O departamento de TI evoluiu e conseguiu espaço para realizar funções que não se limitam à área de suporte. A TI pode prover ajuda com estratégias por ter acesso a informações cruciais para sua empresa, tanto internas quanto externas. Com isso, pode utilizá-las para gerar diagnósticos completos e que ajudem a organização a se estruturar melhor internamente e posicionar-se de forma mais eficiente no mercado em que está inserida. Uma TI estratégica pode sugerir inovações para lapidar caminhos melhores para o negócio, descobrindo novos mercados nos quais ele possa se inserir e prosperar.
A seguir, reunimos algumas sugestões que podem ajudar a entender como ter uma TI estratégica e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Boa leitura!
Tenha uma equipe preparada
Antes de mais nada, escolher profissionais preparados para enfrentar os desafios que virão é um grande diferencial. Afinal, especialistas conseguem conceder soluções a problemas que surgem no cotidiano com maior rapidez. Uma equipe qualificada poderá dar diversas soluções e ideias de inovações para o sistema da organização, otimizando processos, reduzindo custos e aprimorando a performance.
Além de bons profissionais, selecione aqueles com especializações que se complementem. Isso ajudará para que o trabalho em equipe seja mais efetivo.
Busque integração
Em vez de seguir de limitar a TI ao âmbito operacional, opte por integrá-la às outras áreas. Uma integração de todos os setores ajudará a equipe de TI a analisar as demandas dos outros times e, assim, sugerir estratégias para melhorar o trabalho de cada área da empresa.
Além de que a integração permite que as equipes de outros setores tenham acesso às ferramentas importantes para garantir que suas funções sejam realizadas com excelência.
Analise valores
Uma empresa não gasta com TI, ela investe em resultados eficazes a longo prazo. É comum que os valores apresentados pelo gestor de TI assustem diretores. Contudo, a TI com foco estratégico concentrará esforços para apresentar soluções aos problemas da empresa, sem deixar de respeitar o budget disponibilizado para essa finalidade.
Estude tendências
A tecnologia está em constante mudança, novos recursos surgem e inovam a forma de realizar diversas atividades a cada ano. Uma das maiores vantagens de uma TI estratégica é sua flexibilidade, podendo resolver problemas diversos e de formas variadas, sem precisar prender-se a uma resolução apenas. Tendências tecnológicas devem ser acompanhadas e estudadas com cautela. Já que podem surgir ferramentas que ofereçam resoluções mais inteligentes para as necessidades de sua organização.
Defina objetivos para uma TI estratégica
Deve-se definir objetivos para cada etapa de todo o projeto estratégico. Comece por definir métricas: projeções do tipo ajudam a entender quais serão os retornos sobre investimento, performance de equipe com novas ferramentas para otimizar operações e coisas do gênero. Cada processo deverá ter uma linha de chegada. Assim, a TI estratégica poderá analisar cada objetivo e propor soluções que ajudem a atingi-lo.
Analise resultados
Uma TI estratégica ajuda a melhorar diversos processos internos, além de ajudar a melhorar a comunicação entre equipes, na maneira que elas trabalham e como elas lidam diretamente com clientes. É importante analisar os resultados obtidos com as medidas implementadas pela TI estratégica. Assim, fica visível quais objetivos definidos anteriormente foram atingidos e quais precisam de ajustes. Dessa forma, a TI estratégica deverá estudar outras soluções para ajudar a sua empresa.
O planejamento estratégico realizado com o auxílio de uma equipe de TI pode ajudar uma empresa a melhorar diversos pontos. Além de facilitar o dia a dia de todos os funcionários, por meio do uso dos recursos tecnológicos, sua participação nas estratégias pode trazer soluções inteligentes para atingir metas definidas no planejamento.
Quer saber mais sobre como criar uma TI estratégica para ajudar o seu negócio? Acesse o site da Penso Tecnologia e veja nossas soluções para o seu negócio.