De um modo geral, há três perfis de empresa no mercado atual: aquelas que não adotam os serviços de TI no cotidiano; as que usam, mas não aproveitam como poderiam os recursos da área e aquelas que já perceberam os potenciais da Tecnologia da Informação e a trouxeram para o centro estratégico do negócio. Neste texto, abordaremos a importância do alinhamento estratégico entre o departamento de TI e as demais áreas da organização e as formas de gerar essa aproximação. Confira!
Razões para alinhar
Se a sua empresa faz parte do grupo que já emprega a TI no dia a dia, especialmente de forma mais operacional, mas ainda demonstra dificuldades na implementação, nós traremos alguns motivos para que você convença seus colegas de trabalho a mudarem essa realidade e a verem que a TI pode ser aplicada de uma maneira muito mais global, com o propósito de otimizar os processos das organizações.
Primeiro Motivo
Os serviços de TI facilitam a obtenção de vantagem competitiva tanto se forem usados para facilitar a concretização das tarefas com a instalação de sistemas que executem-nas com mais rapidez quanto no agrupamento e catalogação de informações essenciais para o negócio e que sejam importantes para a tomada de decisões.
Segundo Motivo
Quando o planejamento estratégico de TI está atrelado aos objetivos organizacionais, é mais fácil dimensionar o peso que a área tem para o crescimento e desenvolvimento da empresa e isso ajuda a identificar o deslocamento de recursos que serão necessários para que o negócio possa agir.
Terceiro Motivo
A TI tem potencial para alavancar o negócio ao mostrar todas as possibilidades de inovação que a empresa tem se implantar os recursos corretamente. Isso acontece porque esse departamento tem como estruturar dados que apontam os rumos que a organização pode tomar e os pontos que precisa corrigir. Além disso, tem acesso direto às novas tecnologias a partir dos colaboradores e, por isso, pode agregar ao planejamento estratégico com o conhecimento do mercado tecnológico.
Como colocar em prática?
Há muitas possibilidades para alinhar estrategicamente as áreas. Embora a maioria das empresas que se dispõem a isso a façam de forma empírica, isto é, sem se basear em algo realizado previamente, na literatura específica há muitas metodologias que já foram propostas nesse sentido e que podem ser boas alternativas para quem não sabe por onde começar.
Dentre as opções de alinhamento, há:
– o pareamento entre o Planejamento Estratégico do Negócio (P.E.N.) e Planejamento Estratégico da TI (P.E.T.I.), com vistas a identificar os pontos nos quais os planejamentos podem se encontrar e se beneficiar conjuntamente;
– a criação de um P.E.T.I. a partir da missão e dos objetivos da organização, de modo que este planejamento siga os processos que já são adotados pela empresa e busque otimizá-los;
– a elaboração do P.E.N. após o reconhecimento das potencialidades da T.I., de modo a promover a inovação e também no sentido de se basear no que os bancos de dados e sistemas apontaram.
Na vanguarda
O conhecimento de um especialista faz toda a diferença na forma como o alinhamento estratégico será realizado. Para que seja bem-sucedido, é fundamental que os executivos do estabelecimento tenham um interesse real em promover essa integração para ela não seja unilateral.
Quanto mais alinhadas estiverem as áreas, mais proveito será tirado dos recursos da TI e a empresa terá mais fundamentos para suas iniciativas.
Agora que você já tem um bom embasamento para levar essa ideia para seus colegas, aproveite e visite a nossa página sobre a terceirização dos serviços de TI. A terceirização é uma saída bastante inteligente para organizações que desejam inserir tecnologia na sua rotina, mas que por diferentes motivos ainda não conseguiu.
Na Penso, nós oferecemos soluções para organizações de todos os portes e com as mais variadas necessidades, inclusive no que tange à elaboração de planos estratégicos.
Você também vai gostar de:
- Suporte de TI bilingue impulsiona rotina de multinacional
- Plano de TI – a importância do planejamento anual
- Serviços de TI para pequenas empresas