Considerada como uma das maiores empresas de operações portuárias de contêineres do mundo, a Santos Brasil é uma companhia que visa inovação e faz investimentos constantes em novas tecnologias. Sob responsabilidade do coordenador de TI, Alex Sandro, a empresa começou a buscar uma nova ferramenta de gerenciamento de e-mails. Essa solução teria que garantir a governança de todo a sua estrutura, que possui aproximadamente cinco mil dispositivos tecnológicos.
Após algumas pesquisas na internet, o coordenador escolheu o Zimbra como a ferramenta ideal e, em contato com o grupo, recebeu a recomendação da Penso como distribuidora oficial da plataforma de e-mail colaborativo no Brasil “Visávamos reduzir custos e modernizar o nosso ambiente que já estava implantado há aproximadamente 10 anos”, conta o coordenador em TI da companhia, Alex Sandro.
CENÁRIO DA SANTOS BRASIL ANTES DO PENSOMAIL ZIMBRA
O cenário de e-mail da empresa era bem complexo e apresentava grandes problemas estruturais, pois a ferramenta que era utilizada não supria a demanda, devido à desatualização do serviço, o que acarretava em uma enorme dificuldade na gestão e administração de todo ambiente de trabalho. “Contávamos com caixas de correios pequenas para o cenário atual e tínhamos um grande número de chamados. Então, a minha equipe tinha que suportar um volume muito alto de correções e configurações”, explica Alex.
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
O maior de desafio seria garantir que o processo fosse o menos traumático possível, causando o menor impacto no trabalho dos usuários. Sendo assim, essa etapa foi conduzida com muita paciência e cautela, trabalhando minuciosamente no desenvolvimento do projeto. Dessa forma, a implantação ocorreu sem problemas. “Eu participei da última migração de e-mail, quando nós tínhamos o Exchange, e naquela oportunidade eu pude ver o quanto foi difícil e traumático a migração de solução de e-mail para outra. Com o PensoMail Zimbra, foi muito diferente. Foi um processo muito tranquilo e eu pude ter uma nova experiência de migração de ferramenta colaborativa. A implantação da solução e a migração do serviço foram fantásticas”, conta o coordenador de TI.
USABILIDADE DO PENSOMAIL ZIMBRA
Para Alex, considerando a alta complexidade de mudança de solução em uma operação tão robusta, seria quase inevitável não gerar impacto nos funcionários da companhia, porém o resultado foi muito positivo. “A usabilidade é muito boa e o feedback dos usuários também são excelentes. Foi muito melhor do que todos nós imaginávamos. Toda a equipe está usufruindo dos benefícios na questão da performance, devido a robustez da ferramenta. Todos os nossos usuários a utilizam e eles são nossos clientes nesse serviço”.
VANTAGENS DA PARCERIA
“As vantagens são inúmeras. Considerando que a Santos Brasil é uma companhia que visa inovação, investimos constantemente em novas tecnologias, sempre visando a otimização dos processos e a facilidade no uso da ferramenta pelos nossos usuários. O PensoMail Zimbra foi mais uma ferramenta que podemos contemplar em nosso ambiente e que trouxe mais segurança, maior usabilidade e muito mais facilidade para os nossos usuários. Facilitou muito também a nossa administração, trazendo muitos benefícios para a minha área, onde a gente pode contar com um recurso de fácil gestão, onerando menos a minha equipe”, finaliza o coordenador.