Toda infraestrutura de TI está suscetível a falhas e contratempos no dia a dia. A sua empresa está preparada para esse tipo de situação? Nesse cenário, o DRaaS (Disaster Recovery as a Service) é muito importante.
Com a tecnologia cada vez mais integrada aos processos de uma companhia, um imprevisto em alguma estrutura pode causar sérios danos à empresa, como perda de dados e até o bloqueio de algumas operações.
Portanto, contar com mecanismos que reduzem os impactos dessas falhas é determinante para evitar prejuízos significativos e manter a organização operando diante de imprevistos. Isso traz mais vantagem competitiva ao negócio.
Entenda neste post o que é o DRaaS e sua importância para as organizações contarem com uma infraestrutura de TI mais segura.
O que é DRaaS?
DRaaS é a sigla para Disaster Recovery as a Service, ou, em português, Recuperação de Desastres como Serviço. Consiste em um plano de ação para recuperação de ambientes em caso de um eventual desastre na infraestrutura de TI. É feito por meio de replicação de dados, sistemas e servidores físicos ou virtuais.
Essa solução garante à empresa um ambiente de trabalho secundário, ou seja, seu principal objetivo é garantir a proteção dos principais pontos do ambiente de TI de uma empresa, mantendo a continuidade do seu negócio após possíveis falhas.
Um dos grandes diferenciais dessa solução é que por meio da cloud computing, a atualização dos sistemas e arquivos internos é contínua. Sendo testados de acordo com o tempo definido, evitando problemas e visando manter a disponibilidade sempre alta.
O DRaaS é um serviço sob demanda. A contratação desse tipo de serviço é baseada, principalmente, na quantidade de servidores e espaço consumido pela empresa. E o preço cobrado pela solução também varia de acordo com a necessidade de cada negócio.
Benefícios do DRaaS
Confira as seguir as principais vantagens de adotar essa solução:
Impactos reduzidos
Quando acontece um problema na infraestrutura de TI, o time responsável pelo departamento fica sobrecarregado e precisa preocupar-se com diversas frentes, como recuperação dos dados e perdas financeiras decorrentes da operação paralisada.
Com a adoção do DRaaS, esses impactos são reduzidos pois a empresa consegue continuar operando enquanto o contratempo é solucionado. Isso dá calma à equipe de TI, que pode se concentrar na resolução com menos pressão.
Continuidade dos processos
Mesmo diante de uma falha na infraestrutura de TI, o DRaaS possibilita que os sistemas prossigam operando sem interrupções. Essa continuidade nos processos impede que os colaboradores percam produtividade e que os clientes não consigam realizar alguma transação.
Recuperação de dados
Graças ao DRaaS, a sua empresa não precisa perder tempo com backups de emergência e reparos nos servidores que atrapalham a operação.
Essa ferramenta permite a recuperação de dados com uma velocidade impressionante, sem o uso de tarefas demoradas que prejudicam a produtividade e deixam o sistema indisponível
Imagem da empresa
Outro grande benefício da adoção do DRaaS está na estabilidade que ele agrega à operação. Dessa forma, se algo ocorrer, os sistemas da empresa não ficam longos períodos fora do ar, o que pode ser percebido de forma negativa pelos clientes.
Por que prevenir riscos é tão importante?
Nos últimos anos, cada vez mais empresas começaram a investir em infraestrutura de TI para aumentar a produtividade dos colaboradores, a eficiência da operação e o controle dos processos.
Com essa nova realidade proporcionada pela transformação digital, também se tornou essencial pensar em políticas direcionadas para a detecção, prevenção e eliminação de imprevistos na área de TI.
Afinal, a tecnologia passou a ser parte fundamental do ambiente de trabalho e a interrupção dos sistemas acarreta uma série de prejuízos operacionais e financeiros.
As empresas estão vulneráveis a uma série de riscos, tanto internos quanto externos. Desde fatores ambientais, como furacões e vendavais, até ataques cibernéticos e sabotagem de sistemas representam riscos para o dia a dia das organizações.
Já pensou sua companhia ser vítima de um incêndio ou de uma inundação? As operações de TI são uma das áreas mais impactadas, pois além dos danos em equipamentos, podem ocorrer ainda falhas nos sistemas que permitem o trabalho.
Esses exemplos podem parecer distantes, mas todas as empresas estão suscetíveis a eles e precisam estar preparadas para esse tipo de imprevisto
Além de impactar negativamente o dia a dia de trabalho dos colaboradores, falhas na infraestrutura de TI podem ainda prejudicar a experiência do cliente, algo tão valorizado hoje em dia.
Uma experiência de compra negativa, ou até mesmo um pós-venda ineficiente por conta da ineficiência da infraestrutura de TI pode causar, inclusive, a perda de um cliente fiel.
Diante de tudo isso, prevenir riscos e falhas é tão importante. O DRaaS é uma maneira inteligente e assertiva de contornar esse tipo de situação com segurança e manter a rotina de trabalho dos colaboradores enquanto o problema é resolvido.
Ele pode ser moldado de acordo com as necessidades e a realidade de cada negócio, garantindo a competitividade da empresa diante de falhas.
DRaaS baseado em Veeam
Implantar um DRaaS baseado em Veeam com a Penso é uma excelente opção para empresas que buscam segurança e eficiência.
Não existe configuração extra, os próprios backups serão utilizados para os servidores em nuvem e realizados a partir da imagem do ambiente. Isso fornece mais garantia de funcionamento em casos de desastre.
Além disso, com o Veeam, a sua empresa pode unificar backup e replicação de diversos ambientes distintos, como servidores virtuais, físicos e até mesmo concentrar servidores hospedados em diversas nuvens (AWS/Azure/Google).
Agora que você já sabe o que é DRaaS e os seus benefícios para as empresas, proteja os dados da sua organização com o Veeam Backup, a solução líder mais confiável do mercado.
Leia outros artigo sobre o assunto: