Armazenar arquivos corporativos na nuvem faz parte dos planos da TI de muitas empresas brasileiras para os próximos anos. Além de obter ganhos em termos de segurança, uma vez que os arquivos passam a ficar hospedados em ambiente de data center – normalmente, mais seguro e disponível do que as redes das empresas – a nuvem traz ganhos adicionais já conhecidos, como o acesso a partir de qualquer local, o que beneficia o compartilhamento e o trabalho em equipe.
Contudo, migrar o servidor de arquivos para a nuvem não é uma tarefa trivial. Trata-se de um projeto que requer planejamento. Então, o responsável pela TI depara-se com um impasse que pode envolver:
- Contratar um servidor em um data center, cuidar da compra e implantação de uma ferramenta, configurações e parametrizações dessa ferramenta, migração dos arquivos e posterior suporte a todo o projeto. O projeto acaba tornando-se inviável para muitas empresas, por falta de tempo ou mão de obra para tocar.
- Contratar um produto de mercado, entre os já conhecidos – Dropbox, Google Drive, entre outros – e assumir o risco de migrar os arquivos para uma ferramenta, que pode até atender usuários domésticos e até micro empresas, porém não chegam perto de suportar necessidades de uma empresa de médio à grande porte.
Recentemente, presenciamos o lançamento de uma nova categoria de solução que aproveita o melhor dos dois mundos, como é o caso do vBox, da Penso Tecnologia. Especificando um pouco mais, o que uma solução dessa provê é:
1. Possibilidade de controle
Os responsáveis por TI não precisarão iniciar um enorme projeto para obter as vantagens da uma nuvem privada na hora de armazenar seus arquivos. O hosting dos arquivos é feito em ambiente privado e de uso exclusivo da empresa. Além disso, dentro da solução, é possível criar todo o controle de acessos e permissões de acordo com as políticas da empresa, e ainda monitorar tudo o que ocorre nela.
2. Alternativa para envio de arquivos
Envio de arquivos grandes costumam causar dores de cabeças para a TI: ou o usuário tenta enviar por e-mail e acaba sobrecarregando o servidor, ou solicita upload do arquivo no FTP da empresa, normalmente com urgência, o que sobrecarrega a equipe de TI com tarefas operacionais. A solução de armazenamento na nuvem permite o compartilhamento seguro e controlado de arquivos com pessoas de fora da empresa, dando mais autonomia para os usuários que dependem disso para desempenhar suas atividades.
3. Escalabilidade
Na hora de contratar uma solução de TI, é sempre importante avaliar a possibilidade desta de acompanhar o crescimento da empresa, sem que traga um ônus em termos de novos projetos, ou aumento desproporcional dos custos a partir de um determinado problema. Uma solução como o vBox atende empresas que possuem de cinco até milhares de usuários, com a mesma qualidade de serviço e sem surpresas na fatura.
4. Escolha do fornecedor
Tratando-se de arquivos corporativos, é importante analisar qual será o respaldo oferecido pela empresa que fornece a solução em termos de suporte técnico, segurança da informação, entre outros aspectos. É igualmente importante saber o local onde os arquivos ficarão armazenados. Apesar de o hosting ser feito em nuvem, vale dar preferência para provedores com instalações no Brasil o que, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, oferece maior proteção contra acessos de entidades estrangeiras, como visto recentemente.
Artigo escrito por Thiago Lima, Fundador do vBox e Diretor Executivo da Penso Tecnologia
Matéria publicada pela IT Forum 365