A Açotubo é uma indústria com quase 40 anos de mercado estruturada para cobrir todo o território nacional. Além da sede em Guarulhos, na Grande São Paulo, possui filiais em RS, BA, MG, PR, RJ, RS, ES e Sertãozinho (interior de SP).
A empresa, que teve seu crescimento aliado com o mercado industrial, hoje é reconhecida pela renovação e evolução. Ao longo de sua trajetória, realizou importantes aquisições que compõem o Grupo Açotubo, fortalecem a marca comercial e permitem oferecer as melhores oportunidades de negócios para o mercado. Por ser uma empresa líder de mercado, a empresa apresenta compromisso com a qualidade de seus produtos, obtendo certificações da DNV, INMETRO e ISO.
Com o seu negócio em pleno crescimento, uma extensa linha de produtos e unidades geograficamente distribuídas por todo o país, a Açotubo tem uma necessidade evidente por comunicação e colaboração entre equipes. Para atender as demandas da expansão, a empresa precisava de uma solução de e-mail mais segura e disponível, que oferecesse mobilidade, por exemplo, para a equipe comercial que precisa de acesso externo das informações.
Solução que acompanhe a evolução
No final de 2012, Hothenys Nascimento, gerente de TI do Grupo Açotubo, iniciou uma busca por uma solução que acompanhasse a evolução da empresa, já que a anterior apresentava uma série de limitações. Como a Açotubo é composta por mais de 600 usuários de TI, uma das premissas da solução era ter interface amigável e similar a do Microsoft Outlook para reduzir o tempo de assimilação, e até o risco de insatisfação, por parte dos usuários.
“Buscamos uma solução que nos trouxesse os benefícios das plataformas de e-mail corporativo atuais, como acesso via smartphones”, comenta Hothenys. Segundo ele, o gerenciador de e-mail anterior era acessado externamente via webmail e os e-mails trocados não sincronizavam com o servidor principal, o que gerava uma confusão e desconforto para a equipe.
A Açotubo possuía problemas com armazenamento em disco e paradas de sistema comumente encontrados em empresas que utilizam sistema de e-mail proprietário, além de dificuldade para a equipe de TI em realizar tarefas rotineiras, como limitar o de tamanho dos anexos para cada perfil de usuário e gerenciar as múltiplas licenças de Outlook.
Implantação sem interrupção
Durante a fase de avaliação da solução mais adequada para a Açotubo, a equipe de TI considerou alguns fornecedores antes de optar pela Penso, especialista em implantação de Microsoft Exchange nas nuvens. “A Penso disponibilizou uma equipe que fez toda a análise e levantamento, e outra que realizou a implantação”, diz Hothenys. Esse modelo garantiu uma virada com 95% de sucesso e deixou a equipe Açotubo muito satisfeita.
A plataforma de e-mail é um recurso que não pode parar, por isso todo o processo de implantação deve ser muito bem efetuado. “O projeto foi executado conforme o timing alinhado em cronograma”, cita Hothenys. Durante todo o projeto, a Penso disponibilizou um especialista que acompanhou de perto todo o processo de configuração.
Contingência e tranquilidade
Um dos grandes ganhos obtidos pela Açotubo foi a contingência fornecida pelo Exchange da Penso – além dos recursos de e-mail corporativo encontrados no Microsoft Exchange, a Penso hospeda a solução nas nuvens e gerencia toda a rotina de segurança e backup. A arquitetura híbrida da solução fornece mais desempenho no ambiente interno e segurança no armazenamento externo.
Além de colocar em prática uma estratégia de backup que já estava nos planos, a equipe de TI da Açotubo aumentou significativamente o índice de satisfação dos usuários da empresa. “As reclamações acerca dos e-mails despencou para quase zero”, comenta Hothenys, que hoje pode prover para todo o Grupo uma solução de e-mail muito mais disponível, segura e veloz.