O Salusse Marangoni Advogados (SMA) é um escritório de advocacia com mais de 20 anos de experiência que atua nas diversas áreas do direito empresarial. Possui sua sede na Av. Paulista e duas outras unidades, uma localizada no Centro de São Paulo e outra na cidade do Rio de Janeiro, contando ainda com uma rede de correspondentes no Brasil e no exterior. Ao todo, são mais de 200 profissionais entre sócios, advogados e funcionários administrativos que trabalham para desenvolver soluções criativas e eficazes para suprir as necessidades dos clientes.
Um das preocupações do SMA é estar atualizado com o que há de mais atual em tecnologia e telecomunicações, por isso a equipe responsável por TI avalia as tendências e inovações de mercado e possui rigorosos padrões para selecionar o que existe de melhor, tanto em tecnologia quanto em prestadores de serviço.
Decisão sobre o datacenter
Em 2013, surgiu a oportunidade de o SMA mudar todo o andar administrativo, antes localizado na Av. Paulista, para o Centro, o que inclui também a TI do escritório. O escritório aproveitou a mudança para por em prática um plano que já vinha sendo avaliado: migrar seu datacenter para a nuvem (cloud computing), pois há tempos também se buscava uma solução de contingência mais eficaz.
Segundo Bianca Lerario, diretora administrativa do Salusse Marangoni Advogados e responsável pelo trâmite da mudança, o escritório já utilizava uma solução de e-mail corporativo na nuvem e vinha avaliando a possibilidade de ter em cloud todo o seu datacenter. “Como teríamos um custo com mudança e aquisição de novos equipamentos, foi um bom momento investir o tempo e o orçamento no projeto de cloud computing” conta Bianca.
Além de estudar as tendências de mercado e identificar que a nuvem é uma tecnologia que todas as empresas deverão aderir, o SMA contou com todo o know-how da Penso para obter as orientações necessárias e desenhar o processo. “Foi uma decisão inteligente baseada nas tendências do mercado e nos conhecimentos passados pela Penso”, complementa Bianca.
Projeto de migração
A Penso Tecnologia é uma empresa especializada em projetos de nuvem e possui experiência com escritórios jurídicos, por isso entende a importância do negócio do SMA. Como o prazo da mudança da unidade da Av. Paulista para o Centro era de 30 dias, as equipes alinharam um cronograma considerando a migração durante um feriado, de modo oferecer o mínimo impacto possível para a operação do SMA.
Após 27 dias de obras físicas, o SMA teve 3 dias para fazer toda a instalação da infraestrutura de TI no novo escritório. Foi necessário esperar o fim do expediente de toda a equipe para iniciar a migração dos sistemas, arquivos e dados para o datacenter na nuvem e fazer toda a logística dos equipamentos, operação que levou todo um feriado próximo a um final de semana para ser realizada.
Logo após o fim de semana prolongado, toda a equipe já estava instalada no novo endereço e apta a retomar os trabalhos. “Conseguimos concluir o necessário para que as operações retornassem ao normal, e a Penso foi um parceiro chave para tornar isso possível”, conta Bianca. Segundo ela, o único empecilho apresentado no pós-projeto foi a lentidão dos sistemas causada pelo link do fornecedor de telefonia, que logo foi solucionado.
Ganhos em colaboração e desempenho
Hoje a infraestrutura de TI do SMA está 100% na nuvem e conta com dois servidores locais em cada unidades apenas para caching. Como o escritório é composto por três unidades e possui clientes e correspondentes por todo o Brasil e exterior, existe uma grande necessidade de colaboração entre as equipes e disponibilidade para acessar a informação a partir de qualquer local do mundo. O escritório utiliza o SisJuri da Totvs como seu ERP, que também passou a ser acessado na nuvem a partir de desktops virtuais.
Um dos fatores mais importantes considerados na decisão do SMA é a segurança que a nuvem apresenta. O projeto desenhado pela Penso engloba proteção contra invasões através de firewall de última geração, planos de backup e restore, níveis de acesso para usuários, entre várias outras vertentes que compõe a segurança e continuidade que o SMA precisa para operar com tranquilidade. “Já podemos enxergar os ganhos esperados com o uso da cloud computing e estimamos obter o retorno do nosso investimento no longo prazo” finaliza Bianca.