Acompanhando o que tem acontecido no mundo, o coronavírus tem se difundido rapidamente no Brasil e todas as instituições estão gradualmente alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo de colaboradores em home-office e fechando suas instalações físicas quando possível.
A tecnologia tem papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem de casa (home office) com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa, conforme descrevemos em nosso artigo inicial, que você pode ler aqui.
Neste segundo artigo vamos explicar um pouco sobre formas de acesso aos arquivos da rede, que normalmente só podem ser acessados de dentro da empresa.
As duas principais formas de acesso aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar de forma humanizada, sem conceitos técnicos.
Acessando o servidor remoto de diferentes formas
1.VPN
Cria-se um “túnel” de segurança para permitir que computadores remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.
Características
- Ambiente seguro.
- Acesso simplificado, idêntico ao acesso interno.
- Necessário configurar cada computador que fará o acesso remoto
- O acesso pode ser lento, pois depende do link de internet do escritório.
- Se o escritório ficar sem luz ou internet, o acesso é interrompido.
Tempo de Implantação: Alto
Se a empresa tiver um equipamento que faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos computadores, processo esse que pode demorar 2 horas por computador.
Se não possuir equipamento, será necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre aquisição, configuração e instalação.
2. Cloud/Nuvem
Neste cenário, vamos exemplificar com a nossa ferramenta, o vBox, mas existem outras ferramentas de mercado para acessar o servidor remoto:
Características
- Implantação imediata;
- Sem necessidade de aquisição de equipamentos;
- Acesso simplificado aos usuários;
- Alta velocidade para os usuários, pois os arquivos estão em data center.
Tempo de Implantação: Baixo
Existem dois métodos de implantação, o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem, é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos arquivos de forma imediata.
Ambas as formas permitem que os colaboradores acessem os arquivos da empresa em casa a partir de suas residências, em home office, porém entendemos que o ambiente de nuvem pode ser implementado de forma mais rápida, sendo a melhor alternativa neste difícil momento para as empresas que não possuem a cultura e as ferramentas para home office implementadas.
Se você gostou de ler o artigo: Coronavírus – acessando o servidor remoto. Então, confira mais um artigo sobre o assunto.