Com um suporte de TI esporádico, cerca de treze estações de trabalho e muitos números e documentos envolvidos, a RBC contabilidade, após uma análise de riscos, identificou a necessidade de melhorias em sua estrutura de TI. Foi então que depois de uma vasta pesquisa de mercado, um dos diretores da contabilidade encontrou na Penso Tecnologia a solução para seu modelo de trabalho. “Um dos principais pontos que me chamou atenção foi que a carteira de clientes da empresa tinha relação com meu segmento. Eles atendem muitos escritórios de advocacia. Então eu vi uma certa similaridade para me atender”, afirma um dos diretores da RBC, Sérgio Bertolacini.
Hoje o escritório conta com diversas soluções de nuvem para contabilidade da Penso, que vão desde os servidores de arquivos em nuvem, com o vBox, até o PensoMail. “Ao mudarmos para a Penso, deixamos de ficar limitados ao conhecimento de uma única pessoa. Agora temos sempre uma equipe para dar suporte e isso traz uma segurança bem maior para a empresa. A Penso disponibilizou um analista preferencial a nós, que já conhece o perfil de cada um dos meus usuários. Isso é outra característica que é um grande diferencial para nós”, explica o diretor.
Nuvem para contabilidade
Dessa parceria, um dos principais ganhos para a RBC foi em relação ao uso da nuvem. “Ter colocado o meu software principal em nuvem me deu uma segurança de não perder dados. Usando servidor físico, se der algum problema e eu perder isso, joguei anos de trabalho fora, porque, contabilidade é registro de informações, seja um documento ou papel, por mídia ou digital. Com a nuvem não corro mais esse risco. Outra vantagem é que se acontecer algum problema no escritório, podemos trabalhar home-office, já que a nuvem pode ser acessada de qualquer local. Isso aumentou meu ganho e minha produtividade. Ter migrado para a cloud também me dispensou de ter custo com servidor. Para nós da RBC foi muito vantajoso financeiramente, sem contar a questão da segurança”, explica.
Benefícios
Para Bertolacini, a parceria tem sido positiva. “Ano passado tivemos um problema com um vírus (Ransomware) onde a empresa foi muito parceira e atuou rapidamente para resolver o problema, que foi, inclusive, detectado pela própria Penso. Não perdemos informações graças à agilidade da empresa. Outro aspecto positivo é que ao fechar um pacote fixo com a Penso, estão sempre prontos para nos atender. Demais empresas de TI costumam cobrar por horas de trabalho ao invés de fechar um valor único. Então eu queria enfatizar que isso faz muita diferença”.
Mais do que oferecer soluções em TI, a Penso está disposta a trabalhar de acordo com as necessidades dos clientes. Isso trouxe a segurança e confiabilidade que a RCB estava buscando. “Para o nosso tipo de serviço, ter estrutura é primordial. E logo eu entendi que a especialidade da Penso é trabalhar com esse apoio à TI, trazendo mais segurança”, finaliza.