Diante do momento de crise que o Brasil está enfrentando desde o primeiro semestre de 2015, o cenário financeiro nacional se apresenta bastante crítico e exige uma atenção especial das empresas. Se por um lado ocorrem um grande número de demissões, corte de gastos, diminuição de investimentos e diversas outras medidas realizadas pelas companhias em busca de se manterem atuando, por outro, existe um mercado altamente competitivo e clientes cada vez mais atualizados e exigentes.
Levando em consideração este contexto, pensar em investimentos em época de crise pode não soar como a melhor opção e, investir em TI pode parecer até loucura para aqueles mais conservadores. Por outro lado, diversas empresas tem notado que uma estratégia de TI pode ser uma grande aliada aos negócios.
A TI como estratégia na empresa
Fato é que já se foi o tempo em que a TI era vista como centro de custos e suporte. Hoje, a TI é uma área estratégica da empresa, por isso, é imprescindível contar com uma prestadora de serviços de TI que seja, de fato, parceira de negócios da empresa.
É notável o quanto a tecnologia está cada vez mais intrínseca aos serviços, produtos e modelos de negócio. Por isso, em uma era em que as mudanças e avanços são tão rápidos é preciso que o papel da TI seja revisto dentro das empresas. É preciso explorar novos caminhos e ter ciência de que o modelo organizacional de TI que ajudou sua empresa chegar até onde chegou provavelmente não será a mesma que continuará a faze-la evoluir.
E como tornar a TI mais estratégica
Para tornar a TI mais estratégica é fundamental ter o apoio de uma empresa especialista em TI que se posicione como um verdadeiro parceiro de negócios e que seja capaz de entender os fluxos, processos e demandas da empresa. Dessa forma, é possível traçar as estratégias e soluções mais assertivas para o negócio.
Sabe-se que todo processo e mudança pode gerar dores e riscos, mas se forem feitos através de um planejamento adequado, os impactos negativos podem ser minimizados e até mesmo anulados. A Penso possui grande experiência em ajudar no planejamento e transição de uma TI reativa para uma TI estratégica, seja de empresas que jamais contaram com um responsável por esse setor ou mesmo aquelas que já possuíam um prestador de TI que necessitava ser substituído.
Uma das bases da Penso é atuar em uma camada estratégica junto ao cliente, não atuando apenas de forma reativa aos chamados, entendendo o negócio do cliente conseguimos oferecer soluções tecnologias adequadas, sem realizar investimentos vazios que não agregam nenhum valor para o desempenho da empresa
.