Das pequenas às grandes empresas, todas precisam de plataformas tecnológicas que deem suporte às demandas do negócio. Por isso, é fundamental a implementação de um sistema de TI que seja capaz de gerenciar desde sua caixa de entrada até ferramentas secundárias, como diretrizes do seu domínio ou assinaturas personalizadas de e-mail.
A Penso Tecnologia, para ajudá-lo com essa escolha, comparou duas das principais plataformas corporativas de email corporativo e colaboração. Uma delas é a solução mais famosa do meio técnico especializado, o Zimbra Network Edition, e o Office 365, da Microsoft, que lidera o mercado comum por oferecer acesso aos serviços e software exclusivos do Microsoft Office.
Através de nossa comparativo, esperamos situá-lo e esclarecer dúvidas sobre qual formato seu negócio deve aderir, considerando os seguintes tópicos.
Armazenamento e Investimento
O Office 365 precisa de uma ampla disponibilidade de espaço para ser instalado, pois entrega um pacote padronizado de funcionalidades e aplicativos, todos da Microsoft. Já o Zimbra precisa de 60% menos espaço para ser baixado, utilizando menos recursos e, consequentemente, cortando gastos.
Quando falamos de dados arquivados, há limites estipulados e enraizados na plataforma do Office. Pois, não tem oferece possibilidade de realocação de recurso entre os usuários da rede. Já o Zimbra permite a customização até nessa escala, deixando que a margem seja reduzida ou aumentada de acordo com as necessidades dos usuários. Isso faz com que a empresa poupe custos de atualizações e liberações de outras parcelas.
O Zimbra é, também, econômico. Seu pacote completo, através da Penso, custa R$ 12,00, enquanto o Office 365, em sua versão simples, custa R$ 19,40. Esses valores são referentes à cada unidade de licença.
Monitoramento
Enquanto o Office 365 e seus apêndices tem o código fechado, o Zimbra utiliza a tecnologia Open Source (Código Aberto), desenvolvida em Linux, que permite modificações em sua fonte e visualização dos processos relativos a ele, sendo uma rede transparente.
A ferramenta exclusiva do Zimbra, a Zimlet, possui APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) abertas, que garantem a fácil e ágil integração entre os itens diversos que desejar. O Office 365, por ser privado, dificulta tais ações, problematizando manobras simples de incorporação. O Zimbra ainda fornece interoperações entre plataformas costumeiramente antagônicas, como o próprio G Suite, do Google, e o Office 365, que se mantém ativo só entre aplicativos e terceiros que sejam da Microsoft ou parceiros.
Customização
O Office 365 roda um pacote engessado, deixando que você navegue e interaja apenas com aplicativos do Office, Microsoft ou parceiros. O Zimbra, por outro lado, é altamente customizável, mesclando as exigências do cliente com as melhores ofertas disponíveis, com variáveis que podem reduzir ainda mais o preço do sistema (que já é inferior ao Office 365 e G Suite).
Em um ecossistema tão heterogêneo como o de uma empresa, em que diretores podem realmente precisar de pacotes completos por alguns motivos, mas seus funcionários não têm necessidade de utilizarem esses recursos, o Zimbra cria a possibilidade de se esculpirem pacotes dinâmicos e especiais para cada setor, distribuindo harmoniosamente os recursos disponíveis em prol do consumidor. O Zimbra também se sincroniza com o Outlook e proporciona a personalização ao máximo de seu e-mail, enquanto o Office Exchange (e-mail corporativo embutido no Office 365) só leva em consideração as informações presentes em servidores da Microsoft.
Segurança
O Office 365 incorpora as diretrizes de segurança padronizadas pela Microsoft, com servidores sediados e estipulações legais dos Estados Unidos. O Zimbra vem com dois sistemas notórios do Linux, o antivírus ClamAV® e o antispam Assassin. Quando você implementa o Zimbra através da Penso, inserimos a ferramenta antispam Barracuda, líder de mercado, o que transforma uma plataforma já segura em uma fortaleza para suas informações.
Hospedagem e Soberania
Para demonstrar o potencial do Zimbra, até o governo brasileiro efetuou a mudança para o Zimbra após as polêmicas envolvendo quebra de sigilo por parte dos Estados Unidos, pois os norte-americanos espionavam as mensagens trocadas pelos parlamentares brasileiros por terem as informações em seus servidores. Agora, com o Zimbra, nosso Estado tem privacidade sobre seus e-mails e arquivos.
Essa situação ocorreu porque as companhias de hospedagem em Nuvem que usamos comumente são sediadas nos Estados Unidos. Consequentemente, sujeitas às regulamentações e leis norte-americanas e não do país em que se está estabelecida a empresa contratante. Isso significa que, enquanto a Microsoft tiver seus dados, eles não serão protegidos pelas regras estabelecidas pelo país de origem.
Contudo, o Zimbra tem outra mentalidade. Ao invés de centralizar o armazenamento em Nuvem, ele distribui suas informações para os parceiros locais para assegurar que elas serão regidas pelas normas e prescrições de seu país, mantendo a soberania, privacidade e credibilidade do sistema judiciário em que o seu negócio está instalado.
Administração (Parcialmente) Delegada
Para transferir para alguém o gerenciamento do seu sistema, o Office 365 exige o acesso ilimitado aos seus servidores. Já o Zimbra apresenta uma funcionalidade original que é a administração compartimentalizada.
Esse artifício permite a passagem de algumas ações administrativas para outros usuários sem entrada para seus dados e outros segmentos que não são relevantes, mantendo a privacidade e integridade de suas informações, retendo-as em segurança e mantendo a confidencialidade sobre projetos e diretrizes.
Design
Por ser uma empresa nova, o Zimbra adotou uma estrutura jovem, limpa e intuitiva. A Microsoft mantém uma fórmula já conhecida do público, sendo defasada em comparação com as inovações do segmento visual.
Ambos, em suas plataformas, apresentam didáticas claras que facilitam a movimentação e interação do usuário dentro do sistema. Porém, enquanto o Office 365 segue limitado aos pacotes da Microsoft, o Zimbra oferece experiências completas em Linux, Mac ou Windows, além de Tablets e Smartphones.
Conclusão – Zimbra x Office 365
A Microsoft, com o Office 365, entrega ao cliente a confiança de uma empresa multinacional que se manteve no topo do mercado tecnológico mundial há anos, mas que continua conservadora quanto ao dinamismo necessário para o mundo dos negócios ágeis em que vivemos.
O Zimbra nasceu com essa revolução e a incorporou desde o seu início, buscando atender as necessidades dos clientes situados nessa realidade. Com uma alta customização e rendimento, se equipara aos gigantes Google e Microsoft sem dever nada aos concorrentes.
A Penso contribui para o crescimento da sua TI, ajudando você em todo o processo de ambientação digital de armazenamento. Com a Penso, o seu negócio pode focar em eficiência e lucro, atribuindo a nós as dores de cabeça quanto às ordens tecnológicas da sua empresa.
Observação: As informações estão sujeitas as mudanças.
Se você gostou de ler o artigo: Zimbra x Office 365 – Seus Diferenciais e Aplicações Corporativas, compartilhe, curte e comente.