Em meio à pandemia e à migração dos servidores para a nuvem, o Grupo Caltabiano contou com um parceiro inestimável: a Penso Tecnologia.
A parceria de suporte de TI já dura 2 anos, sendo que antes o grupo contava com outro fornecedor que não conseguia atender todas as suas necessidades. “Quando contratamos a Penso Tecnologia, ficamos com dois técnicos residentes para nos atender. Um pessoal preparado e muito mais qualificado do que o que tínhamos. E o melhor, com redução de custos”, conta Ricardo Dorta, gerente de TI.
O Grupo Caltabiano está há mais de 95 anos entre as maiores concessionárias de veículos do Brasil, com lojas em São Paulo e Brasília. Atualmente conta com 15 pontos de venda que comercializam 12 marcas.
A Penso Tecnologia oferece ao grupo service desk de nível 1, com dois assistentes alocados na Caltabiano, e também remotamente serviços de Nível 2 e 3.
Sobre o tempo de atendimento remoto, Dorta ressalta que, com a migração para a nuvem, o volume de chamados diminuiu, mesmo durante a quarentena. “Então, nosso tempo de SLA, dependendo da ocorrência, é de 1 ou 2 horas. Os tipos de chamados não mudaram. São basicamente chamados para acesso a e-mail, internet e instalação de sistema, entre outros”, explica.
Mas ressalta que os principais diferenciais apresentados pela Penso Tecnologia vieram do atendimento de Nível 2. “Tínhamos problemas graves com isso, cujas soluções deveriam ser simples, mas para nós não eram. Quando a Penso Tecnologia entrou, o tempo de solução destes problemas mudou completamente”, destaca.
Suporte da Penso Tecnologia foi fundamental durante o home office dos colaboradores
Dorta enfatiza que o apoio da Penso Tecnologia durante a pandemia, com a transferência do pessoal para o home office, foi essencial.
“Os residentes que atuaram diretamente neste trabalho foram bastante profissionais. Foi sensacional o trabalho dos dois. Principalmente porque estávamos no meio da migração dos nossos servidores para a nuvem. Em meio a tudo isso, aconteceu a pandemia e tivemos de transferir todo o pessoal para o home office”, conta Dorta.
A transferência de 100 usuários, tanto de São Paulo quanto de Brasília, foi feita do dia para a noite, como na maioria das empresas.
“Quando o governo declarou a quarentena e percebemos que não poderíamos mais abrir as lojas, tivemos de preparar tudo. Foi preciso liberar acessos e permissões aos usuários, fazendo conexão remota nas máquinas das pessoas para poder configurar o acesso. Nós já tínhamos este formato na gestão com alguns funcionários, então não foi tão problemático replicar para os outros usuários”, explica o executivo.
Além disso, havia dois cenários: a maioria dos computadores era da empresa, mas alguns colaboradores trabalhavam em seus equipamentos pessoais, na maioria, equipes administrativas: financeiro, contábil, compras, corretora de seguros, fiscal, gerência e alguns vendedores
Segundo Dorta, “Esse cenário de alguns colaboradores trabalharem com seus computadores de uso pessoal deu bastante trabalho, porque os técnicos precisaram validar as máquinas, atualizá-las, fazer upgrade de versão, colocar antivírus. Então, o trabalho de transferência foi bem detalhado em termos de segurança”.
Embora a maioria já tenha voltado ao trabalho na empresa, alguns poucos colaboradores do grupo de risco continuam no modelo de trabalho “home office”.
Diferenciais do atendimento da Penso Tecnologia
De acordo com Dorta, um dos principais benefícios do trabalho da Penso Tecnologia é a segurança. “Isso é fundamental para nós. Mesmo que a gente tenha algum problema, confiamos que a Penso Tecnologia vai resolver. Então, é uma garantia de qualidade que nos é dada. Tanto é que a prova de fogo foi a migração dos servidores e a transferência para o home office. Foi tão fantástico que somente a minha diretora sabia que estávamos fazendo a migração para a nuvem. E mais ninguém percebeu”, comemora.
Outro ponto que Dorta destaca é a documentação e diagnóstico de TI realizado pela Penso Tecnologia e o canal de relacionamento com os gestores da área. “Antes tínhamos uma documentação muito falha. Mas temos um residente alocado que está criando um novo documento e temos conversado muito sobre isso. Algo que é muito importante ressaltar são as visitas do gestor da área. A frequência de reuniões de feedback e a disponibilidade dos gestores significam um canal aberto, o que é um diferencial.”
Para Dorta, a parceria tem sido muito positiva. Mais do que só oferecer soluções em TI, a Penso Tecnologia consegue atender as necessidades dos seus clientes, trazendo a segurança e confiabilidade que o Grupo Caltabiano buscava. “Precisávamos de melhor estrutura e a especialidade da Penso Tecnologia é trazer mais segurança com este apoio à TI”, garante. E revela que já recomendou a Penso Tecnologia inúmeras vezes para outras empresas.
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