Por mais que as pessoas não entendam de tecnologia, a essa altura todo mundo já ouviu falar sobre. Nem que seja pelo nome em inglês – “cloud computing”. O que ainda é muito recorrente é a falta de entendimento do que é e como funciona a Computação em Nuvem.
Um estudo recente do famoso instituto americano Wakefield Research apontou que 95% dos entrevistados sequer sabem quando estão utilizando a nuvem. Ou seja, mesmo entre os que já ouviram falar no conceito, a maioria não se dá conta de como se dá o processo. Um serviço de e-mail pode estar na nuvem. Um sistema operacional também pode estar totalmente hospedado na nuvem. Um exemplo ainda mais tangível é o Facebook – a rede social mais famosa do mundo opera na nuvem.
Isso até pode ser visto de modo positivo, já que evidencia a pouquíssima, ou nenhuma, diferença entre o armazenamento físico e o armazenamento na nuvem para o usuário final.
Mas, no final das contas, desinformação nunca é uma coisa boa. É justamente a falta de compreensão de como funciona o armazenamento em nuvem que gera receio nas pessoas, principalmente dentro das empresas, que lidam com dados confidenciais o tempo todo. “Meus documentos vão para onde afinal? ”. Pois bem.
Os documentos e dados enviados para a nuvem irão para computadores físicos que armazenam as informações dos usuários à distância. Em miúdos – salvar um arquivo na nuvem dá no mesmo que salvar na sua própria máquina. Exceto por algumas diferenças significativas. Por exemplo, a nuvem dá ao usuário a possibilidade de acessar seus arquivos a qualquer momento de qualquer lugar. Dentro de uma empresa isso significa agilidade e escalabilidade, qualidades amigas da produtividade.
Como funciona a computação em nuvem para as empresas
Quem confirma isso é novamente a Wakefield Research. Após ouvir as definições do que é de como funciona a Computação em Nuvem, 68% dos entrevistados na pesquisa reconheceram os benefícios econômicos trazidos por ela. Os outros 32% talvez precisem apenas de um pouco mais de tempo para refletir sobre o assunto, pois as vantagens de estar na nuvem são inegáveis.
“Mas onde ficam esses tais computadores a distância? ”, é outra pergunta recorrente. Eles podem estar em qualquer lugar do mundo, nos chamados Data Centers. São lugares gigantescos e ultra seguros, com muitas máquinas robustas, que estão conectadas o tempo todo, recebendo e enviando informações. Esses data centers são operados por empresas especializadas e caracterizam um ambiente virtual seguro. Informações davam conta de que, até 2015, a Microsoft possuía 20 data centers espalhados pelo mundo e o Google 13.
É importante que o usuário, sobretudo o que é responsável pela tecnologia de uma empresa, contrate soluções profissionais de nuvem, que contam com um nível superior de segurança, como criptografia e acesso seletivo às informações, de acordo com o desejo do administrador. Para saber mais, acesse o portfólio de soluções profissionais em nuvem da Penso Tecnologia.
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar