Parcerias estratégicas são as que contribuem efetivamente para que as empresas alcancem os seus objetivos de negócios, mudando a experiência de seus clientes.
Uma parceria que se revela muito bem-sucedida para a Penso Tecnologia é com a Segeti Consultoria, com mais de 50 anos de mercado e 300 clientes, para a qual presta serviços de suporte de TI desde junho de 2019, com resultados de impacto logo no primeiro ano de contrato.
Segundo Marcelo Moura, Diretor de Inovação e Tecnologia da Segeti Consultoria, o grupo vinha de um processo amplo de inovação, reposicionamento da marca e expansão do negócio, além da reorganização das 5 empresas constituídas.
“É um case interno que ganhou repercussão no mercado. Reorganizamos o grupo, escolhemos e juntamos duas empresas que tinham maior ativo intelectual, mais eficiência operacional e maior tração financeira. Reposicionamos o negócio e fizemos um completo processo de transformação digital que passou por tecnologia, produtos, processos e pessoas”, destaca Moura.
Como a Segeti Consultoria conheceu a Penso Tecnologia?
Em meio a todo processo que a empresa conduzia, houve também a necessidade da troca do fornecedor de suporte de TI. É aí que entra a Penso Tecnologia, com todo seu know-how para ajudar na evolução da consultoria.
Uma coisa que Moura destaca é a melhora na qualidade de serviço com a contratação do novo fornecedor, já que o grupo levaria todo o parque de servidores da operação para a nuvem.
“Conhecemos a Penso Tecnologia em eventos que participamos e fizemos uma concorrência de mercado onde participaram diversas outras empresas. A necessidade era ter um parceiro que tivesse mentalidade digital, muito mais agilidade e maior governança corporativa, para dar sustentação a nova operação que seria lançada em 2020, além do suporte para as mudanças digitais em curso. Realizamos uma análise comparativa entre a qualidade técnica das empresas versus a realidade financeira, e a Penso Tecnologia se destacou pelos serviços que oferecem”, explica.
O contrato iniciou-se em junho de 2019. O objetivo da Segeti Consultoria era melhorar a qualidade do suporte de TI e não apenas otimizar os tempos de respostas do service desk, mas principalmente a qualidade na administração dos servidores.
“Entendemos que precisávamos manter uma resposta de mais alto nível aos nossos clientes, portanto, seria fundamental contratar um fornecedor que nos atendesse melhor. Hoje temos a administração dos servidores feita pela Penso Tecnologia e o service desk em ambiente remoto funcionando muito bem”, comenta Moura.
Transição da operação para a nuvem
A questão da pandemia não teve impacto na Segeti Consultoria, segundo o executivo, porque a empresa já tinha planejado a migração dos servidores para a nuvem.
“Quando se instalou a quarentena, migramos o pessoal de operação, cerca de 60 pessoas, para o home office naturalmente e de forma tranquila. Não tivemos nenhum impacto operacional ou indisponibilidade nos serviços e dos servidores. Na prática, apesar de sermos uma empresa pequena, mas uma boutique de consultoria tributária e contabilidade que não pode parar, contamos com uma excelente estrutura e temos ISO 9001 há mais de 20 anos. Durante a pandemia, recebemos e fechamos novos contratos por estarmos mais preparados do que outros players”, explica o executivo.
A empresa conta com uma organização de processos bem estruturada. Basicamente toda a operação de produção é documentada. Além disso, com a Penso Tecnologia, a consultoria desenvolveu uma documentação mais madura para a gestão dos processos de TI.
Com a entrada da Penso Tecnologia, afirma Moura, houve um ganho de sinergia muito grande. “Tivemos não só melhoria na qualidade de serviços, do tempo de resposta e da qualidade de atendimento, mas também na parte da governança.
Suporte da Penso foi fundamental para a adaptação para o home office
Com a decretação da quarentena, a Segeti Consultoria contou com o suporte da Penso Tecnologia para alocar seu pessoal para o sistema home office. Aliás, este foi um dos destaques, já que foi necessária a transferência de equipamentos necessários ao trabalho, bem como toda a adaptação para a conexão das estações de trabalho.
“Tivemos de fazer a instalação das máquinas de cada um dos colaboradores nas primeiras horas e pudemos contar com a expertise da Penso Tecnologia remotamente. Como todos os nossos serviços são em nuvem, incluindo o telefone, a partir do momento em que se liga a estação de trabalho é como se fosse um workplace. Todo o processo ocorreu com segurança e a Penso Tecnologia foi um braço direito neste trabalho”, ressalta.
De acordo com Moura, com a Penso Tecnologia a TI da empresa não fica limitada. “Sempre temos uma equipe para dar suporte de servidores e computadores, isso nos traz segurança. Os nossos chamados de usuários são atendidos por um analista que já conhece as nossas necessidades. Sejam chamados para o sistema operacional, conexões de rede, acessos aos setores de produção ou para cloud.
Eventualmente temos chamados avançados de tecnologia de níveis 2 e 3, feitos para a Penso Tecnologia. Pois é um tipo de chamado mais voltado para configurações e rotinas de backoffice e de servidores, do nosso data center e setor de aplicações, como sistemas e banco de dados. E sempre somos atendidos com muita eficiência”, explica.
Moura destaca a dedicação a eficiência do atendimento da Penso Tecnologia, cujo suporte remoto funciona bem. O mais importante, segundo ele, é que existe uma grande sinergia na parceria a Penso Tecnologia. “Temos uma parceria de sucesso, tanto que já indicamos para vários clientes e até mesmo para concorrentes. Como nossa empresa é bem antiga e muito consultada no setor por outras empresas, pelas boas práticas que usamos, sempre recebemos solicitações de indicações e o trabalho da Penso Tecnologia é indicado para os nossos parceiros porque testamos de verdade e confiamos. Para indicar, você precisa confiar”, ressalta.
Planos para o futuro da Segeti Consultoria
Segundo Moura, como a Segeti Consultoria já está 100% em ambiente de cloud, isso mostra maturidade na empresa em TI, e como o serviço da Penso Tecnologia já está endereçado para cloud, a ideia é fazer a migração dos servidores de nuvem para a cloud da Penso Tecnologia também, projeto já em análise e andamento.
A Penso Tecnologia acompanhou e apoiou o processo da migração do ERP da consultoria para a nuvem também. A Segeti continua evoluindo digitalmente e usa mais de 8 plataformas diferentes em cloud. “Então,é parte dos nossos planos fazer toda a migração para a nuvem da Penso Tecnologia, e continuar ampliando a adoção de tecnologias digitais como Machine Learning, Big Data & Data Science e Cyber Security, para continuar com a transformação digital e levar o negócio a novos patamares. Este é o nosso ideal”, conclui.