A questão é: reduzir custos não significa demitir profissionais ou cortar ferramentas dos processos – muito pelo contrário. A redução de custos pode – e deve – ser otimizada através de uma alocação inteligente de profissionais e da realização de investimentos assertivos em tecnologia. Para responder à questão proposta no título do artigo, listamos algumas características que podem te ajudar a diferenciar um simples fornecedor de TI, de um parceiro de negócios:
Trabalho orientado a ROI
Possuir um fornecedor de TI que não mensure o ROI dos serviços prestados para a sua empresa é o mesmo que dar um tiro no escuro: você não sabe onde (e se) vai acertar o alvo e não sabe se está gastando munição a toa. Esteja certo de que o seu parceiro de tecnologia, acima de tudo, respeita o seu dinheiro e tem a sensibilidade de entender que cada investimento deve retornar em benefícios significativos para o negócio – que nem sempre são diretamente monetários.
Propor inovações
É fato que a tecnologia não para de evoluir. Por isso, para ser considerado um verdadeiro parceiro de negócios, o fornecedor de TI deve sempre trazer novas sugestões e soluções para empresa, afinal, é ele quem está conectado diariamente à esse universo e sabe quais são suas tendências. A principal delas, sem dúvidas, é o cloud computing, que possibilita trabalhar com infraestrutura local reduzida e é um dos principais meios para se reduzir custos com TI e otimizar a produtividade.
Aumentar a disponibilidade
Um dos maiores custos invisíveis de uma empresa são as paradas na operação, que normalmente são causadas por indisponibilidades da rede ou dos sistemas e só se enxergam os prejuízos à longo prazo, ao somar pequenas frações de tempo diárias de downtime. Um parceiro de TI deve monitorar integralmente e, principalmente, agir para que a disponibilidade seja sempre próxima à 100% e ainda possuir medidas de contingência para casos onde seja improvável se prever algum incidente.
Garantir a segurança
Cuidar da segurança da empresa pode não reduzir imediatamente os custos, mas ajuda a empresa a blindar-se contra prejuízos inestimáveis. Soluções de segurança UTM, por exemplo, passam por constantes incrementos, pois têm a responsabilidade de proteger todo o perímetro da empresa e fornecer uma segurança 360º dos processos.
Tomar medidas de redução de custos
Um parceiro pode ajudar a reduzir custos de TI de várias formas que vão, de simples sugestões, como reduzir o custo da conta telefônica, até soluções mais complexas, como virtualizar a infraestrutura da empresa e/ou migrá-la para a nuvem. Neste aspecto, o cloud computing é a solução mais efetiva, capaz de elevar os níveis de produtividade e redução de custos à outro patamar, através das possibilidades de escalabilidade e segurança que proporciona para a empresa.
Seu parceiro de TI deve, além de sugerir e implantar as ferramentas que mais combinam com cada tipo de negócio, possibilitar a redução de custos com encargos trabalhistas, ociosidade e outros desafios de possuir um profissional interno, através de soluções de outsourcing ou suporte técnico para atender suas demandas.
Nossa proposta é sermos mais do que um fornecedor de serviços de TI, mas um parceiro de negócios que apoie sua empresa em seu crescimento. Afinal, é como falamos em nosso último artigo: suporte e conhecimento técnico toda empresa de TI possui, difícil é encontrar as que se comprometem com o seu negócio. Queremos saber: seu parceiro ajuda você a reduzir seus custos de TI? Ficaremos felizes em compartilhar da sua opinião.