De dois anos para cá, o setor de TI passou a ganhar ainda mais importância dentro das empresas. Isso fez com que gerasse o aumento de contratação de serviços de consultoria e parceiros estratégicos, com o intuito de melhorar a execução das atividades do setor. E é nesse sentido, que cresce a utilização de SLM.
Afinal, para que uma empresa tecnológica possa garantir o máximo de retorno sobre investimento, é importante que a gestão de TI tenha estratégias que possibilitem o acesso a dados precisos.
E uma delas é o SLM, que oferece para a empresa:
- planejamento;
- monitoramento;
- acordo de níveis de serviço;
- documentação e registro dos níveis de serviço.
Quer saber um pouco mais sobre esse conceito, como funciona na prática, qual seu objetivo e benefícios? Então, continue a leitura e confira!
O que é SLM?
SLM é a sigla para Service Level Management, ou Gerenciamento de Nível de Serviço, em português. Este é um nome dado para os aspectos que uma empresa utiliza para avaliar os serviços prestados por parceiros de TI.
Assim, o SLM apresenta métodos de análise para que líderes e gestores possam compreender a qualidade do trabalho, assim como negociar contratos e até sugerir mudanças que se encaixem melhor no que a empresa deseja.
O intuito do SLM é oferecer estratégias para que os parceiros de TI consigam alcançar o máximo de desempenho possível. Fornecendo métodos de evitar desperdícios financeiros e baixa performance, por exemplo.
Qual é o objetivo do SLM?
Agora que você já sabe o que é SLM, é importante também compreender quais são os objetivos. Primeiramente, precisamos compreender que a ideia dele é melhorar o serviço de TI.
Ou seja, o SLM serve para desenvolver formas de mensurar a qualidade do trabalho e alinhar as expectativas dos clientes com a produção dos profissionais.
Dessa forma, o que é alinhado num SLM é:
- custo;
- qualidade e;
- quantidade
Quais os benefícios do SLM?
Existem diversos benefícios que o SLM proporciona para empresas, alguns deles são
- embasamento estatístico na tomada de decisões futuras;
- possibilidade de compreender como cada serviço contratado de TI irá afetará o fluxo da empresa;
- melhora a comunicação entre contratado e contratante;
- maior flexibilidade para contratar serviços de TI;
- melhor alinhamento de expectativa entre as partes;
- possibilidade de ter um bom serviço, com baixo custo;
- maior agilidade para atender as demandas do mercado;
- redução de custos e demandas não previstas;
- fortalecimento entre TI e áreas de negócio;
- diminui as chances de desperdício na empresa;
- supervisão mais eficiente da aplicação do SLA;
- ferramentas mais eficazes para analisar a qualidade do serviço prestado por parceiros de negócio.
Qual a diferença entre SLA e SLM?
É comum que as pessoas acabem confundindo esses dois termos, isso acontece porque ambos seguem a mesma ideia. No entanto, são conceitos diferentes e a diferença está justamente na parte da sigla que difere: o M e o A.
O SLA é a sigla para Service Level Agreement, Acordo de Nível de Serviço em português. E diz a respeito dos serviços que são utilizados por uma empresa. No seu escopo, são apresentados metas, normas, questões contratuais ou o que as partes preferirem.
Sendo assim, o SLA é o acordo de nível de serviço, e o SLM diz respeito sobre o gerenciamento da qualidade desse trabalho. Portanto, o gestor de TI costuma utilizar o SLM para garantir que o SLM esteja sendo cumprido.
Assim, são dois conceitos que se complementam para analisar a qualidade do serviço do setor de TI.
Por que é importante realizar o gerenciamento do SLAs correto no setor de TI?
Qualquer pessoa que trabalha no setor de TI sabe que a teoria é muito diferente da prática, quando falamos sobre projetos. Sendo assim, é muito importante que seja feito o gerenciamento do SLA.
Caso contrário, o projeto pode perder o foco e até diminuir a qualidade do serviço ao longo da execução do serviço. E isso só pode ser analisado, caso sejam aplicadas estratégias como a SLM.
Como funciona o SLM na prática?
Agora que você já sabe o que é o SLM, é preciso compreender como ele funciona na prática. Sendo assim, no dia a dia da empresa, ele deve oferecer:
- monitoramento;
- planejamento;
- acordo de níveis de serviço;
- documentação e registro dos níveis de serviço.
Portanto, na prática o SLM tem como base o planejamento, para então definir quais são as metas e ferramentas necessárias para alcançar melhores resultados.
Sendo assim, podemos dizer que ao colocar o SLM na prática, permite que empresas e prestadores de serviços de TI possam alinhar expectativas e produção.
Tornando-se uma ótima ferramenta para que líderes e gestores possam analisar os resultados e verificar se existe algum problema que possa ser facilmente resolvido.
Na Penso Tecnologia contamos com o serviço de SLM
Conforme você pode ter notado ao longo desse conteúdo, o SLM é capaz de identificar problemas potenciais, minimizando riscos da área.
Vale ressaltar que aqui na Penso, contamos com o serviço agregador de valor: o SLM para clientes que contrataram nossas soluções. E essa será a interface entre o contratante e a nossa equipe.
Essa ação é atribuída a um gerente de nível de serviços, que será responsável por acompanhar o cliente, fornecer respaldo nas horas solicitadas, além de apresentar mensalmente relatórios sobre a evolução do ambiente.
Esse processo irá oferecer diversos benefícios para o contratante, mas vale destacar que esta proximidade entre empresa e cliente é uma das que mais se destacam.
Quer saber um pouco mais sobre como podemos atuar com SLM na sua empresa? Então, conheça as soluções que oferecemos para auxiliar a sua empresa.