Não é novidade que fazer backup de dados é essencial para a segurança e continuidade das informações. Tão importante quanto a cópia, é o local onde ela é feita e a maneira como ele é executada. Mas qual a melhor solução de backup?
Existem diversas formas de se fazer backup, entre elas:
- Meios internos: cópias dos dados em servidor interno, ou até mesmo em mídias como pen-drive, DVD ou HD externo;
- Meios externos: os mais conhecidos são o backup em fita e o backup em nuvem.
Vantagens e desvantagens do backup interno
Vantagens: O backup interno ainda é um meio muito utilizado nas empresas, mas será que ele é o ideal? É fato que ele possibilita um tempo de restabelecimento menor em relação ao externo. Entretanto, suas desvantagens podem ter um peso maior.
Desvantagens: A falha em um equipamento é um risco que pode ser minimizado/eliminado com uma solução de backup interno, porém não é o único. Imagine a seguinte situação: Sua empresa realiza rotinas de backup e cada informação criada ou alterada é replicada em outro equipamento interno. Seu ambiente pode ser invadido por hackers ou sofrer um desastre natural, e os equipamentos são roubados ou danificados. Resultado? Todas as informações podem ser perdidas.
Vantagens e desvantagens do backup externo
Desvantagens: O backup externo pode demandar arquiteturas mais complexas e um tempo maior de restore em relação ao backup interno. Se o método externo for o backup em fita, pode ser ainda mais complexo e bem custoso. Já até falamos que o backup em fita não é a solução ideal em outro artigo;
Vantagens: O backup externo é o método mais seguro para quem deseja se prevenir de desastres e imprevistos que possam ocorrer no ambiente local. O meio ideal é o backup na nuvem que, além de aumentar a segurança da informação, possui outras características que ampliam o benefício para a empresa:
- Escalável: atende o crescimento do volume de informações sem preocupação com espaço físico ou compra de novas mídias e equipamentos;
- Centralizado: permite que todas as informações fiquem centralizadas e sincronizadas, fator muito importante principalmente para empresas que possuem filiais;
- Disponível: as informações ficam armazenadas em ambiente de data center de alto desempenho para reduzir os riscos de indisponibilidades;
- Acessível: a solução é entregue como um serviço e paga através de assinatura, o que minimiza os custos iniciais;
- Descomplicado: elimina complexidades logísticas, como transporte de mídia, segurança física e gastos com hardwares;
- Automatizado: automatiza as rotinas de cópia de segurança, reduzindo riscos de esquecimento ou violação da informação.
Conclusão, qual a melhor solução de backup?
As soluções de backup externo e interno podem ser complementares, e não concorrentes. Ou seja, as empresas que querem se beneficiar de todas as vantagens que listamos com uma solução de backup na nuvem, e ao mesmo tempo desejam ter uma cópia local do backup para facilitar um restore emergencial, podem optar por uma solução de backup híbrido e obter o melhor dos dois mundos. Neste modelo híbrido é possível, por exemplo, manter apenas arquivos dos últimos 30 dias no servidor local, para poder restabelecê-los rapidamente no caso de alguma falha de equipamento, tendo em vista que quanto mais recentes mais usados eles são.
Nós da Penso oferecemos arquiteturas de backup de acordo com a necessidade do cliente. Em todos os casos, agregamos toda a inteligência e tecnologia que nossa nuvem pode prover ao negócio, para que o cliente tenha a melhor solução de backup.
Então, não perca tempo, conheça agora mesmo os serviços de backup na nuvem da Penso.