A sigla VPN vem do inglês, Virtual Private Network, que, traduzindo para o português, significa rede privada virtual. Por meio dela, o usuário ganha mais segurança com suas informações, além de permitir o tráfego de dados de uma forma segura.
Além disso, ela permite o acesso seguro a uma rede interna de uma organização mesmo fora do escritório. É possível comparar a VPN a um firewall, a diferença é que a VPN mantém os dados e informações que trafegam pela rede seguros, enquanto o firewall protege o computador.
O estudo “Uso de VPN e Privacidade de Dados para 2020” revelou que o Brasil é o 4º país que mais faz uso de VPN, abaixo apenas da Tailândia, Indonésia e China.
O fato é que a utilização de VPN traz uma série de vantagens para as empresas ao acessar arquivos e documentos fora das dependências da organização.
Quais são as vantagens da VPN?
A adoção da VPN nas companhias é uma excelente forma de garantir mais produtividade e segurança para os dados da empresa, além de reduzir custos. Confira a seguir os principais benefícios da sua utilização.
Segurança da Informação
Esse é a maior benefício da utilização da VPN no ambiente corporativo. No momento de trocar informações sigilosas entre colaboradores que estão fora do escritório ou até entre filiais, a VPN traz mais segurança para os dados e permite que funcionários remotos acessem arquivos na rede local.
Ganho de produtividade
É comum que colaboradores fiquem receosos em relação à segurança dos dados que compartilham e enviam em nome da empresa, principalmente quando trabalham remotamente.
Essas preocupações podem atrapalhar a sua concentração naquilo que é realmente importante. Dessa forma, a adoção da VPN permite que os funcionários fiquem focados nas suas atividades com mais confiança, o que consequentemente aumenta a sua produtividade.
Diminuição de custos
Os gastos para oferecer uma conexão VPN aos funcionários é muito inferior aos custos com perdas e danos decorrentes de um vazamento de informações, por exemplo. Por isso, o uso de VPN representa economia para todas as organizações.
Além disso, com ela, todos os colaboradores conseguem trabalhar remotamente. Em casos de imprevistos, como um problema no escritório que traga a necessidade do home office, todos os funcionários conseguem exercer suas tarefas e acessar a rede corporativa sem problemas.
Mobilidade
Graças à utilização da VPN, a organização consegue oferecer aos seus colaboradores o acesso seguro aos arquivos e recursos da sua rede interna, independentemente do local em que eles estejam. Assim, softwares e documentos podem ser acessados rapidamente e sem complicação.
Quais os erros mais comuns na VPN?
A VPN, apesar de ser vantajosa para as empresas, pode estar sujeita a alguns erros. Confira abaixo os principais e como resolvê-los quando ocorrerem:
Velocidade lenta da Internet
Essa é uma das desvantagens de utilizar VPN, pois a conexão costuma perder velocidade. Para contornar esse cenário, a melhor forma é procurar utilizar um servidor que esteja próximo fisicamente ao seu local. Isso costuma reduzir o problema.
Problemas com transferência de dados
Esse erro costuma ocorrer quando o usuário possui mais de um dispositivo compatível conectado com o mesmo serviço de VPN. É comum que os servidores suportem mais de uma conexão, mas diversos dispositivos provocam esse erro frequentemente.
Códigos de Erros
Código de erro 720
Já o erro 720 acontece quando não há um protocolo apropriado para fazer a comunicação com o servidor. A melhor solução é descobrir quais VPNs são suportadas pelo seu servidor e fazer a instalação de uma delas.
Código de erro 691
Esse erro aparece quando a combinação de senha e nome do usuário não é a correta, ou quando o protocolo de autenticação escolhido não é aceito pelo servidor.
Para corrigi-lo, o primeiro passo é verificar se não ocorreu nenhum erro de digitação. Se ainda assim não funcionar, certifique-se de estar usando o protocolo correto.
Código de erro 800
Este erro ocorre quando o usuário errou na digitação do nome ou endereço para o servidor, o tráfego da VPN está sendo bloqueado por um firewall ou a conexão com a rede local foi perdida.
Para solucionar, comece confirmando os dados do servidor de VPN. Se não resolver, certifique-se que o firewall não está impedindo conexões VPN.
Código de erro 850
Esse erro acontece quando o protocolo de autenticação da conexão não foi corretamente definido ou instalado no dispositivo.
Para contorná-lo é preciso selecionar e definir corretamente os protocolos de autenticação da sua conexão.
Código de erro 51
Neste erro, a comunicação com o subsistema de VPN não acontece. A única forma de resolver a situação é executando um diagnóstico de solução de problemas na conexão de rede local ou reiniciando o serviço de VPN.
Código de erro 721
Já este erro significa que o ponto PPP remoto não está respondendo. Uma das alternativas é revisar as configurações do roteador para confirmar que o Protocolo IP 47 (GRE) e a Porta TCP 1723 estão abertos.
Certifique-se também que o PPTP no roteador está habilitado e o firewall não está impedindo o tráfego.
Problemas para acesso a sites específicos
Quando isso ocorre, o primeiro passo é limpar o cache da Internet. Se não resolver, procure reiniciar o cliente de VPN. Geralmente, esse problema está nas configurações de DNS.
É comum que a VPN conecte o usuário nos seus servidores próprios de DNS. Porém, quando isso não acontece, é necessário configurar para não utilizar o DNS do país de origem da conexão.
Servidor de arquivos na nuvem
Assim como a VPN, um servidor de arquivos na nuvem também é um excelente recurso cada vez mais adotado por empresas de todos os portes e segmentos.
O vBox é a solução em nuvem perfeita para o seu negócio, pois traz produtividade, mobilidade e acessibilidade dos arquivos, mesmo sem acesso à Internet.
Entre as suas vantagens estão a colaboração entre equipes, controle de usuários, equipe de especialistas, Data Center no Brasil, relatório de usuários e painel de controle.
Agora que você já conhece todos os benefícios da VPN e como corrigir seus principais erros, descubra porquê o Penso Drive, solução da Penso Tecnologia, é perfeito para substituir o seu servidor de arquivos local por um armazenamento na nuvem desenhado para trabalhar home office.
Leia outros artigos: