Gerenciar uma empresa não é fácil e integrar as equipes em busca do mesmo resultado faz parte desse desafio. Uma área que ganha cada vez mais destaque e que precisa de atenção sempre é a área de TI. Sua TI está em dia com a sua empresa?
Mesmo com toda conectividade e acesso que temos hoje em dia, gerenciar o funcionamento de uma empresa não é fácil. Sem a plena gestão de todas as áreas de um negócio, fica difícil obter sucesso e se destacar diante da concorrência, certo?
Entre tantos setores de uma empresa, uma área que é fundamental para o funcionamento de todas as outras, é a TI. Essa área precisa estar preparada para lidar com as necessidades da rotina de trabalho, além de atender possíveis demandas de urgência.
Em um ambiente com tantas tarefas, prazos, reuniões e cobranças, alguns problemas na área de TI podem acontecer sem que a empresa esteja preparada.
Pensando nisso, listamos 7 itens para que possa analisar se o seu setor de TI está preparado para resolver imprevistos e até solucionar problemas antecipadamente.
Documentação da estrutura de TI
A documentação da estrutura de TI é um item de extrema importância no andamento das empresas. Ao registrar itens como servidores, provedores, IP, softwares, cria-se uma cultura de organização que apenas trará benefícios ao negócio. Além de ajudar na implementação de novos colaboradores, ausência de responsáveis ou até troca de fornecedores. Se ainda não existe essa cultura em seu negócio, talvez seja a hora de repensar.
Backup
Um dos vírus mais temidos no ambiente corporativo é o ransomware, um malware que acessa sistemas clandestinamente e sequestra dados do computador infectado, por meio de criptografia. Quando isso acontece, cyber-criminosos podem cobrar o “resgate” desses dados. Para se proteger desse tipo de vírus e de tantos outros, é preciso ter cuidado com os hábitos na internet, tais como não acessar links, e-mails e programas suspeitos. Além disso, é essencial o uso de backup, para evitar a perda de informações e dados importantes.
Nesse sentido, se a área de TI ainda não se preocupou com essas questões, vale conscientizar a equipe para que não facilitem a entrada de vírus, lembrando ainda o quão é essencial usar um backup que não deixe a sua empresa “na mão”.
Inovar é preciso
Para quem planeja expandir, é essencial pensar em um plano estratégico com base em inovação. Nesse sentido, o TI se torna parte fundamental e um passo vital é garantir que a área tecnológica do seu negócio acompanhe de perto as tendências, trazendo ainda facilidades para a rotina da empresa. Todos os setores da sua companhia devem se manter atualizados e nesse aspecto, o setor de TI é um dos que mais se destaca já que a tecnologia avança de forma acelerada. Esteja certo de que a sua área de TI é 100% eficiente, pensa em inovação e cria operações que vão de acordo com os objetivos do negócio.
Melhore o aproveitamento dos recursos existentes
Uma área de TI bem estruturada e focada permite o melhor aproveitamento de recursos já existentes. Entender todos os processos da área, as ferramentas usadas e soluções efetivas são itens primordiais para garantir que os programadores e os recursos estejam sendo usados da melhor maneira, além de assegurar que os custos com equipe e ferramentas não estão sendo desperdiçados.
Controle financeiro
Todo gestor precisa estar seguro de que os custos da sua área estão equilibrados e que não há nenhum gasto desnecessário. Nesse sentido, um gerente de TI deve sempre se manter por dentro de todos os processos da área e revisar o planejamento sempre que houver necessidade, fazendo com que os custos fiquem alinhados. O avanço tecnológico ajuda, e muito, na redução de custos de uma área de TI, uma vez que plataformas e ferramentas surgem para otimizar o tempo de operadores e encurtar processos. Por isso, se manter atualizado, ser inovador e ficar de olho nas novidades é primordial. Neste Post, você pode conferir como determinar o budget de TI da sua empresa.
Plano de investimentos
Para investir, primeiro é preciso planejar. E para a área de TI, isso não é diferente. Sem um suporte apto a oferecer um planejamento, de acordo com as necessidades do cliente, o processo de crescimento da empresa pode acabar prejudicado. Já um plano de TI alinhado ao planejamento de seus negócios permite identificar possíveis melhorias, trocas e manutenções. Investir em melhorias significa fortalecer sua área TI para que ela possa evoluir na mesma escala que sua empresa pretende crescer.
Capacitação profissional
Algumas empresas acreditam que por já terem um departamento de TI, não precisam do auxílio de especialistas para assuntos específicos. No entanto, contar com profissionais capacitados é fundamental para o crescimento da área. Afinal, nem sempre é possível aumentar uma equipe de TI na proporção que existe crescimento de trabalho, não é mesmo? Nesse aspecto, uma saída é investir em capacitações específicas, assim como a contratação de serviços especializados que possam agir de forma pontual ou com suporte constante. Essa opção é muito interessante e as empresas terceirizadas que oferecem esse tipo de serviço são bem criteriosas com a capacitação técnica de seus funcionários.
Esses 7 sinais certamente servirão para que você possa analisar como anda sua área de TI, entendendo que melhorias podem ser colocadas em prática, onde estão seus maiores gargalos e problemas e se sua gestão está de acordo com os objetivos da empresa.
Salvar