Você já ouviu falar sobre o body shop ti? A tecnologia está em constante evolução e as empresas precisam investir em profissionais de TI altamente qualificados e atualizados. Porém, esse investimento tem um alto custo e não são todas as empresas que podem arcar com essas despesas.
Diante desse cenário, a terceirização de TI tornou-se a opção de muitos negócios de sucesso, pois oferece um time de especialistas para atender os colaboradores das empresas. Com isso, os empresários ganham tempo para focar em estratégias de otimização de TI para o negócio.
A terceirização oferece hoje alternativas sob medida para cada empresa, dependendo de sua estratégia. Juntamente com o outsourcing e a consultoria de TI, existe a prática do body shop TI.
O que é body shop TI?
Body shop TI é uma prática de terceirização operacionalizada por empresas que colocam profissionais especializados em clientes para executar tarefas específicas, além de serem absorvidos pelas equipes internas no departamento de TI por um tempo determinado. A contratação se dá pelo período em que os profissionais contratados trabalharão nos clientes.
Trata-se de uma estratégia para desenvolver soluções pontuais de TI na empresa. A partir disso, este especialista prepara um funcionário da companhia para dar sustentação à nova tecnologia.
Veja 5 vantagens do body shop TI:
- Elimina a necessidade de recrutamento de profissionais;
- É uma excelente opção para projetos e necessidades pontuais;
- Reduz custos e encargos de contratação;
- Pode acompanhar a demanda de atividades do seu negócio;
- Permite acesso a técnicos especializados em determinadas funções.
A TI é muito importante para o sucesso a longo prazo da organização. Porém, muitas empresas não conseguem formar as habilidades internas necessárias para apoiar o departamento na resposta às mudanças organizacionais. Inclusive o desenvolvimento de estratégias de crescimento.
Se as empresas não considerarem as necessidades de TI e que recursos são precisos para permanecerem competitivas, ficarão para trás. Por isso, a prática do body shop de TI pode ajudar estas empresas a apoiar estratégias mais amplas de crescimento dos negócios.
Qual é a diferença entre o Outsourcing de TI e o Body Shop TI?
Embora sejam processos parecidos, há diferenças importantes entre ambos. O corte de custos é uma questão relevante para as empresas, mas para tomar esta decisão é preciso avaliar o equilíbrio entre ganhos de curto prazo e eficiências de longo prazo.
Outsourcing é o processo de contratação de empresa especializada para desenvolver determinada função, em que todo o escopo do trabalho é definido em contrato. Ou seja, o seu parceiro será responsável pelo gerenciamento de todas as ações da sua área de TI.
Assim, ele prestará contas das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos, em um determinado prazo. Em geral, são serviços sobre os quais a empresa contratante não tem conhecimento ou infraestrutura para executar, mas que são necessários ao seu funcionamento.
O outsourcing de TI é visto como uma das ferramentas mais importantes da gestão empresarial, porque proporciona diversas vantagens para as empresas. Esse tipo de serviço pode aumentar substancialmente a rentabilidade da empresa contratante por diversos fatores.
O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização, sem necessidade de grandes gastos. Isso permite melhor controle dos custos.
Na realidade, ele se torna um parceiro de TI de longo prazo de muitos negócios de sucesso. Pois, os profissionais realizam pesquisas e relatórios que apontam para soluções que resultam em crescimento e lucratividade.
7 vantagens do Outsourcing de TI
- Permite que você se dedique às principais atividades do seu negócio;
- Reduz custos e encargo de contratação;
- Acesso a profissionais especialistas de alta performance;
- Entrega as melhores práticas de TI;
- Maior quantidade de técnicos à sua disposição;
- Segurança de dados;
- Aumento da produtividade.
Qual é a diferença entre a Consultoria de TI e o Body Shop TI?
A consultoria de TI é um serviço que permite à organização identificar o cenário e elaborar estratégias personalizadas para usar a tecnologia a seu favor. Por meio dela, é possível melhorar o desempenho do departamento de TI como um todo, ou algum aspecto específico, usando o know-how de uma equipe externa.
As consultorias de TI baseiam suas orientações nas melhores práticas do mercado mundial. São práticas encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®. Ou seja, sua empresa será orientada a usar padrões internacionais de sucesso para melhorar o seu departamento de TI.
Muitas empresas contratam uma consultoria para dar suporte permanente ao gestor de TI. Como as grandes empresas têm mais recursos, conseguem manter a TI focada em sua estratégia.
A área de TI, nestas empresas, está alinhada à governança corporativa, compliance e padrões internacionais. Problemas rotineiros ocorrem, mas há equipes para resolvê-los.
Já as pequenas e médias empresas contam em geral com uma equipe de TI reduzida que acaba se ocupando mais com atividades emergenciais, consequentemente desvia a atenção da estratégia, processos e sistemas da organização.
Para melhorar o nível de TI, elas precisam analisar melhor como seus recursos estão sendo usados, para elaborar boas estratégias.
Como escolher uma empresa de Body Shop TI
Para adotar o body shop de TI em sua empresa, contrate um fornecedor que funcione como intermediário na alocação dos melhores profissionais para as necessidades do seu negócio.
Veja os principais passos para identificar a parceria ideal:
1. Procure por referências de mercado
Há várias empresas que oferecem serviços de body shop de TI. Priorize as que tenham experiência, boas referências e cases de sucesso, além de um portfólio variado.
2. Opte por valores e objetivos semelhantes
Certifique-se de que ambos os parceiros estejam alinhados, visando os mesmos resultados. A parceria será essencial no processo de retenção de clientes. Por isso, é importante que ela ofereça a melhor experiência a seu público-alvo.
3. Entenda as soluções
Converse com um representante do fornecedor antes de bater o martelo. Esta é a melhor forma de esclarecer o nível de flexibilidade do possível acordo.
Em função da constante evolução do mercado de TI e consequente mudança das necessidades das empresas, um contrato mais flexível é melhor para uma estratégia a longo prazo.
A importância de um suporte de TI
O serviço de suporte de TI é o mais terceirizado pelas empresas, já que precisam garantir a manutenção e funcionamento da sua infraestrutura. Apesar de ser um trabalho essencialmente operacional, tem impacto na estratégia de crescimento organizacional.
Por isso, os parceiros da Penso Tecnologia contam com vários diferenciais no suporte de TI. O principal deles é o relacionamento com o cliente, que garante a elaboração de soluções personalizadas que utilizam a tecnologia em favor de seu crescimento.
Tanto o atendimento remoto quanto o presencial, em que um profissional fica alocado, são administrados por técnicos de TI qualificados para garantir o bom atendimento. São cerca de 180 profissionais envolvidos na solução e no planejamento de TI da sua empresa. Saiba mais sobre o suporte de TI da Penso neste link.
Além dos serviços de suporte de ti, na Penso oferecemos: backup na nuvem, armazenamento na nuvem, email corporativos, entre outros.