Desde sua fundação, em 1998, a Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes é a maior fabricante de anidrido ftálico da América Latina. Usado principalmente na produção de plastificantes, resinas de poliéster insaturado e resinas alquídicas.
Com uma área produtiva de 21 mil metros quadrados e 100% comprometida com os padrões globais de qualidade, segurança e responsabilidade ambiental, a empresa está sempre em busca de aprimoramento e novas soluções para atender às diversas necessidades de seus clientes. Apenas como exemplo, sua área de pesquisa e desenvolvimento visa criar inovações nas áreas da Alcoolquímica, Química Fina e Química Verde.
Com a gestão de Tecnologia da Informação a cargo de Jefferson Rodrigues da Silva, supervisor de TI, a Petrom estava há alguns meses à procura de uma ferramenta de gerenciamento de e-mails para substituir a antiga, que foi descontinuada. A antiga ferramenta era instalada diretamente no servidor, no modelo on premise, o que torna o processo mais pesado e engessado.
Ao pesquisar com colegas de outras empresas, foi-lhe recomendado o PensoMail Zimbra, disponibilizado pela Penso Tecnologia. Depois de pesquisar na internet, a Petrom entrou com contato com a Penso, que lhe deu todo o apoio, uma vez que tem experiência na migração da ferramenta antiga.
“Visávamos modernizar nosso ambiente e ganhar autonomia, uma vez que quando tínhamos problemas de e-mails que não chegavam, por exemplo, precisávamos abrir um chamado no fornecedor que demorava 3 a 4 dias para ser resolvido”, conta Rodrigues.
A implementação do PensoMail Zimbra
O maior desafio para a implementação do PensoMail Zimbra foi fazer os usuários entenderem a mudança. Por isso, foi feito um trabalho interno de conscientização com os colaboradores.
“Explicamos que era necessário fazer a mudança por conta da descontinuação da ferramenta anterior. Além disso, asseguramos que trocaríamos por uma solução brasileira, justamente para evitar a falta de suporte e garantir a continuidade da qualidade”, explica Rodrigues.
Segundo Rodrigues, a mudança sempre traz dificuldades para as pessoas e, em um primeiro momento, elas não conseguem ver as vantagens. No entanto, passados 4 meses da migração, a empresa fez uma pesquisa e detectou que praticamente 80% dos usuários estão satisfeitos.
O trabalho realizado até a migração ser implementada foi concluído em 6 meses. Até completar a migração houve um período de testes, em que as duas ferramentas rodaram em paralelo para ver se funcionariam bem. E tudo correu de modo tranquilo. No dia marcado para fazer a transferência do sistema, o processo rodou naturalmente.
“Foi muito impressionante, pois migramos um sistema pesado sem ter nenhum problema grave. Marcamos a migração para uma segunda-feira. Então no domingo fizemos o backup, atualizamos o sistema e na segunda a ferramenta PensoMail Zimbra começou a rodar. Gostaria de destacar o excepcional trabalho durante a pandemia do nosso analista de suporte Fabiano da S. Ricardo e da equipe da Penso nesse sentido”, conta o supervisor de TI.
Benefícios do PensoMail Zimbra na Petrom
Após alguns meses de utilização, os usuários começaram a enxergar a maior vantagem do PensoMail Zimbra: a facilidade de acesso de qualquer lugar. Hoje o acesso mobile está disponibilizado para qualquer usuário.
Como a solução está ancorada em uma nuvem de alta disponibilidade, apresenta excelente desempenho em operações complexas. Suporta um grande volume de caixas postais, oferecendo serviços gerenciados de e-mail e colaboração.
Outro benefício é que o PensoMail Zimbra permitiu os usuários visualizarem seus Spams. Agora eles próprios podem verificar na caixa postal onde os e-mails estão. E, caso uma mensagem seja bloqueada, eles próprios são capazes de liberá-las. Não é mais preciso abrir um chamado para o suporte.
Os usuários também podem resolver sozinhos algumas configurações, inclusive escolhendo os endereços que desejam receber ou bloquear. “O processo melhorou bastante, já que a usabilidade é muito boa e o feedback dos usuários também é excelente. Foi muito melhor do que imaginávamos com toda equipe usufruindo dos benefícios em performance, devido à robustez da ferramenta”, destaca.
Ou seja, o trabalho do setor de TI reduziu muito, bem como os problemas. “Sem contar da extinção do planejamento para a compra de um novo servidor e a realização de treinamentos para a administração interna dos e-mails. Essas preocupações não tenho mais”, garante Rodrigues.
Vantagens da parceria
Enquanto as outras ferramentas limitam o uso de aplicativos, o PensoMail Zimbra é customizável. Com isso, a empresa pode contratar planos escaláveis que se adaptem às suas necessidades. E mais: o valor da assinatura, no plano mais completo oferecido pela Penso Tecnologia, é inferior ao dos concorrentes.
Rodrigues destaca a customização como uma grande vantagem. “Eu já indiquei para vários conhecidos e já recebi bons feedbacks. As pessoas já conhecem os benefícios do PensoMail Zimbra. ”
De acordo com Jefferson, a customização do PensoMail Zimbra torna a ferramenta mais econômica. “Com o outro fornecedor era necessário comprar o pacote completo. Já com a Penso posso adquirir somente o que preciso. Eu tenho usuários que não precisam de grande capacidade de armazenamento, nem de muita memória, então posso personalizar.”
Para o futuro, a parceria deve se ampliar em função do crescimento e das necessidades da empresa. O Penso Mail Zimbra trouxe muita inovação e um ganho de economia grande. “Além disso, garantiu segurança e tranquilidade para os nossos negócios. A migração para a nuvem foi fundamental para os nossos processos”, finaliza Rodrigues.