Planejar! Essa é palavra de ordem quando o ano inicia. Nas empresas, o planejamento estratégico traça os objetivos a serem alcançados. Esse planejamento macro e antecipado é muito importante para definir para onde a empresa deseja ir, e como.
Dele são derivadas as ações que cada uma das áreas de negócios irá tomar para fazer os planos acontecerem. Isso certamente inclui o planejamento do departamento de TI.
Esse artigo mostrará 5 estratégias que precisam estar no seu radar em 2020 para garantir o sucesso de seu departamento de TI. Confira!
Confira 5 estratégias para o departamento de TI aplicar em 2020
#1 Promover alinhamento entre líderes
Alinhar. Este é um verbo que todos os líderes de TI precisam ter em mente. Afinal, as ações do departamento de TI servem de alicerce para as demais. Por isso, conhecer os objetivos e acompanhar as estratégias de cada área é essencial para que toda mudança ou inovação promovida por seu departamento esteja alinhada com objetivos estratégicos maiores.
Por isso, apresentar e o porquê não, validar seu planejamento com outros líderes pode ser fundamental. É uma forma de angariar parceiros, mostrar sinergia com o negócio e trazer mais assertividade para os investimentos da área.
Se o planejamento estratégico da sua empresa já aconteceu, agora pode ser um bom momento para promover uma reunião de alinhamento para validar as ações que você imaginou para os pontos mais importantes junto a cada área. E busque realizar pontos de controle, com reuniões periódicas de revisão de rumo, caso seja necessário.
#2 Buscar meios para analisar dados centralizados
No Brasil, 60% das empresas já usam Data & Analytics para apoiar estratégia de negócios. E o departamento de TI é o grande promotor desta realidade, ao passo em que precisam entregar para a empresa as tecnologias necessárias para coletar, armazenar e gerenciar esses dados.
Aqui surge um ponto interessante: o “pulo do gato” é fazer com que as análises sejam centralizadas, pois os dados de uma área de negócio podem gerar também insights para outra.
Por exemplo, se a área de produção coleta e analisa dados que demonstram quais produtos oferecem maior margem ou que têm mais espaço para redução de custos, essa mesma análise pode ser compartilhada com a área de vendas para direcionamento do esforço dos vendedores. Por outro lado, a área de vendas pode dispor de dados que mostram que o ciclo de vendas desses mesmos produtos é muito longo.
Perceba que essas análises centralizadas podem gerar decisões diferentes. O departamento de TI pode (e deve) mostrar para a empresa como impulsionar sua capacidade de análise.
#3 Se adaptar à LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor em agosto deste ano. As empresas precisam se adequar à ela se não quiserem sofrer as penalizações impostas pela legislação.
A lei passa a definir 4 tipos diferentes de agentes em relação aos dados coletados por uma empresa:
- Titular: a quem se refere os dados coletados;
- Controlador: pessoa física ou jurídica que faz a coleta e que define forma e finalidade dos dados, além de por quanto tempo serão armazenadas.
- Encarregado: responsável por ser o canal de comunicação entre o controlador, os titulares e a autoridade nacional.
- Operador: empresa ou pessoa física que realiza o tratamento e o processamento dos dados, de acordo com as definições do controlador.
Sua empresa deverá garantir a segurança das informações, assim como comunicar qualquer incidente de segurança ao órgão regulador. Em alguns casos, até o titular dos dados precisará ser comunicado.
Dá para perceber como o departamento de TI precisa conhecer a LGPD para traçar ações na empresa que a atendam. É preciso garantir que as soluções tecnológicas utilizadas na empresa estejam em conformidade com a lei.
# 4 Pensar (e agir) na segurança em TI
Está aí um assunto que também deve fazer parte da pauta do departamento de TI constantemente. Sempre é tempo de parar e avaliar como estão os aspectos de segurança em TI na empresa. E você precisa reservar um espaço na agenda para fazer isso. Não só olhando para o agora, mas vislumbrando cenários futuros.
Seus sistemas de proteção contra malwares, ransonware e outros ataques cibernéticos estão aos postos? São modernos o suficiente para proteger sua empresa?
O nível de tolerância a riscos e os impactos na estratégia da sua empresa devem ser analisados para ajudar a determinar a longo prazo o quanto você precisa investir nesse quesito.
#5 Capacitar seu time
Um estudo recente da IDC Brasil mostra que o setor de TI deve seguir com alta de 5,8% em 2020. Nuvem e software serão os principais impulsionadores. O relatório também mostra, que o uso de soluções de analytics e inteligência artificial deve crescer 11,5%.
Dados como esses servem para confirmar que o uso da tecnologia segue a todo vapor, e automaticamente, as inovações também. Isso implica dizer que profissionais do departamento de TI precisam de atualização constante para não só acompanhar, mas também implementar possíveis mudanças tecnológicas exigidas pelo mercado.
Você como líder precisa mapear esses skills e incentivar seu time na busca de conhecimento.
E não pense apenas em cursos padrões como graduação ou pós-graduação. Plataformas como o Coursera e Udemy, por exemplo, oferecem muitos cursos interessantes para que seu time esteja sempre atualizado.
As frentes são muitas quando se fala de tecnologia. O importante é parar para pensar nessas 5 dicas e otimizar os recursos no departamento de TI para colocá-las em prática.
Uma ação interessante pode ser contar com um parceiro para assumir as atividades operacionais enquanto você e seu time colocam em prática as dicas que demos aqui. Assim você pode promover inovação, capacitação e todo o apoio estratégico que as áreas de negócio da sua empresa, mantendo todos os serviços já existentes em pleno funcionamento.
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