Você sabia que há diferença entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem ? Muita gente ainda confunde o armazenamento de arquivos com o backup de dados. E isso coloca em perigo volumes gigantescos de dados.
Para não correr esse risco, vamos mostrar neste post a diferença entre armazenamento em nuvem e backup na nuvem . Acompanhe!
O que é armazenamento em nuvem?
Como já é autoexplicativo, o armazenamento em nuvem é um serviço usado para guardar arquivos. Visa proteger seus dados de problemas com o HD do desktop ou servidor, como formatações, queima, exclusões e quebra, entre outros.
É um serviço que permite que você coloque na nuvem todos os seus arquivos e possa acessá-los em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones e tablets. Mas ele não cria cópias dos arquivos, apenas centraliza-os em um servidor on-line. Por isso, se você apagar um arquivo do seu PC, e estiver sincronizado com a nuvem será excluído de todos os outros dispositivos, sem chance de recuperação.
Com o armazenamento na nuvem você economiza espaço no seu HD, já que os arquivos ficam hospedados na nuvem. O simples armazenamento permite a mobilidade, compartilhamento, acesso e/ou edição.
O que é backup em nuvem?
Já o backup na nuvem cria cópias dos seus arquivos, mantendo os dados seguros mesmo se houver algum problema com o HD ou exclusão de arquivos. Bastante utilizado no ambiente corporativo, esse tipo de serviço mantém dados de negócios mais seguros do que em servidores físicos na própria empresa, em HDs externos ou fitas de backup.
O backup na nuvem, ao contrário do armazenamento, oferece a possibilidade de criar rotinas de execução de backups. Além disso, é possível criar agendamento de backups e a possibilidade de visualizar históricos dos arquivos copiados.
Por que contratar o backup em nuvem da Penso?
Para o serviço de Backup corporativo, existe uma solução que reúne o melhor dos dois mundos. É a Penso Cloud Backup, que oferece:
Escalabilidade
O serviço de Backup na Nuvem da Penso permite aumentar ou diminuir o volume de dados, com cópia local do backup, mesmo off-line.
– 100% de compatibilidade
A solução é compatível com todos os sistemas operacionais, realizando backups nos dias e horários definidos;
– Sem instalação e altos custos
Não exige altos investimentos e elimina a aquisição de softwares e hardwares;
– Fácil de configurar e usar
O backup pode ser programado em menos de 5 minutos, sem atrapalhar o desempenho dos usuários
– Relatórios e monitoramento
Permite monitoramento simples da situação dos seus backups e relatórios periódicos por e-mail, para análises e tomada de ação;
– Agendamento de Backup
Os agendamentos são automáticos ou nos horários especificados, com rotinas estabelecidas de acordo com a necessidade do usuário, podendo ‘rodar’ diversas vezes ao dia.
– Acesso via web
Acesse seu backup de qualquer lugar, via web, e baixe os arquivos copiados sem a necessidade do cliente instalado, para prover o acesso das informações
– Data Center no Brasil
O serviço conta com data centers localizados no Brasil, o que assegura alta disponibilidade e excelente performance com baixa latência no acesso aos backups. Além disso, garante segurança contra políticas de espionagem da informação em outros países, sem contar o fácil acesso aos arquivos em caso de algum desastre;
– Relacionamento com especialistas
Equipe completa de profissionais dedicados que podem implantar e cuidar das suas rotinas de backup, além de dar todo o apoio quando sua empresa precisar de um restore;
– Criptografia e compressão
Criptografia 128 bit TwoFish /Triple DES (Triple Data Encryption Standard) / AES encryption (Advanced Encryption Standard), realizado por túnel SSL (Secure Socket Layer), com até 80% de compressão dos dados para garantir segurança e otimização no tráfego da informação.
Por que contratar o vBox na sua empresa?
O vBox é uma solução corporativa da Penso Tecnologia para o gerenciamento de arquivos na nuvem que ultrapassa as funções básicas de uma solução de sincronização simples. Trata-se de ótima alternativa a ferramentas voltadas ao usuário comum como o One Drive, Google Drive ou o DropBox.
Entre as vantagens da solução vBox estão:
Acesso seguro e rápido dos arquivos
Com o vBox seus arquivos ficarão em Data Center seguro e no Brasil, com criptografia de alto nível 448-bit no armazenamento e na transferência. Além disso, sua empresa determina níveis de permissões de acordo com as suas políticas, seja para usuários internos ou para compartilhamentos externos.
Oferece controle granular dos usuários, pastas, computadores e dispositivos móveis com permissão para acessar o seu conteúdo. A flexibilidade do vBox facilita a rotina de empresas com a transferência de arquivos pesados permitindo o envio de arquivos com dezenas, centenas ou milhares de megabytes para qualquer lugar do mundo com um simples link.
Mobilidade e produtividade
Manter os arquivos e sistemas em nuvem dá aos funcionários a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar e hora. Com o vBox os dados ficam disponíveis para serem acessados no smartphone ou tablet instantaneamente. Essa solução aumenta a produtividade da sua equipe que conseguem realizar o trabalho de forma remota.
Colaboração entre equipes e clientes
O serviço oferece o controle total dos compartilhamentos entre os usuários, conteúdo das pastas e das permissões de acesso. Assim, é possível realizar atualizações dos arquivos em tempo real com todos os outros colaboradores.
Além disso, o administrador da conta do vBox recebe alertas informando quando determinado arquivo for excluído ou alterado.
Segurança dos seus arquivos
Soluções como o vBox oferecem a recuperação de arquivos deletados num período de 30 dias, além de relatórios de uso, registro de logs e configuração de alertas.
Painel de controle
O painel de controle permite o gerenciamento e monitoramento em tempo real do uso dos recursos da empresa. O time de TI não precisará iniciar um enorme projeto para obter as vantagens da uma nuvem privada na hora de armazenar seus arquivos.
O hosting dos arquivos é feito em ambiente privado e o uso é exclusivo da empresa. Além disso, é possível criar, dentro da solução, todo o controle de acessos e permissões conforme as políticas da empresa, e ainda monitorar tudo o que ocorre nela.
A Lei Geral de Proteção de Dados que entra em vigor em agosto de 2020. Ela visa aprimorar o regulamento das políticas de coleta, uso e tratamento de dados de pessoas pelas empresas e órgãos no Brasil.
O Armazenamento de Dados e a Lei LGPD
A LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, entrará em vigor em agosto de 2020. Seu objetivo é regular a coletas, uso e tratamento de dados de pessoas pelas empresas e órgão no Brasil. Com a aplicação da LGPD, as organizações terão que explicar aos interessados como seus dados são obtidos, armazenados e compartilhados. Através dessa medida, sua empresa será responsável por questões de privacidade na internet e proteção de dados dos seus clientes.
As empresas ou grupos que não cumprirem com as novas exigências sofrerão multas de até 2% do faturamento da empresa, que podem chegar até R$ 50 milhões, com bloqueio ou eliminação dos dados relacionados à infração.
Entre as principais medidas que a sua empresa precisa adotar para a nova legislação é implementar um Sistema de Gestão de Proteção de Dados (SGPD) que é composto por um conjunto de metodologias, estratégias, políticas procedimentos e ferramentas técnicas.
SOLUÇÕES DA PENSO PARA LGPD
É importante que se realize, inicialmente, um diagnóstico da TI da empresa. Dessa forma, terá acesso a relatórios de análises de riscos e de impactos das novas exigências. Com esse diagnóstico é possível verificar os pontos de melhorias que precisam ser feitos para que a sua empresa se adeque a nova lei LGPD.
O investimento em sistemas que identifiquem riscos e façam a gestão das informações é necessário. Assim, sua empresa garante mais segurança no armazenamento, controle e transferência de dados.
Por isso, o ideal é buscar um parceiro com credibilidade no mercado como a Penso Tecnologia para auxiliar na adequação da LGPD.
O Penso Cloud Backup e o servidor de armazenamento na nuvem, vBox, são soluções capazes de manter sua empresa segura e seus dados (e de clientes) intactos.
Nossos serviços criam um ambiente protegido e privativo com o que de melhor há no mercado, sendo fundamental para prevenir e combater ataques e tentativas de invasão, impedindo que seus dados fiquem expostos na rede.
A lei LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor em agosto de 2020. Seu objetivo é regular a coletas, uso e tratamento de dados de pessoas pelas empresas e órgão no Brasil.
Nova exigências da ANP
Com a LGPD as organizações terão que explicar aos interessados, de forma simples e clara, como seus dados obtidos, armazenados e compartilhados. As empresas ou grupos que não cumprirem com as novas exigências a ANP poderá aplicar multas de até 2% do faturamento da empresa que podem chegar até R$ 50 milhões.
Diante desse cenário, em 2020, as empresas precisam se adequar as normas da LGPD, tornando-se indispensável investir em sistemas que identifiquem riscos e faça a gestão das informações, garantindo mais segurança de transferência de dados e controle ao acesso das informações.
Além disso, será fundamental identificar quais dados são manipulados e gerenciados, analisando como estão sendo armazenados e protegidos de possíveis ameaças.
E o quanto antes as empresas decidirem adotar a regulamentação, maior vantagem terão no mercado.
Então, não perca tempo, ganhe tranquilidade e deixe a Penso lhe ajudar no armazenamento ou backup das informações da sua empresa a se adeque as normas da LGPD