Há pouco mais de 20 anos ninguém imaginava que o mundo estaria como está hoje. Naquele tempo, ter um aparelho celular não era privilégio de muitos. Do mesmo modo que ter um computador com acesso à internet.
Nessas duas décadas, bastante coisa mudou. Agora as pessoas podem interagir com outros usuários por meio de redes sociais, transações bancárias se tornaram possíveis e mais ágeis em poucos cliques e documentos físicos podem ser salvos em nuvem, de forma totalmente digital.
Mas, nem tudo são flores na internet. Afinal, todas as interações, a movimentação bancária e o armazenamento na nuvem trabalham com um volume grande de informações. E, mesmo na web, existem riscos dos seus dados serem extraviados, roubados ou até adulterados.
Já ouviu falar em segurança da informação? Não sabe qual a importância de preservar os dados, nem como proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos?
Então, confira esse guia completo sobre segurança da informação para dominar o assunto de uma vez por todas!
Segurança da informação: o que é e qual sua importância para os negócios?
A segurança da informação é uma prática que visa proteger as informações de um determinado indivíduo ou organização a fim de preservar a sua integridade.
No mundo dos negócios, a segurança da informação é extremamente importante porque garante que apenas os usuários autorizados tenham acesso aos dados e documentos. O que pode livrar a empresa de uma série de problemas.
Como hoje as organizações realizam muitas ações pela internet, investir na segurança da informação é uma ação necessária para se prevenir contra diversos tipos de ameaças e riscos. Por exemplo: perda e adulteração de dados e ataques cibernéticos.
Os princípios básicos da política de segurança da informação são divididos em 6 pilares:
- Integridade: preservar a originalidade e confiabilidade dos dados;
- Confidencialidade: assegurar o sigilo da informação;
- Disponibilidade: garantir a disponibilidade dos dados;
- Autenticidade: confirmar que as informações vieram de fonte confiável;
- Irretratabilidade: atuar para que a empresa não negue a autoria de uma ação específica;
- Conformidade: assegurar que todos os procedimentos serão feitos dentro das leis e normas.
Soluções de segurança da informação e seus benefícios
Assim que a política de segurança da informação é implantada, a empresa garante mais transparência e eficiência nos negócios. Isso porque tais medidas ajudam na organização dos dados, simplificando o acesso às informações e reduzindo danos à infraestrutura de TI.
Os principais erros cometidos na segurança da informação geralmente estão relacionados à falta de treinamento dos usuários, de monitoramento ou de uma política de backup de dados. Isso sem dizer da ausência de investimentos nos processos de controle de acesso e atenção em manter os sistemas atualizados.
Sua empresa já cometeu ou comete algum desses erros? Abaixo, veja 4 soluções que podem ajudar na política de segurança da sua empresa e quais são os benefícios de contar com essas ferramentas:
Firewall
O firewall é um dispositivo que monitora o tráfego de conexão com a internet. Ele pode ser um hardware, software ou ambos. Por meio de um firewall você pode permitir ou bloquear acessos específicos de acordo com as políticas de segurança da sua empresa.
Os principais tipos de firewall são:
- Packet filtering: controla o acesso monitorando os pacotes de entrada e saída;
- Proxy services: protege a rede filtrando as mensagens, mascarando o endereço IP e limitando os tipos de tráfego;
- Stateful inspection: impede o tráfego não autorizado, analisando os pacotes e inspecionando o estado de cada um deles.
Antivírus
O antivírus é um software que protege o computador contra as ações maliciosas de vírus e worms (malware mais perigoso que um vírus comum). O objetivo do programa é dar mais segurança ao usuário, como também impedir que todo tipo de arquivo mal intencionado danifique a infraestrutura de TI. Hoje existem várias opções de antivírus no mercado.
Backup
Backup, que em português significa cópia de segurança, é uma ação utilizada para armazenar documentos, imagens, vídeos ou outros tipos de arquivo no computador ou na nuvem.
A finalidade do backup na nuvem é proteger a sua empresa contra a perda de arquivos, geralmente ocasionada por ataque de vírus e malware, danos mecânicos ou falhas elétricas.
Entre os principais tipos de backups existentes, destacamos:
- Backup completo: copia todos os arquivos do servidor para outro local de armazenamento, de preferência na nuvem;
- Backup incremental: copia apenas os arquivos que foram alterados desde o último backup completo;
- Backup diferencial: salva os dados alterados desde o último backup completo;
Disaster Recovery
Disaster Recovery, também conhecido como Recuperação de Desastre, refere-se a um plano de ação para recuperação de ambientes em caso de um eventual desastre na infraestrutura de TI. Sua principal função é garantir a segurança dos dados, mantendo alta disponibilidade da operação da sua empresa, caso ocorra possíveis imprevistos.
Feito por meio de replicação de dados, sistemas e servidores físicos ou virtuais, o Disaster Recovery as a Service, consiste em uma solução que garante à empresa um ambiente de trabalho secundário, garantindo a proteção dos principais pontos do ambiente de TI de uma empresa, mantendo a continuidade do seu negócio mesmo após possíveis falhas.
Esse tipo de solução previne do Ataque DDos, que sobrecarrega um servidor/computador até esgotar os seus recursos deixando-o indisponível para uso e do ataque ransomware, que infecta o equipamento e exibe mensagens exigindo a quitação de uma taxa para fazer o sistema voltar a funcionar.
O mais interessante do Disaster Recovery as a Service é que a solução oferece segurança de blockchain, o que torna possível a prevenção contra essas ameaças. Também o Secure Socket Layer (SSL), que em português significa ferramenta de encriptação de páginas e pode ser usado para criptografar e autenticar os dados enviados entre um navegador e um servidor de web.
O Disaster Recovery as a Service, serviço que oferecemos em parceria com a Veeam, assegura todas as funcionalidades necessárias para prevenir a empresa contra riscos e ameaças.
Estratégias para criar uma boa implantação de segurança da informação
Agora que você já sabe o que é segurança da informação, qual a sua importância nos negócios e as soluções que podem ser usadas pela sua empresa, veja algumas estratégias para criar uma boa implantação de segurança da informação.
#1. Utilize ferramentas de proteção
Invista em ferramentas que protegem o seu computador e o acesso dos usuários na rede contra ataques de hackers, vírus ou qualquer outra ameaça.
#2. Utilizar computação na nuvem
A computação na nuvem chegou para simplificar o acesso e armazenamento de dados. Para não correr o risco de perder os arquivos por conta de problemas no computador, você pode recorrer a essa tecnologia para fazer o backup ou manter uma cópia dos documentos.
#3. Manter sistemas atualizados
Os criminosos virtuais estão sempre se aprimorando para roubar informações e prejudicar a sua infraestrutura de TI. Assim sendo, para não correr o risco de cair em alguma armadilha deles, saia na frente e mantenha seus sistemas sempre atualizados.
#4. Crie uma política de controle de acessos
Os hackers e os vírus não são as únicas ameaças. Usuários não autorizados podem alterar documentos ou até excluir dados acidentalmente, assim prejudicando a veracidade das informações. Para não correr esse risco, crie uma política de controle de acessos.
#5. Crie políticas de segurança
Estabeleça critérios para arquivar documentos, treine a equipe para utilizar as tecnologias certas, invista em ferramentas que facilitam os acessos aos dados, enfim. Crie políticas de segurança para garantir que as informações da sua empresa estão seguras, são verídicas e estão sendo manuseadas corretamente.
#6. Utilize ferramentas de monitoramento
Acompanhar os sites que os funcionários estão acessando, saber como eles estão se comportando na rede e como estão fazendo uso das informações também é importante. Assim sendo, utilize ferramentas de monitoramento que permitam esse tipo de ação.
#7. Utilize criptografia de dados
A criptografia de dados codifica e decodifica informações. Recorrer a esse tipo de prática é uma forma de você impedir que os documentos e arquivos mais importantes sejam lidos por pessoas não autorizadas.
#8. Capacite seus colaboradores
Por trás da tecnologia sempre vai existir interação humana. Assim, se você quer que as ferramentas sejam usadas corretamente e com isso as informações realmente fiquem protegidas, você precisa capacitar todos os seus colaboradores.
#9. Tenha um plano de Disaster Recovery
Por último, tenha um plano de Disaster Recovery. O Penso Veeam Disaster Recovery as a Service que oferecemos em parceria com a Veeam, é uma excelente alternativa para uma restauração rápida de ambiente e a replicação segura baseada em imagem em caso de algum desastre.
Com essa ferramenta você consegue aumentar a segurança das informações, além de garantir a continuidade dos seus negócios em tempo recorde.
Entre os principais recursos oferecidos pelo Penso Veeam Disaster Recovery as a Service, destacamos:
- Proteção contínua dos dados corporativos;
- Menor tempo de recuperação em caso de desastres;
- Criptografia de ponta a ponta;
- Replicação contínua para restauração dos seus servidores em Cloud Privada;
- Failover flexível e rápido;
- Backup e replicação de dados dos seus servidores físicos Windows/Linux e dos seus ambientes virtualizados Vmware, Hyper-V, Cloud Azure e AWS.
Gostou do tema sobre segurança da informação?
Se você ficou curioso para saber mais sobre o Penso Veeam Disaster Recovery as a Service e como a solução pode aumentar ainda mais a segurança da informação do seu negócio? Então, conheça mais sobre o nosso produto!