Há dois anos iniciava-se a parceria entre a Penso Tecnologia e a Unimed Fesp, operadora de planos de saúde federativos com aproximadamente 500 mil beneficiários em todo o Estado de São Paulo. A empresa buscava oferecer para as Singulares um serviço de e-mail de melhor qualidade, segundo o coordenador de infraestrutura do departamento de TI, Leandro Aoki. Ele lembra, que a equipe procurou três dos principais players de mercado, a Microsoft, a IBM e o Zimbra – “A escolha pelo PensoMail Zimbra se deu, devido à robustez, qualidade e ao custo benefício da solução aliada a expertise técnico da Penso Tecnologia em Zimbra como serviço para empresas de grande porte. ”
O coordenador de suporte técnico, Marcos Utyama, recordou as dificuldades que as equipes de TI enfrentavam antes do serviço especializado da Penso: “Nós tínhamos uma necessidade por conta das limitações da ferramenta de e-mail que trabalhávamos aqui na Unimed Fesp, utilizada por todas as Singulares do estado e mais algumas outras Unimeds que são parceiras e estão fora de São Paulo. Tínhamos um alto índice de reclamações por conta de instabilidade e performance, o que diminuiu drasticamente graças à parceria com a Penso”.
PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Foi necessário um planejamento de migração muito bem elaborado, um trabalho que contou com uma ação conjunta entre o time de TI da Unimed e o da Penso, já que havia uma carga de extrema responsabilidade e com milhares de equipamentos, pois a transição seria realizada em aproximadamente quinze mil contas de e-mail. “A implementação foi bem planejada em conjunto com o time da Penso. Nós tínhamos uma expectativa muito maior de termos problemas pós-implantação, até porque a gente tinha que replicar e orientar todos esses times de Unimeds. Entretanto, foi feito um trabalho de transição muito bem organizado, as unidades foram migradas de forma gradativa e o impacto para nós foi bem tranquilo”, conta o coordenador de suporte técnico, Marcos Utyama.
BENEFÍCIOS DA PARCERIA
O PensoMail Zimbra é oferecido com o AntiSpam Barracuda, reconhecido por entregar aos seus usuários segurança efetiva contra ameaças e mensagens indesejadas – Não foi diferente para a equipe de TI da Unimed Fesp: “Além da percepção de aumento da qualidade pelo usuário em relação à ferramenta, houve uma melhora significativa no suporte de primeiro nível e na utilização do serviço de e-mail. O Zimbra é uma solução já consolidada no mercado. Os usuários e as equipes técnicas locais das Singulares Unimed Fesp têm uma autonomia muito grande para utilizar a e fazer uma administração mais transparente”, enfatiza Utyama.
Já Leandro Aoki definiu o suporte prestado pela Penso como um fator diferencial na rotina de trabalho da equipe de TI. O ganho com o suporte ficou evidente no dia-a-dia, pois sua equipe gastava muito tempo para realizar esse trabalho para as filiais. Portanto, como suporte de segundo nível e a infraestrutura de servidor são de responsabilidade da Penso, a equipe de TI conseguiu otimizar seu tempo e os gastos com o armazenamento de dados.
RELAÇÃO COM A PENSO
Nas palavras de Marcos Utyama, “observamos uma diminuição muito significativa na quantidade de atendimentos, houve um grande ganho para a Unimed Fesp, até olhando pela percepção do usuário. A gente até brinca que, se tem menos chamados, a parceria está indo muito bem. Temos também a perspectiva de que ganhamos qualidade de performance e escalabilidade com todas as funcionalidades que o PensoMail Zimbra proporciona. Então, vemos que essa parceria é muito benéfica para os dois lados. ”