Um ataque cibernético de escala global afetou também o Brasil
Empresas de ao menos 74 países, incluindo o Brasil, foram alvos de ciberataques em larga escala nesta sexta-feira, dia 12 de maio, causados por um ransomware WannaCry que aproveitou uma falha do windows para acessar sistemas vulneráveis. O vírus que sequestra dados importantes e inutiliza o sistema, até que as empresas infectadas paguem o valor do “resgate” das informações, atingiu diversas companhias ao redor do mundo, além de hospitais públicos e órgãos do governo.
No Brasil, ataques levaram empresas e órgãos públicos a tirarem sites do ar como “medida de prevenção”. Algumas delas como a Petrobras, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal da Justiça de São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Norte e Ministério Público de São Paulo optaram pela medida e emitiram comunicados de esclarecimento ao público.
O que é um ransomware?
Um ransomware trata-se de um vírus da categoria malware, que acessa sistemas clandestinamente, sequestrando os dados do computador infectado. O vírus criptografa, com códigos fortíssimos, todas as informações do usuário. Em seguida, cyber-criminosos cobram o resgate dos dados, normalmente via bitcoins ou outras operações não rastreáveis. O que foi usado para o ciberataque é uma nova variação do vírus e está sendo chamado de WannaCry, WanaCrypt0r 2.0, Wanna Decryptor 2.0, WCry 2, WannaCry 2 e Wanna Decryptor 2.
Como se proteger do ciberataque
Em um momento como esse você pode estar se perguntando: se mesmo uma empresa de nível multinacional é atingida por um vírus, como posso proteger meus negócios? Uma dica de extrema importância é manter seu software constantemente atualizado. A tal falha do Windows, que permitiu a entrada do vírus em diversas máquinas, já havia sido corrigida pela Microsoft, no entanto nem todos os usuários fizeram a atualização, o que deixou uma brecha para invasores.
Outra solução para esse tipo de problema está no backup da nuvem – a melhor maneira de garantir que informações estejam completamente seguras, já que os arquivos são sincronizados com a nuvem de forma automática e externa. E mesmo se sua máquina for infectada por Ransomware ou outros vírus, com o backup na nuvem todas as informações e dados de seu sistema são facilmente recuperados.
Penso Cloud Backup
A Penso, sempre preocupada em oferecer as melhores soluções e possibilidades a seus clientes e parceiros, conta com o Penso Cloud Backup. Nosso sistema de backup na nuvem é uma solução completa que conta com garantia de arquivos corrompidos, compatibilidade com qualquer sistema operacional, emissão de relatórios por e-mail e redução de custos. Para mais informações, acesse: https://www.penso.com.br/backup-na-nuvem/