A situação global da pandemia no Brasil fez com que muitos escritórios migrassem para o modelo de trabalho home Office.
Durante o período inicial de transição as consultorias e departamentos de tecnologia focaram bastante em viabilizar ferramentas para trabalho em nuvem como e-mails, arquivos, acesso a sistemas de ERP, CRM e outros serviços de tecnologia.
Porém, é importante dar atenção também para a infraestrutura doméstica de tecnologia. Um dos principais alicerces para ser produtivo ao trabalhar em casa é ter uma rede wireless rápida, estável e confiável.
Os problemas mais comuns normalmente são baixa intensidade do sinal, interrupções e lentidão no acesso à Internet.
Veja abaixo algumas dicas úteis para obter o máximo de desempenho da sua rede wireless:
Localização
Roteadores wireless distribuem ondas de frequência pelo ar para se comunicar com os dispositivos móveis como notebooks, celulares e smartTVs.
Por isso, um dos truques simples e que não exige conhecimento técnico é posicionar o equipamento em um local que possua o menor número de obstáculos para a transmissão dessas ondas.
O local mais indicado para o seu roteador wireless é próximo ao seu local escolhido de trabalho.
Outra dica é deixar o equipamento em uma posição elevada, quanto mais alto, melhor a propagação de sinal.
No caso de ter outros familiares espalhados em outros cômodos, o ideal é deixar o equipamento o mais central possível da sua casa ou apartamento.
Não deixe seu roteador wifi próximo a paredes grossas, dentro de móveis de madeira, instalados muito próximo ao chão ou perto de vidros e de equipamentos que trabalham com ondas como microondas e telefones sem fio.
Frequência certa da rede
Hoje em dia a maioria dos equipamentos são Dual-band. Isso significa que ele já vem habilitado por padrão com duas faixas diferentes de ondas, as de 2.4 Ghz e as de 5.0 Ghz.
As frequências em 2.4 Ghz possui um alcance maior de distância e é indicado para o caso de seu local de trabalho ficar muito longe do roteador. Devido as características técnicas dessa frequência, é mais indicada para uso de e-mails, navegação na internet, transmissão de fotos etc.
As redes de 5.0 Ghz são mais indicadas para trafegar dados mais pesados como jogos online, streaming de vídeo e música e transferência de grande quantidade de arquivos. É a rede ideal caso você esteja próximo ao seu roteador.
Você escolhe o tipo de rede ao procurar pelo sinal wireless em seu notebook ou desktop Windows ou no seu celular. Normalmente aparece com o nome da sua rede e em seguida aparece o número da frequência. Exemplo: Meu Wireless 2.4 Ghz , Meu Wireless 5.0 Ghz.
Segurança
Um problema comum são senhas muito fracas como palavras ou sequencia de números. Hoje em dia esse tipo de senha é facilmente descoberto por programas que roubam senhas. Com isso a sua internet fica mais lenta porque um vizinho mal intencionado está utilizando sua rede wireless sem o seu conhecimento.
Colocar uma senha mais forte com tamanho maior e caracteres especiais torna esse processo inviável.
Há outros ajustes técnicos que podem ser realizados com apoio de um profissional de TI como limitar o número de conexões e atualizar a versão do software do aparelho para obter a correção de brechas de segurança e melhorias na performance.
Conclusão
Com esses três ajustes principais focados na localização, tipo de frequência e segurança você já pode conseguir um desempenho maior.
Há também outros truques, desde coisas simples como reiniciar semanalmente seu equipamento pra dar uma “limpada” no aparelho e também medidas mais técnicas, como aplicar controles de velocidade, para impedir que jogos ou os filmes das crianças atrapalhem sua conexão com a nuvem da sua empresa.
Em casas muito grandes pode ser necessário a utilização de repetidores ou equipamentos mais robustos para garantir sinal de Internet em toda a área.
Gostou de ler o artigo: Como melhorar o sinal do wifi durante o home office? Se tiver mais dúvidas sobre esse assunto procure um consultor da Penso Tecnologia.