A atuação na pandemia e o excelente atendimento da Penso com a Toyota Material Handling Mercosur (TMHM-B) estreitou ainda mais essa parceria. O relacionamento entre as empresas, que já dura mais de 1 ano, começou por meio de um antigo fornecedor que foi incorporado pela Penso.
A Toyota Material Handling Mercosur conheceu a nova companhia, gostou da abordagem e mantiveram a parceria, agregando novos valores de negócio e soluções para o cliente.
O gerente de TI da Toyota Material Handling Mercosur, Kalil Petermann Choueiri, conta que o fator decisivo para essa continuidade com a Penso foi o fato do fornecedor entregar tudo o que prometeu e muito mais. “Oferecem um relacionamento excelente, profissionais qualificados e especializados que realmente entendem do que fazem”, afirma ele.
Para Kalil, foi um verdadeiro upgrade na qualidade dos serviços e o que era bom ficou ainda melhor. Entre as melhorias oferecidas pela Penso entraram a padronização de processos, ações preventivas e uma melhor estrutura de TI. Mas foi o “banho de loja” que conquistou a Toyota Handling Mercosur.
“A Penso possui uma segmentação por tipo de serviço como ambiente de redes, segurança da informação e infraestrutura de TI. Todos os processos seguem uma padronização com script e check list. Os profissionais sabem exatamente o que tem que fazer para corrigir problemas”, enfatiza.
Para ele, essa forma de trabalhar deixa tudo mais organizado antes de desenvolver novos trabalhos. A Penso atualmente é o principal parceiro relacionado a ambientes de rede de computadores da Toyota Material Handling Mercosur.
Diferenciais da Penso para a Toyota Material Handling Mercosur
Entre as soluções contratadas pelo cliente, desde 2020, está o Penso Full Managed. Esta modalidade conta com um analista especialista da Penso alocado dentro da Toyota Material Handling Mercosur. Ele atua como reforço da equipe interna no processo de administração de redes e atendimento ao usuário.
Segundo o gerente de TI, este tipo de atendimento e relacionamento é um diferencial que garante segurança e facilidade. “Com o profissional alocado temos agilidade na resposta, um bom atendimento nas ocorrências e o melhor, mantemos um relacionamento muito próximo”, conta.
Kalil explica que isso não é comum neste ambiente de TI, pois sai dos processos automáticos e muda a visão deste tipo de serviço, humanizando o contato. Para ele, com o grau de especialização da Penso, manter um profissional alocado é um facilitador e um acelerador na busca de solução, garantindo fluidez nas respostas para as demandas.
Suporte e agilidade durante a pandemia
Kalil comenta que a pandemia tem sido um aprendizado movido pela necessidade. “O coronavírus trouxe uma evolução de 5 anos em 5 meses, então tivemos que nos reinventar com uma velocidade monstruosa, e o poder de reação de cada um é que faz a diferença neste momento”.
Para o gerente de TI, a relação da Penso com a Toyota Material Handling Mercosur foi fantástica. “Eles se posicionaram rapidamente no mercado, com tranquilidade e serenidade. E foram diretos: apesar desta grande onda, desse tsunami, estamos preparados para atender vocês”, relembra.
A Penso contribuiu em dois aspectos com o cliente: na estrutura de acesso remoto (VPN) e com uma maior proteção de segurança da rede, com firewall atualizados e adequados à necessidade atual.
A implantação da VPN foi realizada em tempo recorde, com uma tecnologia muito mais moderna. “Em uma semana, eles concluíram essa etapa e ficamos com 100% da empresa operando remotamente com segurança. Se não fosse pela Penso, não conseguiríamos fazer isso”, garante.
No Brasil, segundo Kalil, são aproximadamente 500 usuários, sendo até 90% deles suportados em home office. Esse número chegou a 95% durante as fases emergenciais (fases vermelha e roxa) de maior restrição devido à pandemia. Com o suporte da Penso, a companhia foi capaz de manter o mínimo de colaboradores necessários, operando localmente apenas realizando trabalhos manuais como pintura, reparo e ajustes.
No quesito proteção de segurança de rede, a Penso também teve um papel fundamental. Kalil explica que teve que ser feita uma grande adaptação no firewall e na estrutura de acesso e segurança. “A Penso incluiu camadas de segurança nos equipamentos corporativos, que não tinha antes e um firewall de primeira linha, além de um antivírus automatizado”.
“Somos uma empresa japonesa, perfeccionista e exigente com a qualidade. Foi tudo implantado em tempo recorde, mas executado com muita eficiência e planejamento pela Penso”, acrescenta. Hoje a Toyota Material Handling Mercosur é 100% superior ao que era antes da pandemia.
Perspectiva para uma parceria de sucesso
O futuro desta grande parceria é promissor. Para Kalil, há possibilidades de ampliar a parceria para novos negócios, dentro do grupo, principalmente no Mercosul.
“Somos líderes mundiais neste setor e acredito que é um negócio com grande possibilidade de expansão em países emergentes e com grande potencial como o nosso. A retomada da economia após a pandemia promete. Se a Toyota Material Handling Mercosur cresce, levamos os melhores, como a Penso, junto”, afirma.
Ele revela também que os novos projetos em segurança terão que contar com complementações ao longo do tempo. “As novas tecnologias de RPA, automação, processos e serviços voltados para infraestrutura de TI aplicadas aos novos negócios geram valor e certamente estão na nossa parceria”.
Kalil reforça que a Toyota Material Handling Mercosur conta com a parceria da Penso na busca e no desenvolvimento de 4 pilares: inovação e diferenciais; uso de novas tecnologias para melhorar o tempo de execução; resultado e custo, além da alta disponibilidade.
E ainda acrescenta que segurança, apoio ao suporte ao usuário, firewall, VPN, todas essas soluções repercutem em crescimento orgânico interno e com certeza contarão com o apoio da Penso.
Relacionamento: mais um destaque da Penso Tecnologia
Para o gerente de TI empresas como a Penso, que têm empatia e realmente se preocupam com o cliente, se destacam. Kalil complementa que protocolos bem definidos em conjunto com o relacionamento e o entendimento do cliente, trazendo resultados, como a parceria com a Penso, é para poucos.
Segundo Kalil, há uma imensa satisfação quando a empresa tem este olhar de consultoria com o cliente e para o cliente. “A atenção personalizada gera confiança e mais proximidade o que, naturalmente, se reverte em mais parceria e fidelidade. Com certeza esse é um diferencial da Penso”.
Kalil reforça que conhece muitos gestores de TI com quem troca experiências de fornecedores e a Penso sempre é lembrada com uma recomendação positiva. “Sou muito rígido com a escolha de fornecedores e levaria a Penso comigo em qualquer outra empresa que eu trabalhasse”.
Ele ainda reforça que recomenda tranquilamente pelos bons recursos humanos. “Eles cuidam muito bem dos seus colaboradores e isso reflete na qualidade que prestam na empresa do cliente, no dia a dia de trabalho”, enfatiza.