A palavra “nuvem”, ou, em inglês, “cloud”, está em alta na área de TI e aparece como uma grande tendência dentro das empresas. Ter o seu servidor em nuvem (file server) para armazenar seus dados, pastas e arquivos traz uma série de benefícios às organizações.
O estudo TIC Empresas de 2019, realizado pelo Cetic.br, revelou que o armazenamento de arquivos em nuvem aumentou de 25%, em 2017, para 38% em empresas no Brasil. Já a utilização de software em nuvem registrou um crescimento de 20% para 27% no mesmo período.
A pesquisa recolheu dados de 7 mil empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários.
O que é file server?
Traduzido para o português, file server significa “servidor de arquivos”. Em linhas gerais, trata-se de um serviço que é prestado por um sistema de armazenamento, computador ou servidor, que reúne e disponibiliza pastas e arquivos que podem ser acessados por diversos dispositivos em uma mesma rede.
O termo engloba toda a estrutura de software e hardware necessária para a configuração desse tipo de servidor em uma organização.
Seu principal objetivo é compartilhar e armazenar, com segurança e fácil acessibilidade, dados em rede entre diversos dispositivos, como tablets, celulares e computadores.
Dessa forma, ao oferecer um espaço para armazenamento centralizado, todas as pessoas autorizadas conseguem acessar esses arquivos e pastas sempre que for necessário.
Isso traz mais produtividade aos colaboradores de uma empresa e facilita o compartilhamento de informações, entre outros benefícios.
O que é um file server na nuvem?
Com o avanço da computação em nuvem, a maioria das empresas migrou de um servidor físico para um file server na nuvem, em busca de maior segurança, produtividade e capacidade de armazenamento.
O file server na nuvem consiste em um armazenamento de arquivos que utiliza a tecnologia cloud. Ela possibilita que os dados de uma organização sejam acessados por aplicativos e servidores usando um sistema de arquivos compartilhados.
Essa tecnologia permite que os usuários autorizados possam criar, modificar, gravar ou apenas visualizar arquivos, de acordo com as restrições de acesso estabelecidas.
Graças a um file server na nuvem, é possível acessar esses recursos de qualquer lugar, a qualquer hora, basta ter acesso à internet no dispositivo escolhido.
Além disso, não é mais necessários altos investimentos em servidores locais, que são mais suscetíveis a falhas e imprevistos.
Dicas na hora de realizar o processo de levar um file server para nuvem
No momento de realizar a migração de um file server para a cloud é muito importante realizar um planejamento de todas as etapas a fim de garantir o uso eficiente dos recursos, o cumprimento dos prazos e a redução dos impactos na operação.
O primeiro passo, e um dos mais importantes, consiste em definir qual serviço de armazenamento em nuvem será utilizado. Nesse momento, é fundamental analisar fornecedores e opções, de acordo com as necessidades da organização.
Em seguida, é realizado um levantamento interno de todos os aplicativos, sistemas, arquivos e dados que devem ser migrados para a nuvem.
Aqui, é essencial destacar a importância de cada um e seu impacto na operação e produtividade dos colaboradores, para decidir quais serão priorizados no processo.
Outra dica é verificar se todos os recursos da empresa são de fato utilizados. Afinal, aquilo que não é mais usado não precisa ser migrado e libera espaço na nuvem para futuras demandas.
Alinhe ainda com os gestores das áreas envolvidas como será a migração e os impactos que podem ocorrer no dia a dia dos seus funcionários. Assim, o responsável por cada departamento consegue organizar-se com antecedência.
É imprescindível, durante a migração do file server para a nuvem, contemplar um processo de backup das informações. Isso traz mais segurança em caso de imprevistos.
Vantagens de um file server na nuvem
Confira os principais benefícios de realizar essa migração para a cloud.
Acessibilidade e flexibilidade facilitadas
Com o armazenamento de dados e programas na nuvem, tornou-se mais fácil para as equipes da organização acessarem o que é necessário para o desempenho das suas atividades de qualquer lugar, a qualquer hora, usando diferentes dispositivos.
Isso amplia a produtividade dos colaboradores, facilita tendências como o home office, torna mais eficiente a comunicação e troca de informações, e traz mais agilidade às operações.
Segurança
Outro ponto que foi bastante beneficiado com o uso da nuvem é a proteção dos dados. Pois, com tudo salvo na cloud e a eliminação dos servidores locais, reduziram-se os riscos de falhas nesses equipamentos ou a ocorrência de eventos externos, como desastres ambientais, que prejudicam a operação.
Além disso, é possível criar uma série de autenticações e limitações de acesso para evitar que hackers e invasores consigam chegar aos dados da empresa. Nesse cenário, a criptografia aparece como um dos meios de segurança mais usados.
Economia
O file server na nuvem elimina a necessidade de servidores locais e computadores para armazenar dados, o que reduz os gastos da companhia com manutenção e equipe dedicada a isso.
Além disso, ao optar pela cloud, existem diferentes pacotes com variadas capacidades de armazenamento. Dessa forma, a sua empresa seleciona aquele que melhor atende as suas necessidades e é possível adaptar isso sempre que preciso.
Maior integração com outros serviços
Com o avanço da computação em nuvem, cada vez mais recursos estão utilizando essa tecnologia. Ao migrar o file server para a cloud, torna-se mais fácil realizar a sua integração com outros serviços, como e-mails e plataformas de comunicação.
Backup mais ágil
Ter um backup na nuvem de confiança é essencial nas organizações, afinal, imprevistos podem acontecer. Na nuvem, além de maior segurança, é mais simples e rápido realizar um backup dos dados, se necessário.
Esse tipo de serviço precisa oferecer alta performance e capacidade para atender às demandas empresariais, com um sistema de arquivos gerenciáveis, segurança, performance, disponibilidade, compatibilidade e acessibilidade. Por isso, é tão importante escolher o parceiro ideal nesse momento.
Agora que você já sabe a importância de colocar seu file server na nuvem, conheça o Penso Drive e substitua o seu servidor de arquivos local por um armazenamento na nuvem desenhado para trabalhar home office.