Fonte: FBI Boston
À medida que um grande número de pessoas recorre às plataformas de videoconferência (VTC) para se manter conectado após a crise do COVID-19, surgem relatos de sequestro do VTC (também chamado de “zoom bombing”) nos EUA. O FBI recebeu vários relatos de invasões de videoconferência sendo feitas por imagens pornográficas e / ou de ódio e linguagem ameaçadora
Dentro da área de responsabilidade da Divisão de Boston do FBI (AOR), que inclui Maine, Massachusetts, New Hampshire e Rhode Island, duas escolas em Massachusetts relataram os seguintes incidentes:
- No final de março de 2020, uma escola secundária de Massachusetts relatou que, enquanto um professor estava realizando uma aula online usando o software de videoconferência Zoom, um indivíduo não identificado discava na sala de aula. Essa pessoa gritou uma palavrinha e depois gritou o endereço residencial do professor no meio da instrução.
- Uma segunda escola com sede em Massachusetts relatou uma reunião do Zoom sendo acessada por um indivíduo não identificado. Neste incidente, o indivíduo estava visível na câmera de vídeo e exibiu tatuagens de suástica.
Como as pessoas continuam a transição para as aulas e reuniões online, o FBI recomenda exercer a devida diligência e cautela em seus esforços de segurança cibernética.
Recomendações contra invasões de videoconferência
As etapas a seguir podem ser tomadas para atenuar as ameaças de sequestro de videoconferências:
- Não torne públicas as reuniões ou salas de aula. No Zoom, há duas opções para tornar uma reunião privada: exigir uma senha da reunião ou usar o recurso de sala de espera e controlar a admissão de convidados.
- Não compartilhe um link para uma videoconferência em uma postagem de mídia social irrestrita e disponível publicamente. Forneça o link diretamente para pessoas específicas.
- Gerencie opções de compartilhamento de tela. No Zoom, altere o compartilhamento de tela para “Somente apresentador”.
- Verifique se os usuários estão usando a versão atualizada dos aplicativos de acesso remoto/reunião. Em janeiro de 2020, o Zoom atualizou seu software. Na atualização, o software adicionou senhas por padrão para reuniões e desabilitou a capacidade de procurar aleatoriamente as reuniões para participar.
- Por fim, verifique se a política ou guia de teletrabalho de sua organização atende aos requisitos de segurança física e de informações.