud Act dos Estados Unidos, a lei americana que permite ordenar o acesso a dados armazenados na Europa por empresas americanas independentemente da sua localização.
Medo de divulgação de dados pelos EUA
Na França, as empresas do setor público precisam proteger a privacidade dos cidadãos e das entidades. Diante desse cenário, o governo francês teme que o Microsoft 365, hospedado no Azure, possa levar à divulgação de dados.
Em substituição à nuvem da Microsoft, os funcionários públicos poderão usar soluções em nuvem hospedada na França ou soluções que receberem a etiqueta SeNumCloud, emitida pela Agência Nacional para a Segurança dos Sistemas de Informação.
https://tugatech.com.pt/t41460-franca-bane-office-365-de-computadores-do-governo