Com o setor de TI, é possível fazer uma gestão mais assertiva e encontrar soluções inovadoras. Além disso, a tecnologia da informação possibilita o gerenciamento de dados e informações, além da melhoria em toda a produtividade nos processos da empresa.
Apesar de todo o avanço da tecnologia, as empresas ainda estão “engatinhando” para investirem no setor e a tecnologia da informação é umas das principais áreas para as empresas que querem estar inovando, atualizadas no mercado e até estar à frente da concorrência.
E, muitas empresas que já possuem o setor, muitas vezes não sabem identificar problemas aparentes ou ainda estão vulneráveis mesmo com o setor em sua empresa.
A Penso é uma empresa que se preocupa com todos, pensando nisso, listamos 5 tipos de problemas que as empresas podem ter em seu TI caso haja a falta de cuidado.
5 PROBLEMAS:
Em uma pesquisa feita pela Accenture, destacou-se que o Brasil ocupa o 5° lugar entre os países com mais ataques cibernéticos.
Os ataques cibernéticos são tentativas de cibercriminosos de roubarem informações da sua empresa, de invadirem sistemas, roubar valores financeiros, etc.
Infelizmente, não se pode saber quando sua empresa sofrerá um ataque cibernético, mas sua empresa pode se prevenir. É importante que sua empresa tenha sistemas que possam impedir tais ataques e tenha programas com alta segurança.
Este é um dos problemas comumente entre empresas que buscam economizar e preferem não investir acréscimos em segurança, porém, a verdade é que quando se sofre um ataque cibernético os valores são exagerados e muitas das vezes não se consegue resgatar tudo que foi perdido.
Em uma pesquisa feita pela Forbes em 2021, foi constatado que mais de 30% das empresas podem fechar após um ataque cibernético em alguns países, lembrando que o Brasil é o 5° na lista de países mais atacados por cibercriminosos.
Então, investir em segurança da informação é, na verdade, resguardar seu patrimônio.
Manter sua empresa segura e protegida é mais vantajoso e barato do que ser alvo de ataques cibernéticos.
Quanto de dinheiro sua empresa perderia se ficasse parada um dia? Mas, e se precisar de cinco dias para a recuperação e sua operação ainda estiver parada?
Grandes empresas quebram, mas o que ocorreria com a sua empresa?
Pensando nisso, como está a segurança da sua empresa?
Você já ouviu falar sobre data centers ou armazenamento em nuvem?
O armazenamento interno em nuvem é onde você guarda todas as suas informações. Você pode obter acessibilidade, onde você acessa de onde estiver apenas com um aparelho e internet. Em caso de acidentes, você não perderá seus dados pois estará salvo na nuvem.
Já os data centers funcionam como armazenamento secundário também, mas em local físico, sendo ele externo por não estar dentro de um sistema.
Ambos são considerados como servidores.
Mas, se a sua empresa não contemplar no mínimo um dos dois, seu negócio corre perigo!
Além também da importância do Backup, em que se cria cópias dos seus dados e informações sigilosas. Fazendo com que além do data center e do armazenamento em nuvem, você replique suas informações para um ambiente secundário.
Vamos utilizar um exemplo: Um colaborador da sua empresa é demitido e decide fazer algo para que sua empresa seja prejudicada.
Então, ele apaga todos os dados e informações que possui acesso.
Ou, se a sua empresa sofrer um incêndio e queimar todos os seus arquivos físicos, sejam eles computadores, notebooks, fitas, HDs, etc.
Mas, em ambos casos você não pode recuperar, já que não tem nenhum local secundário com backup. O que você irá fazer?
Se sua empresa tem a cópia dos arquivos, ela vai conseguir um ambiente bom e robusto para voltá-los em segurança?
Mas, quanto tempo demoraria para voltar os arquivos mais críticos?
Sua empresa conseguiria voltar todos os dados, sem exceção?
Mas, caso não tenha, será necessário ficar à mercê da recuperação manual, caso possua a possibilidade, mas infelizmente a probabilidade é quase nula.
Um profissional que não é qualificado é o suficiente para que sua empresa sofra danos.
O setor de tecnologia da informação é abrangente e possui muitos termos e práticas técnicas que é necessário que se tenha pessoas qualificadas para desenvolver tal trabalho.
Conhecimento sempre foi poder, como diria Francisco Bacon. Principalmente quando falamos de uma área que é voltada para a tecnologia e está em constante inovação.
Qualquer erro com informações sigilosas pode impactar diretamente a imagem da empresa e sua receita.
Updates é um termo em inglês que significa atualização. Os updates servem para otimizar sistemas, melhorar processamentos e performance através de atualizações periódicas.
Quando não se atualizam os sistemas, podem ocorrer os famosos bugs que produzem resultados incorretos ou falhas nos sistemas.
Ou, a empresa pode começar a perder produtividade com a lentidão dos sistemas operacionais ou até mesmo dificuldades em seus processos.
Softwares e hardwares precisam estar em constante verificação e atualização.
Geralmente, o próprio sistema alerta quando se precisa atualizar e quando se ocorre, é importante que realize esta ação para evitar os problemas deste tópico.
Com a tecnologia de hoje e o avanço da internet, sabemos da importância de uma internet que possa entregar 100% todos os dias, de forma que os dados processados e os colaboradores possam executar suas funções com rapidez e sem obstáculos.
A qualidade e a rapidez da rede instalada em sua empresa precisam sempre ser ágeis.
Técnicos de TI geralmente são os responsáveis por essa função de verificação da estabilidade da internet da sua empresa e o contato com a operadora responsável para manutenções.
Terceirize seu TI!
Muitas empresas terceirizam o setor de tecnologia da informação, ou seja, contratam uma empresa terceirizada para cuidarem de seus softwares e hardwares.
Contratar uma empresa terceirizada pode trazer vários benefícios, por exemplo:
- Permite que as empresas foquem 100% em seus resultados e não precisem se preocupar com todos os problemas que mencionamos acima;
- Menores riscos de ataques já que possui uma equipe focada;
- Melhor otimização dos processos e maior produtividade;
É necessário que se verifique sempre a veracidade, qualificação, serviços prestados e representação da empresa no mercado antes da contração para que se tenha uma empresa que proporcione segurança e qualidade e não se corra o risco do tópico 3.
Conclusão:
Todos os problemas acima podem ser solucionados, mas é necessário que as empresas conheçam a verdadeira situação de sua empresa e busque as melhores soluções.
Hoje, com o avanço da tecnologia, tem sido cada vez mais perigoso para as empresas estarem expostas sem um setor de TI ou não investirem em terceirizadas que possam cuidar deste setor.
A Penso se preocupa com cada detalhe e futuro clientes, por isso, desenvolveu ferramentas que podem solucionar todos os problemas acima.
Somos referência no setor de TI e temos as melhores plataformas atuando conosco, proporcionando segurança e tranquilidade em que confiamos em nosso trabalho.
Se sua empresa está com algum dos problemas acima, entre em contato conosco e te apresentaremos as melhores soluções para seu negócio.
A Penso resolve para você!