Sobre a Progen
Criada em 1987 por um pequeno grupo de engenheiros da cidade de Cajatí, sul de SP, a Progen é uma empresa brasileira de projetos de engenharia. Durante os anos 90, a empresa cresceu significativamente tanto em número de profissionais quanto de clientes atendidos. A partir do ano de 2000, a empresa passou a atender empresas como Vale, Grupo Votorantim, Merial e Grupo Anglo American, e expandiu sua presença territorial. Atualmente, a empresa possui mais de 2.500 colaboradores espalhados entre São Paulo, Vitória-ES, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA, Belém-PA, São Luís-MA, Rio de Janeiro-RJ e Neuquén na Argentina. A Progen figura entre as seis maiores do setor de Projetos & Consultoria, com faturamento acima de R$400mi, e é considerada a maior na área de mineração e metalurgia.
Crescimento aliado ao compromisso
Para atender clientes expressivos e manter seu crescimento, a Progen criou seu SGI (Sistema de Gestão Integrado) com procedimentos, instruções e padrões de trabalho, que atendem ao que é estabelecido nas normas NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004 e considera, também, as práticas de gestão preconizadas pelo PMI® através do PMBOK®.
Esse Sistema de Gestão Integrado define uma metodologia para gerenciamento de todos os projetos da empresa garantindo a qualidade do produto final, o atendimento às expectativas dos clientes e também, o cuidado e o respeito ao meio ambiente (em todas as atividades desenvolvidas).
As exigências para atender empresas como Vale, Petrobrás, entre outras, são inúmeras e, além das normas e boas práticas relacionadas à engenharia, que é o core business da Progen, essas empresas avaliam uma série de fatores internos, que envolvem Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. “A empresa precisa estar adequada a uma série de boas práticas e comprovar sua capacidade técnica nas auditorias realizadas pelos clientes” conta Rodrigo Cesar Oliveira, gerente de TIC da Progen.
A necessidade de assegurar os dados de clientes
Entre as boas práticas de TIC estipuladas, tanto pela própria Progen quando por seus clientes, existia a necessidade de armazenar os dados em um Data Center, além do backup que já era realizado constantemente através de uma ferramenta de armazenamento em fita.
A cada novo projeto da Progen, uma série de documentações deve ser apresentada, e a TIC precisa demonstrar que os dados e informações do cliente ficarão em um local confiável, com altos níveis de segurança e com plano de contingência. “Em alguns casos, os clientes visitam pessoalmente para avaliar nossa TIC, onde e como os dados ficam armazenados” conta Rodrigo.
Escolha do backup remoto
A Progen identificou que o backup remoto seria o mais recomendado para prover para seus clientes a segurança exigida, além do backup local que já vinha sendo realizado. Segundo Rodrigo, a necessidade de um backup remoto vinha de longa data e a solução é fundamental para que a empresa aumente a segurança da informação.
A partir de 2010, a Progen passou a testar uma série de ferramentas disponíveis no mercado e, em 2012, procurou a Penso para avaliar a sua solução de backup remoto. “No início, a própria Penso subestimou o volume de dados que a Progen possuía para armazenar e assegurar”, conta Rodrigo. Segundo ele, foi necessário dimensionar melhor o projeto para acertar a estratégia de implantação da solução de backup, e a Penso foi um parceiro fundamental nesta etapa.
No total, foram contratados 7TB de dados para a realização de backup, e boa parte do volume de dados já se encontra armazenado dentro do serviço. Realizar uma implantação deste porte não é simples. “Nós temos sete unidades, cada uma com uma necessidade diferente”, acrescenta Rodrigo. Atualmente, as sete unidades da empresa estão bem atendidas com backup e restore, da Penso.
Segurança duplicada
Segundo Rodrigo, é fundamental que a empresa possua uma duplicidade no backup, sendo um realizado local e o outro remoto, para garantir a segurança. “Nós precisamos assegurar que um serviço resolverá o problema, caso o outro falhe, para dormir a noite” brinca ele.
Para a Progen, a solução de backup gerenciado da Penso ofereceu uma enorme vantagem para a empresa, que se preocupa em atender as exigências de seus clientes e também suas próprias. “A simplicidade de uso aliado ao custo/benefício foram fatores determinantes para escolha do produto”, finaliza Rodrigo.